Carro sem motorista do Google ganha licença nos EUA

#Notícia Publicado por Anônimo, em .

IMAGEaHR0cDovL2luZm8uYWJyaWwuY29tLmJyL2ltYWdlcy9tYXRlcmlhcy8yMDEyLzA1L0NhcnJvLUdvb2dsZS0yMDEyMDUxMDEzMzI1Ni5qcGc=

Eric Schmidt, Larry Page e Sergey Brin: o projeto de carro sem motorista foi apresentado pelo Google pela primeira vez em 2010

O Google recebeu sua primeira autorização definitiva para rodar com seu carro sem motorista pelas ruas do estado de Nevada, nos Estados Unidos.

A autorização foi liberada após o governador do Estado de Nevada rodar com o veículo pelas ruas da cidade de Carson e pela famosa avenida Las Vegas Strip. A licença, no entanto, se estende apenas para as empresas desenvolverem e testarem os veículos.

Uma legislação para autorizar veículos sem motoristas a circular pelo Estado já havia sido aprovada em junho do ano passado. A lei entrou em vigor em fevereiro deste ano e somente agora o estado de Nevada concedeu a licença e o emplacamento do carro desenvolvido pelo Google.

O veículo é equipado com câmeras e mais de 20 sensores a laser que identificam objetos ao redor, e conta também com informações coletadas manualmente e que auxiliam na navegação e na autonomia do carro.

A licença vale para um dos modelos Toyota Prius modificado pelo Google com a tecnologia driverless, que foi desenvolvida por Sebastian Thrun, professor da Universidade de Stanford e diretor do Google X, laboratório de inovações da empresa.

Segundo o Google, seu carro sem motorista já rodou centenas de quilômetros, tendo cruzado a ponte Golden Gate, em São Francisco, e percorreu toda a costa da rodovia Pacific Coast Highway, na Califórnia. Recentemente o Google testou o veículo com um motorista cego, o primeiro usuário comum a rodar com o carro (veja vídeo a seguir).

De acordo com o Departamento de Veículos Motorizados de Nevada, o Google é o primeiro a obter essa licença, mas outras empresas já sinalizaram a intenção de também adquiri-la. Além de Nevada, a Califórnia também está em processo para autorizar a rodagem deste tipo de veículo, considerado mais seguro que os conduzidos por seres humanos.

Os carros especiais do Google que obtiverem a licença terão de circular com uma placa especial de fundo vermelho e letras brancas e com o símbolo do infinito em amarelo. Quando este tipo de autorização se estender para os usuários finais, a placa passará a ser verde.

Y2RnUXBhMXBVVUU=

Anônimo
Anônimo
Publicações em Destaque