Novo formato de vídeo H.265 foi aprovado e promete melhorar a velocidade dos streamings

#Notícia Publicado por Turokrj, em .

IMAGEaHR0cDovL21lZGlhLmlkb3dubG9hZGJsb2cuY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDEyLzA4L0gyNjUuanBn

O surgimento dos formatos 2K, 4K e, inclusive 8K, chamado de "Ultra Alta Definição" (7680 × 4320 pixels), que tanto se falou há alguns dias em Las Vegas, por ocasião da CES 2013, encontrou algumas limitações no padrão H-264.

Portanto, com maior compressão e melhor nível de ruído na imagem, já foi dado o ponto de partida oficial para o sucessor do hoje popular H.264. Trata-se da aprovação do novo codec HEVC/H.265 pela União Internacional de Telecomunicações (ITU por sua sigla em inglês).

O novo High Efficiency Video Coding (HEVC), também conhecido como H.265, foi desenvolvimento pelo ISO/IEC Moving Pictures Experts Group (MPEG) e a ITU-T Video Coding Experts Group (VCEG), com a tarefa de reduzir entre 25-50% a taxa de bits do H.264.

Este novo codec permitirá reduzir pela metade a largura de banda que é necessária hoje para streaming de vídeo, tornando possível não perder a qualidade do vídeo e até mesmo realizar streamings de vídeos em Full HD (1080p) ou superior, sem esquecer do 3D.

Em tempos onde praticamente qualquer vídeo do YouTube fornece a resolução Full HD, este novo codec será muito bem vindo, principalmente em aparelhos portáteis, como tablets e smartphones e, por que não, em Smart TVs também.

No vídeo abaixo, você vê uma comparação entre os dois formatos:

SXVhSUFRTUkzeWc=

Como você pôde ver, a melhoria não vem na qualidade em si, mas na economia de banda. O mesmo vídeo, com praticamente o mesmo bitrate, possui metade do tamanho no novo formato.

Isso é ótimo, mas será preciso esperar um pouco mais até que o recurso esteja disponível para todos, levando em consideração que após ser aprovado pelo órgão responsável, o atual H.264 precisou de mais oito anos para ser popularizado.

Felizmente, o H.265 deve percorrer um caminho mais curto, principalmente porque o streaming de vídeo figura mais forte do que nunca, empurrado pela explosão das gravações digitais, Smart TVs, smartphones e tablets, como já falado agora a pouco. São muitas opções para se assistir vídeo online.

Espera-se que o codec básico por software seja disponibilizado ainda no final de 2013, enquanto os primeiros dispositivos com hardware compatível estarão preparados para ocuparem sua sala ou palma da mão dentro de 12 a 18 meses.

Mesmo assim, uma melhor perspectiva se abre para o mundo dos streamings de vídeo. O usuário e as empresas que disponibilizam serviços de vídeo por streaming agradecem.

TurokRj
TurokRj #Turokrj
, Danger de Janeiro
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.