Brasil exige que Telefônica melhore serviço de telefonia fixa

#Notícia Publicado por zumnupy, em .

IMAGEaHR0cDovL3d3dy50cmFucXVpbGFvLmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxMi8wMy9pbnRlZ3JhY2FvLXRlbGVmb25pY2EteC12aXZvLXNhaWJhLW1haXMtMS5qcGc=

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) exigiu nesta sexta-feira que a Telefônica corrija os supostos problemas em seu serviço de telefonia fixa, sob ameaça de uma multa de R$ 20 milhões.

O órgão exigiu, segundo um comunicado, que a empresa espanhola reduza as quedas do serviço no estado de São Paulo, onde a empresa é a principal operadora de telefonia fixa.

A Anatel deu o prazo de 1 ano à Telefônica, a partir de 1º de agosto, para que a empresa reduza as interrupções em "pelo menos" 40%, comparando com o período de 1º de julho de 2011 a 30 de junho de 2012.

A Telefônica Brasil explicou em comunicado que desde 2009 promove diversas iniciativas para a melhoria da qualidade do serviço de telefone fixo e assegurou que, assim, diminuiu o tempo das interrupções em 32%.

A empresa, que desde abril utiliza no Brasil o nome comercial Vivo, acrescentou que já estava negociando com a Anatel um plano de trabalho para diminuir "ainda mais" as interrupções.

O órgão exigiu à companhia de telecomunicações que no prazo máximo de cinco meses indenize, de acordo com a lei brasileira, os clientes afetados pela queda do serviço.

A empresa deve indenizar todos os prejudicados sem esperar que eles o solicitem, segundo o comunicado da Anatel; além de enviar um relatório mensal com as ações tomadas durante o período e os resultados alcançados.

Além disso, a Anatel exigiu à empresa que envie o nome dos diretores que se encarregarem do cumprimento de cada uma das exigências anunciadas hoje.

A Telefônica também foi estimulada a publicar a carta enviada em seu próprio site, em local visível.

A Anatel determinou que imporá à companhia uma multa de até R$ 20 milhões no caso de descumprimento de qualquer uma das condições anunciadas.

O governo suspendeu temporariamente na quarta-feira a venda de novas linhas de telefonia celular das operadoras Oi, Claro e TIM, em vários estados do país até que apresentem um plano de ações que sirva para melhorar a qualidade do serviço.

A medida não afetou a operadora Vivo, controlada pela Telefônica e líder no segmento de telefonia celular no Brasil, embora a empresa também tenha sido obrigada a apresentar um plano de melhora do serviço.

Desde abril, a Telefônica unificou todas as suas marcas no Brasil sob a marca Vivo, o que inclui o serviço de telefonia fixa em São Paulo. EFE

João Paulo
João Paulo #zumnupy
, Sao Paulo, Brasil