Steve Wozniak acredita que Brasil pode ser um dos líderes tecnológicos do futuro

#Notícia Publicado por wesleyguimaraes111, em .

IMAGEaHR0cDovL3RlY2hubWFya2V0aW5nLmNvbS9ibG9nMy93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNC8wNS9zdGV2ZV93b3puaWFrLmpwZw==

Steve Wozniak, cofundador da Apple e um dos pais da computação pessoal, acredita que o Brasil tem potencial para assumir um posto de liderança tecnológica global. Ele fez a afirmação durante um evento sobre inovação para executivos, promovido pela empresa de segurança Symantec, em São Paulo. Para isso acontecer, ele diz, empreendedores e investidores precisam se mover rapidamente.

Questionado sobre a importância do estímulo estatal no surgimento de uma indústria inovadora como a do Vale do Silício, Wozniak lembrou que foram indivíduos, e não o governo americano, que deram início à cultura do Vale, principalmente com o surgimento da indústria dos transistores e chips numa área relativamente pequena da Califórnia. Nesse caso, ele lembra, o papel do governo foi apenas no consumo da tecnologia, que era cara e inacessível a indivíduos na época.

Ele também tentou desmistificar a imagem do empreendedor que larga tudo para perseguir seu sonho.

  1. "Um jovem pode precisar de um emprego no início, para pagar por um apartamento, e usar seu tempo livre em projetos paralelos. É importante usar essa energia da juventude, talvez sair menos para festas e se dedicar", disse Wozniak.

Ele fez questão de lembrar diversas vezes que foi ele, sozinho, que projetou e construiu o Apple II, o primeiro grande sucesso da Apple e ao qual se referiu como o "iPhone 6 da época". Segundo Wozniak, o papel de Steve Jobs nessa época foi de "embalar e vender o produto", além de administrar a Apple depois que houve a primeira grande infusão de dinheiro.

O engenheiro, que atualmente trabalha como consultor e palestrante, lembrou de Jobs como uma figura que desejava, desde o começo, assumir a liderança no desenvolvimento tecnológico mundial.

O evento promovido pela Symantec contou ainda com a presença do presidente Fernando Henrique Cardoso, que falou sobre o panorama político global e os desafios de lideranças mundiais para manter a paz em tempos de conectividade cada vez maior.

Wesley
Wesley #wesleyguimaraes111

"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta."

, Pinhais