Incrível: cientistas criam peixes que andam fora d'água

#Notícia Publicado por Frocharocha, em .

IMAGEaHR0cDovL2kuY2JjLmNhLzEuMjc0ODQ5Ny4xNDA5MTU5OTkzIS9maWxlSW1hZ2UvaHR0cEltYWdlL2ltYWdlLmpwZ19nZW4vZGVyaXZhdGl2ZXMvb3JpZ2luYWxfMzAwL2JpY2hpci13YWxraW5nLXNlcXVlbmNlLmpwZw==

Sabemos que, há centenas de milhões de anos, os peixes deixaram as águas e eventualmente se desenvolveram em animais terrestres. Mas e se isso pudesse acontecer ainda hoje? Pelo visto, não é impossível. Um grupo de pesquisadores da universidade McGiil, no Canadá, está desenvolvendo uma espécie de peixe que pode sobreviver fora d'água e andar na terra livremente.

Recentemente, o jornal científico Nature publicou um estudo que analisa um grupo de enguias-dinossauro (Polypterus senegalus) que estão sendo criadas "no solo" nos últimos oito meses. Essa espécie de enguia vive normalmente em água, mas possui pulmões para respirar ar (assim como brânquias) e pode "andar" - se pequenos passos e deslizamentos podem ser considerados dessa maneira -, o que a tornou o peixe perfeito para o estudo.

bUt4UmUwaEFRbWcjdD0xNzQ=

A ideia é que, entendendo como a enguia-dinossauro começou a andar, os cientistas possam compreender melhor como os peixes ancestrais deram seus primeiros passos na terra há milhões de anos.

"Eu costumava olhar para suas nadadeiras e o jeito como elas se moviam e pensava: é tão interessante e complexo", diz Emily Standen, pesquisadora em biomecânica evolutiva e líder do estudo publicado na Nature. "Daí eu pensei: nossa! Como isso passa de uma barbatana para algo que pode funcionar no solo? Foi assim que se iniciou esse projeto".

Frocharocha
Frocharocha
, São Paulo
Publicações em Destaque