Novo experimento do Google quer eliminar publicidade em sites

#Notícia Publicado por wesleyguimaraes111, em .

IMAGEaHR0cDovL2luZm8uYWJyaWwuY29tLmJyL2ltYWdlcy9tYXRlcmlhcy8yMDE0LzExL3RodW1icy90aHVtYi02NzIzMi1nb29nbGUtcmVzaXplZC5qcGc=

Apesar de ter uma parte considerável de sua renda vinda de publicidade, o Google anunciou nesta última semana um experimento que quer ajudar a eliminar propagandas de sites - ou ao menos as que vêm dos serviços da própria empresa.

Chamado de [iurl=https://www.google.com/contributor/welcome/]Contributor[/iurl], o projeto funciona quase como um crowdsourcing para páginas. Por ele, usuários interessados em remover anúncios de determinados endereços - vindos do Google, é claro - pagam uma quantia de 1 a 3 dólares por mês. Parte desse valor é repassada aos sites que participam da iniciativa em cada acesso.

Com a iniciativa, o Google quer provar que é possível manter sites "vivos" e funcionais - e ainda lucrativos - sem a necessidade de enchê-los de anúncios, que por vezes são bem incômodos.

A ideia segue a mesma linha de sites que cobram por conteúdo exclusivo ou dão um limite de matérias que podem ser acessadas de graça por mês - o método "paywall".

Por ora, ainda são poucos os endereços participantes, mas a lista já inclui nomes de bom porte, como o site de notícias Mashable, o humorístico The Onion e o serviço de compartilhamento de imagens Imgur. Com exceção do primeiro, as páginas não tem o volume alto como o de portais, justamente porque a ideia é começar devagar, [iurl=https://gigaom.com/2014/11/20/google-launches-contributor-a-crowdfunding-tool-for-publishers/]segundo o GigaOM[/iurl].

Não é a primeira tentativa do Google de criar uma forma diferente de monetizar sites. Em 2012, por exemplo, a empresa lançou o Consumer Surveys, que permitia aos sites adicionar um questionário em determinadas matérias. Para finalizar a leitura, usuários precisavam respondê-las - e cada dado enviado rendia 5 centavos de dólar à página.

Se tiver interesse em participar do experimento, vale acessar o site oficial. O Contributor ainda está em fase de testes, e por isso ainda é preciso solicitar um convite, mais ou menos como acontece com outros serviços lançados pela empresa.

Wesley
Wesley #wesleyguimaraes111

"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta."

, Pinhais
Publicações em Destaque