Sem volta? Mercado de PCs volta a cair no terceiro trimestre

#Notícia Publicado por Anônimo, em .

Estatísticas globais da IDC mostram retração de 1,7% dos envios de computadores no comparativo anual, mas com leve melhora.

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tL3hkM0dBaEMuanBn

Os embarques de PCs deslizaram mais um pouco no terceiro trimestre do ano. A parte boa é que a retração não foi tão acentuada quanto a IDC originalmente previa. A venda de máquinas de baixo custo e a saturação de negócios com tablets em algumas geografias permitiram uma [iurl=http://computerworld.com.br/negocios/2014/10/07/e-agora-o-que-esperar-do-mercado-de-pcs/]leve melhora nos números[/iurl], avaliou a empresa de pesquisa.

Fabricantes de hardware montaram 78,5 milhões de desktops e laptops ao longo do último trimestre. O percentual ficou 1,7% abaixo do registrado no mesmo período do ano passado. A expectativa de retração, contudo, girava na casa dos 4,1% no comparativo anual. A melhora, atribui, relaciona-se a melhora dos ânimos econômicos ao redor do mundo.

Interessante notar aumento de venda de computadores no mercado norte-americano, que acabou por amenizar a queda em outras regiões. Com 17,3 milhões de unidades vendidas, os negócios de PC nos Estados Unidos subiram 4,3% sobre o ano anterior e 2,6% sobre o segundo trimestre, estimou a IDC.

Embarques de Chromebook e outros equipamentos de entrada também ajudaram a melhorar expectativas. A popularidade desses equipamentos, contudo, carregam preocupações sobre a viabilidade negócios de fabricantes de computadores pessoais no longo prazo.

Fabricantes

De acordo com a IDC, a liderança global em embarques de PCs ficou com a Lenovo, que ampliou ligeiramente a vantagem que já sustentava sobre a HP. No terceiro trimestre, a chinesa embarcou 15,7 milhões de computadores.

A concorrente americana, [iurl=http://computerworld.com.br/negocios/2014/10/06/agora-e-oficial-hp-confirma-que-vai-se-dividir-em-duas-companhias/]que irá dividir seus negócios de computação pessoal[/iurl], veio logo atrás com 14,7 milhões de embarques, seguida pela [iurl=http://computerworld.com.br/negocios/2014/10/07/dell-cutuca-hp/]Dell[/iurl], com 10,4 milhões de PCs produzidos no período.

A Lenovo também ampliou para 20% sua participação de mercado. Há um ano, a companhia detinha uma fatia de 17,7% de market share.

Acer e Apple ocuparam a 4ª e a 5ª posição (respectivamente) entre os maiores fabricantes de computadores do mundo.

Anônimo
Anônimo
Publicações em Destaque