Versão estável Google Chrome 20 é lançada

#Notícia Publicado por Mazerati, em .

IMAGEaHR0cDovL21hY21hZ2F6aW5lLmNvbS5ici93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxMi8wNi8yNi1jaHJvbWUucG5nP2NkYTZjMQ==

O Google Chrome é um navegador prático. Por isso, ele prescinde de barras e até mesmo da caixa de pesquisas, elementos tradicionais nos navegadores concorrentes. Quer pesquisar algo no Google? Digite os termos de pesquisa direto na barra de endereços dele. Os favoritos, por exemplo, para acessá-los, é só abrir uma nova aba ou habilitar a barra de acesso rápido (nas configurações do navegador).

Dentre as principais funções do Chrome, estão:

- Execução de abas de forma isolada: uma aba trava e as outras permanecem funcionando;

- Sincronização de senhas, favoritos, configurações, extensões, campos de formulários e temas entre computadores. Para essa tarefa, pode ser usada uma senha ou a própria conta do Google, além de técnicas de criptografia;

- Exportação de páginas para documentos PDF. Também dispensa plugins para exibir documentos neste formato;

- Execução de ferramentas para desenvovedores web, que permitem analisar e melhorar os sites em ao exibí-los.

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tL1hlOVF1LmpwZw==

Chrome 20

A 20ª versão do programa trouxe apenas correções e pequenas melhorias no navegador. Tal como ocorreu com o Mozilla Firefox 13 , poderia ter ficado tranquilamente na versão principal 19 e alterado a versão secundária ou terciária. Com isso, chegamos até a conclusão de que os navegadores, pelo menos, mudarão de versão principal conforme o tempo e não com a inclusão de novos recursos ou mudanças drásticas em sua estrutura ou funcionalidade, como ocorria anteriormente.

Qualidades

O Chrome usa mecanismos avançados para carregar as páginas, o que dá a impressão de que foram abertas de forma bem mais rápida (comparando com outros navegadores). Esta agilidade também é possível graças ao uso de aceleração direta na placa de vídeo, que também permite ao navegador rodar de forma suave jogos feitos em HTML 5 e com gráficos bem elaborados.

A sincronização de dados do navegador também merece destaque. Ela facilita a vida de quem utiliza vários computadores, evitando a importação e exportação manual de favoritos, senhas e outras informações. Este recurso deve chegar também aos smartphones Android.

Já os desenvolvedores web também são beneficiados, em função de ferramentas que permitem alterar, em tempo real, os componentes visuais das páginas, testar o tempo de carregamento e controlar informações de cookies e scripts. Para acessar as ferramentas, use o atalho CTRL + Shift + i.

IMAGEaHR0cDovL2FkbWluLnN1cGVyZG93bmxvYWRzLmNvbS5ici9pbWFnZW5zL3RlbGFzL2dvb2dsZS1jaHJvbWUtMTY3NjU1LE8uanBn

Problemas

Apesar de todas as qualidades, assim como qualquer navegador, o Chrome tem problemas. Um deles é travar em determinadas situações, especialmente quando existe uma grande quantidade de abas abertas com conteúdo mais pesado, como vídeos e animações em Flash.

Mas é preciso levar em conta que esse problema pode também estar relacionado ao próprio site visitado, além das próprias limitações do PC (memória e processador). Lembre-se: sites com banners, animações e jogos em Flash consomem o processador e a memória a todo momento. Por isso, mantenha abertos apenas os sites necessários (isso vale para todos os navegadores).

Ele é realmente mais rápido?

Para responder esta pergunta, o Superdownloads fez uma bateria de testes tanto no Chrome quanto nos navegadores Opera, Mozilla Firefox 13 e Internet Explorer 9 . Para os testes, foram desconsiderados os grandes desvios, que podem ser causados por oscilações na conexão quanto e servidores web. Confira abaixo o tempo que demorou em cada navegador para carregar a página principal do Superdownloads.

Sem cache, carregando todo o conteúdo pela primeira vez (média):

Google Chrome 19: 7,98 segundos;

Internet Explorer 9: 9,40 segundos;

Firefox 12: 9,76 segundos;

Opera 11.64: 12,68 segundos.

Com o cache, após carregar o conteúdo do site uma vez. Acesso feito a um site já visitado (média):

Google Chrome 19: 3,71 segundos;

Firefox 12: 4,34 segundos;

Opera 11.64: 4,61 segundos;

Internet Explorer 9: 4,85 segundos.

* No Internet Explorer, Google Chrome e Opera foi possível usar as ferramentas de desenvolvedor (dos próprios navegadores) para obter os resultados. No Firefox, foi necessário instalar o complemento Firebug.

O Chrome surge como o navegador mais rápido (em condições normais), tanto ao acessar um site pela primeira vez quanto ao fazer um segundo acesso. Os testes foram feitos com os navegadores sem complementos, com exceção do Firefox.

Everton
Everton #Mazerati

Estou levando apenas uma faca, meu cantil e uma pederneira!

, Cacoal - RO
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,