Por quê playstation all-star battle royale falhou?

#Artigo Publicado por Anônimo, em .

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Observação:O artigo a seguir,não foi criado para ofender ninguém e sim para refletir,agradeço deste já a colaboração do moderador e do leitor.

Há mais de 2 anos atrás era anunciado o jogo que seria rival de um dos maiores jogos de crossover de luta:playstation all-star battle royale,isso acabou criando um hype muito grande nos fãs da marca playstation,porém em menos de 6 meses após o jogo ser lançado,o jogo ficou em um estado de cemitério em suporte online.

Ninguém iria entender como um jogo que nasceu na sétima geração com suporte a multiplayer online,fóruns de debate,bater papo direto com os criadores,em plena era da comunicação,não conseguiu bater em vendas um jogo que vinha em um cartucho velho de N64.(Lembrando que playstation all-star battle royale vendeu 720 mil unidades no PS3+Vita e o Super Smash bros de N64 vendeu 5 milhões de unidades.)

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Primeiro devemos ver o porque que esse velho jogo de nintendo 64 fez sucesso,e isso sempre se deve aos personagens que fizeram a propaganda do jogo.

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Ao todo vinham 12 personagens 8 de início,e 4 destraváveis.

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Um deles era o grande mario que na época era o mascote da nintendo,a cara das plataformas 2D e hoje 3D,quem na época não tinha ouvido falar do mario,mais de 5 jogos de sucesso(SMB,SMB2,SMB3,SMW e SM64) nunca iriam tirar o brilho do personagem,e outro era o irmão de mario,luigi,sempre a sombra de seu irmão,mas mesmo assim já tinha conquistado fama em jogos como mario kart,se o gamer conhecia pelo menos esse 2,ele provavelmente conhecia o dinossauro verde,que fez sucesso no super nintendo,yoshi,apareceu como montaria no primeiro jogo 9(SMW) e depois ganhou a própria franquia (SMW2:Yoshi Island e Yoshi Story),se o gamer conhecia esses 3,então ele provavelmente ia conhecer Donkey Kong que tinha uma trilogia de sucesso no super nintendo e que encantava qualquer um,e se você conhecia esses 4 e era fã de jogos de plataforma 2D,então as chances de você conhecer a franquia kirby,também eram imensas.

Na época tinha pokemon uma séria de jogos e também de desenhos,que já estavam na boca do povo,e os mascotes mais carismáticos da franquia foram utilizados,o Pikachu e a Jigglypuff.

Sem falar que no que precedeu o jogo smash bros veio o quinto do jogo de uma franquia de sucesso,Legend of Zelda Ocarina of Time,em que o protagonista dda série,link,salva o reino de hyrule através do tempo,isso só ajudou ainda mais a aparição dele no jogo.

Apesar de metroid não ter tido uma trilogia fixa em um console,o terceiro jogo da série fez sucesso absoluto no super nintendo,levando os nintendistas a conhecerem de um jeito ou de outro a caçadora espacial samus aran.

E apesar de FOX e capitão falcon terem aparecido apenas em 2 jogos de suas respectivas franquias(Star Fox e F-Zero) o mestre miyamoto fez esses 2 jogos excelentes que se agravaram na historia do super nintendo e Nintendo 64,levando assim o personagem menos conhecido ser o Ness de earthbound,mas também o jogo de RPG dele era conhecido por ser tudo de diferente já visto nos jogos da época.

Existia uma série de fatores e conexões entre os personagens do jogo do velho cartucho de N64 que fizeram o sucesso absoluto da série smash bros,agora veremos os personagens de playstation all-star battle royale.

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O jogo vinha com 20 personagens,16 da sony e 4 de terceiros,vamos começar pelo os da sony.

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Kratos,Jak and Daxter e Rachet and Clank são as maiores franquias da sony,e qualquer fã da marca playstation bateria o olho e saberia quem eram eles,porém o sweet tooth que apesar de ter uma franquia grande como twisted metal,era totalmente decadente,e não fazia muito sucesso como as 3 citadas anteriormente.

Outros personagens de franquias grandes eram Coronel Radec e Spike,porém só tinham aparecido em um jogo de suas respectivas franquias (Killzone e Ape escape),o que acabou se tornando péssimas escolhas,e convenhamos,qual pessoa que joga FPS estaria interessado em um jogo desses.

Sly Cooper E Natthan Drake são de duas trilogias de sucesso fixas no consoles PS2 e PS3 e o conhecimento de pelo menos um deles devia existir em quem foi dono desses consoles,porém Sir Daniel era de uma trilogia totalmente decaída e que o primeiro jogo só tinha feito sucesso no PS1 (Medievil).

Apesar de Cole Macgrath(e seu compartimento maligno) e Sackboy serem de apenas 2 jogos,eram de franquias recentes,o conhecimento sobre eles na época era grande,já o Parappa não teve a mesma sorte e foi dissolvido na er PS2.

Sem falar de Nariko e Fat princess que eram de jogos totalmente recentes e que propuseram a função de "fillers" no jogo,sem falar do gatinho branco da sony japão que nunca ganhou um jogo no ocidente e que no fim o jogo de luta PASBR,acabou chegando com 2 meses de atraso no oriente.

Agora falaremos dos personagens third-party,que não tenho que me expressar com palavras o quanto eram péssimas as escolhas.

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O novo dante além de ser odiado,nem tinha jogo na época,era truque de marketing pro novo jogo DMC,o mesmo de Raiden,que apesar de ser um personagem bom,ele não era tão famoso como snake(que apesar de nem ter jogos na nintendo apareceu no smash bros brawl),o raiden só entrou pelo novo jogo metal gear rising,o mesmo do big daddy que era uma propaganda pro bioshock infinite,o único que era icÔnico era o heihachi mas pôr ele no jogo fazia tanto sentido como ryu do street fighter fazer parkour do smash bros.

Apesar de crash e spyro serem da activision,onde estavam grandes personagens como Tomba,lara croft,snake,sora,ninguém sabia responder...

Agora dito isso vamos as mecânicas do jogo.

Apesar de pessoas acharem que PASBR ser um clone de SSB,as mecânicas são totalmente diferentes:

Em SSB há uma grande movimentação e ataques dos personagens,e cada simples movimento influencia algo no cenário e o personagem morria quando era nocauteado pra fora da tela se a porcentagem era grande mais poderoso seria os golpes recebidos,os especias seriam obtidos através de uma bolinha colorida no cenário e apenas servia como um espécie de ajuda,transformando o jogo mais frenético com muitos perigos no estágio.

Em PASBR não existia barra de dano,e sim uma barra que o personagem construísse através de danos no inimigo para soltar o especial que seria a única coisa que mataria os inimigos,transformando praticamente o resto dos seus esforços em algo inútil,essa mecânica chegou a ser muito criticada.

O design dos personagens não chegava a ser muito atraente,pois no SSB,pareciam que todos eram do único universo,diferente do PASBR,que os personagens parecem que forem extraídos diretamente de seus jogos compare as imagem do topo com esta aqui.

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Outra coisa que me deixa cabreiro é saber a diferença de um boss e um stage hazard,um boss você chega a ter contato com ele,uma stage hazard só muda o cenário e apesar de o polygon man ser um personagem com história na sony a batalha com ele chega a ser ridícula,os vídeos a seguir dizem por si só.

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Outras coisas que valem contar é com a falsa sensação que a sony deu a comunidade de estarem decidindo o futuro do jogo,ranks não serem atualizados periodicamente,e a empresa superbot (criadora do jogo) ter sido descartada pela sony fazendo com que 2 anos de trabalho tivessem sido jogado no lixo .

No final teve 2 DLCs a primeira adiciona 2 personagens de jogos que ninguém conheciam,por terem menos de um ano de vida (gravity rush e starhawk), e a segunda adicionava zeus e isaac clarke por jogos novos que eram GOW:ascension e dead space 3,depois disso só veio patches que acabaram descaracterizando o jogo e levando a quase abandono total.

O jogo se dava por morto após a E3 do ano passado sem nenhum anúncio novo.

O que a sony deveria aprender com isso?

É simples algo que a nintendo vem fazendo com o novo smash bros,ouvir a comunidade,adicionar personagens mais características da marca playstation,incentivar torneios,provocar um hype maior,pôr pessoas mais competentes e deixar de lado o marketing de jogos novos,e quem sabe um dia uma grande sequência não aguarde os fãs da marca playstation.

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Observação final:Todas as críticas não vieram de mim e sim de vários vídeos e fóruns que eu visitei para saber sobre o ocorrido da suposta morte de jogo,um deles você pode conferir em inglês na fonte.

Anônimo
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