Windows 10 faz referências a Cortana em vários arquivos

#Notícia Publicado por Cristianogremista, em .

Apesar de a Cortana, assistente virtual no Windows Phone ainda não estar presente ou funcional no Windows 10, alguns arquivos da versão Technical Preview do sistema operacional indicam que ela poderá aparecer na versão final do sistema, em 2015.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5ub2tpYXRpdmlkYWRlLmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNC8wNy9Db3J0YW5hMS5qcGc=

Antes do lançamento do Windows 10 Technical Preview, vazamentos e rumores apontavam que a Cortana poderia aparecer como um recurso do Windows 10. Entretanto, no evento da Microsoft do último dia 30 de setembro, a empresa não mencionou especificamente que a assistente chegaria no Windows 10, e não houve qualquer demonstração envolvendo a Cortana.

Como é certo que a Microsoft vai convergir o Windows em um só, compatível com todos os tipos de aparelho, ele não deve abandonar a Cortana, e sim integrá-la ao computador.

Os interessados em ver as referências encontradas na versão Technical Preview do Windows 10 precisam abrir o Explorer, clicar dentro da caixa de busca do programa, digitar "cortana" (sem as aspas) e depois teclar enter. Em seguida, serão exibidos vários arquivos com a palavra "Cortana" claramente neles.

IMAGEaHR0cDovL2ltYXN0ZXJzLmNvbS5ici93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNC8xMC9jb3J0YW5hLnBuZw==

Para ter certeza de que isso é realmente uma novidade do próximo sistema da Microsoft, o mesmo procedimento foi feito em sistemas com o Windows 8.1, e nada foi encontrado. Assim, conclui-se que essa é uma mudança recente e ainda incompleta, pois dentro do sistema não existe nenhum ícone ou qualquer opção para chamar a funcionalidade.

Como pode ser visto no resultado da busca, na versão Technical Preview do Windows 10, as pastas "Windows\ WinSxS" e "Windows\System32″ contêm arquivos com nomes como "Windows.Cortana.dll", e "Windows.Cortana.ProxyStub.dll".

Para quem ainda não conhece, DLL significa "Dynamic Link Libraries", e são um tipo especial de arquivo que serve para fornecer acesso a funcionalidades comuns de sistemas Windows, seja para a própria interface do sistema ou para aplicativos de terceiros.

IMAGEaHR0cDovL2lubm92OHRpdi5jb20vd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTQvMTAvei5wbmc=

Assim, supõe-se que se a Microsoft já está incluindo os arquivos DLL que contêm "Cortana" no Windows 10 Technical Preview, o que pode implicar que a assistente será um recurso adicional em algum momento no futuro.

Cristiano
Cristiano #Cristianogremista

Não existe jogo ruim.O ruim é não jogar.

, Santa Rosa-RS
Publicações em Destaque