Ubisoft dá nova declaração em defesa aos Jogos movidos por NFT/Blockchain

Ubisoft dá nova declaração em defesa aos Jogos movidos por NFT/Blockchain

''Os jogadores ainda não tem entenderam o que são os NFTs'', diz o Vice-presidente da Ubisoft
#Games Publicado por Billy Butcher, em

Apesar de agir de maneira "tranquila", a Ubisoft está sendo muito clara sobre o que ela acredita ser o futuro de jogos, e vem pela segunda vez bater o martelo sobre esse assunto: o programa Ubisoft Quartz está destinado a ficar, queiram os jogadores ou não, e o CEO da empresa, Yves Guillemot, diz que levará "apenas tempo para todo mundo se acostumar com a mudança de jogos tradicionais para os jogos movidos por NFT e Blockchain".

Nessa sexta-feira, 28 de janeiro, a empresa frisou esse assunto novamente, e de maneira bastante agressiva com quem é contra os NFTs. Em entrevista ao jornal australiano Finder, Nicolas Pouard, Vice-Presidente do laboratório de inovação estratégica da Ubisoft, defende os NFTs com todo vigor, sublinhando que a empresa já "havia previsto que eles teriam uma gigantesca onda de reações negativas" recebidas nas últimas semanas após o anúncio do Quartz.

"Sabemos que isso não é um conceito fácil de digerir, mas o Quartz é realmente o nosso primeiro passo para algo ainda maior... algo que no futuro, se tornará muito mais fácil para os jogadores entenderem", diz Pouard.

O Vice-presidente da Ubisoft vai ainda mais longe ao afirmar que as reações negativas se devem ao fato de os usuários ainda não terem entendido a função e os benefícios decorrentes dos NFTs, dizendo que "as massas de jogadores são completamente ignorantes nesse assunto":

“Acredito que os jogadores não entenderam o que um mercado digital secundário pode trazer. A situação atual em torno dos NFTs é que os jogadores realmente acreditam que estão destruindo o planeta e que são ferramentas que fomentam a especulação, quando na verdade eles podem se beneficiar deles."

E ao comentar sobre o caso envolvendo Stalker 2 (que iria contar com NFTs, mas após uma gigantesca onda negativa envolta dessa polêmica, os planos foram removidos), Pouard foi muito direto:

"Me entristece ver que ainda há tanta resistência dessas massas de jogadores, baseada puramente em mal-entendidos. Mas não, tenho certeza de que o o caso de Stalker 2 não pode ser comparado ao que queremos fazer com o Quartz, acho que são duas ofertas diferentes aos jogadores.”

A Ubisoft não está disposta a voltar atrás com suas decisões, e a empresa afirma fortemente que o futuro da indústria esta nos NFTs, embora no momento tudo ainda esteja nos estágios iniciais. Em dezembro de 2021, apenas 18 NFTs do Ghost Recon Breakpoint foram vendidos, após inúmeras polêmicas envolvendo o fato de ser necessário os jogadores passarem centenas de horas sem parar no jogo para resgatar 1 recompensa de nível baixo nos NFTs.

Ao anunciar o programa Ubisoft Quartz em 2021, a empresa sofreu uma massiva retaliação dos jogadores e até mesmo de sites jornalísticos, como o Bloomberg e Kotaku. A empresa teve de remover o vídeo de anúncio do seu programa de NFT devido ao mais de 100 mil dislikes que infestaram no vídeo, mas apesar disso, outras empresas como Electronic Arts, Take-Two, Konami e Square Enix vieram em defesa da dona de Assassin's Creed, também dizendo que acreditam nos NFT Games. O Presidente da Square Enix citou que é "questão de tempo até todo mundo aceitar os NFTs", dizendo que a empresa já tem jogos nessa estrutura sendo desenvolvidos atualmente na sua divisão japonesa.

Por outro lado, o ganhador do GOTY 2021, Josef Fares, disse em entrevista ao The New York Times que "prefere levar um tiro no joelho" do que colocar qualquer tipo de mecânica NFT/Games-as-a-Service em seus jogos, dizendo estar muito preocupado com o caminhar da indústria. Phil Spencer, CEO de Xbox, também fez críticas negativas ao assunto, dizendo ver tal prática apenas "como mais uma forma de monetizar em cima dos jogadores", e que "videogames são para divertir, e não ser um trabalho".

Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher

Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.

Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.

Moderador do Site, Volta Redonda, Rio de Janeiro
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.