Digital Foundry afirma que Hellblade 2 é uma obra-prima em design audiovisual
Senua's Saga: Hellblade 2 foi recentemente lançado e teve uma recepção divisiva, no entanto, uma coisa é unânime: os visuais do jogo deixaram todos de queixo caído, sendo possivelmente um dos mais belos já vistos em um jogo.
Em sua recente análise técnica do jogo, o canal Digital Foundry afirma que Hellblade 2 é uma "obra-prima em design audiovisual", trazendo uma incrível demonstração do que as tecnologias da Unreal Engine 5 são capazes de alcançar.
Leia Também:
- Warhammer 40K: Space Marine 2 ganha gameplay mostrando os modos PvE e PvP
- Sony revela ter usado inteligência artificial para sincronizar as legendas de Marvels Spider-Man 2
Y3BzUk5DS2lWQ2s=
Um dos aspectos mais elogiados é a renderização de personagens, a qual traz um "novo padrão" de qualidade para os jogos. O visual é extremamente realista e natural, com o canal afirmando que é um dos primeiros jogos a tentar alcançar o que a demo The Matrix Awakens apresentou.
Os detalhes no rosto de Senua em especial são destacados, como as poeiras nos poros da pele, a luz penetrando a superfície e as sombras quase perfeitas. Os olhos da personagem inclusive possuem profundidade e simulam de forma realista um olho humano.
Não só de texturas de ponta o jogo se destaca, mas também no departamento de arte. O canal elogia o uso de efeitos de lente para passar a sensação de que você está realmente vendo uma gravação feita com uma câmera.
IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9zdGF0aWMvaW1hZ2Vuc191cC9iaWcvMTA5LzEwODI0My53ZWJw
"Hellblade 2 é um dos lançamentos da Unreal Engine 5 que aproveita ao máximo tudo o que a engine tem a oferecer para produzir visuais que parecem um verdadeiro salto", comenta o portal a respeito dos usos das tecnologias Lumen e Nanite.
Graças ao uso do Lumen, o jogo apresenta uma luz bastante natural, tanto em cenários escuros quanto mais claros. Já o Nanite impressiona ao apresentar cenários sem pop-in visíveis. Os efeitos de água também foram elogiados, sendo bonitos e interagindo de forma realista com o ambiente.
Embora o jogo não seja o primeiro a fazer uso de todas essas tecnologias da Unreal Engine 5, o portal afirma que é o "melhor exemplo visual até agora", mesmo que isso tenha um grande impacto sobre a performance.
IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9zdGF0aWMvaW1hZ2Vuc191cC9iaWcvMTA5LzEwODI0MC53ZWJw
No quesito desempenho, o portal afirma que o jogo roda a 30fps estáveis nos consoles Xbox, sem travamentos. Embora a escolha dos 30fps seja polêmica entre alguns jogadores, o canal acredita que em jogos como Hellblade 2 essa performance funciona bem.
IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9zdGF0aWMvaW1hZ2Vuc191cC9iaWcvMTA5LzEwODI0Mi53ZWJw
Utilizando um PC com configurações similares ao hardware do Xbox, a equipe conseguiu alcançar os 60fps ao reduzir a qualidade e resolução, mas rodava de forma bastante instável, sendo prático apenas para telas com VRR.
Quanto às críticas de alguns a respeito da falta de gameplay, a Digital Foundry afirma que Hellblade é menos um jogo comum e mais uma experiência para se aproveitar. Descrevendo o jogo como uma possível evolução dos títulos FMV dos anos 90, o portal acredita que é uma experiência que vale a pena ser vivida e irá demorar a ser esquecida.