Microsoft alerta para existência de um novo malware que ataca contas do Facebook

#Notícia Publicado por jmr23, em .

IMAGEaHR0cDovL3BjZ3VpYS5zYXBvLnB0L3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDEyLzA0L1Ryb2phbi0wMi02MDB4MzAwLmpwZw==

A Microsoft emitiu um alerta sobre a existência de um novo malware que aparece disfarçado como uma extensão para os browsers Chrome e Firefox, que tem como objetivo atacar as contas pessoais no Facebook.

Segundo a notícia do site The Next Web, o malware, designado Trojan:JS/Febipos.A, foi detectado inicialmente no Brasil e, ta como uma extensão legítima, tenta manter-se atualizado.

Uma vez descarregado, o Trojan tenta descobrir se o computador infectado está ligado a uma conta no Facebook e tenta descarregar um ficheiro de configuração que contém uma lista de comandos. O malware poderá então executar uma variedade de ações do Facebook, e que incluem fazer o Like de uma página, colocar posts e até iniciar uma sessão de chat com os amigos do titular da conta.

Algumas variantes deste malware incluem comandos para fazer o post, em português, de mensagens insultuosas e disponibilizar links para outras páginas do Facebook. O número de Likes e de ações numa destas páginas aumentou consideravelmente enquanto os especialistas de segurança da Microsoft estavam a analisar o Trojan, o que sugere que as infecções continuam a ocorrer.

A empresa de Redmond não revelou detalhes sobre o processo de instalação do malware ou sobre o número de infecções.

Embora tudo pareça indicar que o malware foi concebido para atacar os utilizadores brasileiros do Facebook, a Microsoft concluiu que este Trojan poderá ser facilmente modificado para atacar os utilizadores de outras regiões.

JmR23
JmR23 #jmr23
, São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Publicações em Destaque