SSD nos consoles next-gen: 5 grandes maneiras de mudar os jogos

SSD nos consoles next-gen: 5 grandes maneiras de mudar os jogos

Gamingbolt: Uma genuína mudança de paradigma.
#Análises Publicado por ☠ Ayrton Senna, em

Desde o anúncio do PlayStation 5, a Sony fez um esforço considerável para destacar sua solução NVMe SSD sem precedentes e rápida como uma virada de jogo na próxima geração.

Do ponto de vista técnico - o SSD do PlayStation 5 é revolucionário. O processador Zen 2 de oito núcleos e a unidade gráfica 10.28 TFLOP RDNA2 Navi representam um enorme salto em termos de recursos. No entanto, os computadores de última geração correspondem ou excedem essas especificações. Quando se trata de armazenamento, embora o SSD do PlayStation 5 seja objetivamente algo que não tem contrapartida direta no mercado de PCs, pelo menos agora. (Bem, a menos que você coloque um par de SSDs NVMe Gen4 no RAID 0).

A Sony e os desenvolvedores fizeram muito de como o SSD do PlayStation 5 vai revolucionar o tempo de carregamento. De fato, o primeiro vislumbre que tivemos desse SSD super-rápido em ação foi uma filmagem vazada do carregamento do Homem-Aranha no PlayStation 5 praticamente instantaneamente. No entanto, como mostra a demo Lumen na Terra de Nanite da Epic, os desenvolvedores já estão encontrando maneiras de integrar armazenamento super-rápido em seu fluxo de trabalho, com impacto direto nos recursos visuais e no desempenho, não apenas no tempo de carregamento. O PlayStation 5 está a meses de distância. Por enquanto, vamos dar uma olhada nas cinco principais maneiras pelas quais o SSD do PlayStation 5 revolucionará os jogos, além do carregamento rápido.

eWpPZnE2OVZBalE=

1 - Mais e mais assets únicos

O SSD super-rápido do PlayStation 5 é um benefício real quando se trata de qualidade e diversidade de assets no jogo. Uma das principais restrições da oitava geração foi a de que os desenvolvedores foram obrigados a reciclar assets de arte para enfrentar o desafio de dois gumes da memória limitada e armazenamento lento. Isso foi particularmente notável em títulos de mundo aberto, onde os mesmos postes de iluminação, as mesmas texturas de estrada e os mesmos NPCs levemente trocados por paleta quebraram a imersão. Os desenvolvedores há muito tempo lutam para criar soluções para esse problema. Desde o final da sétima geração, o id Tech 5 foi construído com base na tecnologia Megatexture para alcançar o mesmo objetivo: fornecer recursos artísticos exclusivos e de alta qualidade que não precisam ser repetidos ou lado a lado.

Na nona geração, a combinação de alta capacidade de memória e armazenamento em alta velocidade significa que os assets podem ser trocados dentro e fora da memória dentro do período de 16 milissegundos de um único frame (quadro). Os recursos não precisam ser replicados, pois malhas e texturas únicas podem ser trocadas sem interrupção. Isso levará a mundos que não são apenas mais detalhados, mas que parecem menos genéricos.

IMAGEaHR0cHM6Ly9nYW1pbmdib2x0LmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAyMC8wNi9wczUtNzY4eDQzMi5qcGc=

2 - Uma experiência de sistema operacional realmente confortável

Sim, os consoles não foram criados para oferecer uma experiência de computação fora dos jogos. É compreensível que o painel do PlayStation 4 e Xbox One não seja exatamente a coisa mais conveniente do mundo. No entanto, uma solução SSD mais rápida deve acelerar consideravelmente as interações do sistema operacional, da mesma forma que no Windows.

Isso importaria mais em termos de experiência de navegação na web. Com uma conexão rápida, as páginas devem ser carregadas sem problemas e várias não devem causar grandes problemas ao reproduzir mídia ou acessar conteúdo rico. Os consoles seriam, na verdade, alternativas HTPC semi-decentes, mas a experiência operacional lenta e inconsistente é um dos principais motivos pelos quais a maioria das pessoas lhes dá um passe. O SSD rápido e a RAM abundante do PS5 podem permitir que você alterne entre Netflix, Amazon Prime Video e IMDB o mais rápido que a sua conexão à Internet permitir.

3 - O quick resume pode ser usado de maneiras inovadoras

O recurso de quick resume do Xbox Series X (e rumores de que também no Ps5) baseiam-se em sua rápida solução de armazenamento SSD para permitir que os jogadores peguem e joguem instantaneamente sem ter que passar por longas telas de carregamento. Mas e se o Quick Resume pudesse ser usado para mais do que apenas conveniência? Hoje, um número limitado de jogos consulta parâmetros da vida real para influenciar o mundo dos jogos - o clima e a hora geral do dia, por exemplo.

No entanto, o quick resume combinado com experiências entre dispositivos - aplicativos mobile, por exemplo - podem levar a interseções interessantes entre o mundo real e o ambiente do jogo: retomar o jogo pode ser, hipoteticamente, um tipo de vida real que o QTE iniciou em um aplicativo mobile.

A mídia de armazenamento é rápida o suficiente para que certos tipos de alterações de estado possam ser possíveis enquanto você reinicia: nesse caso, imagine fazer uma pausa durante o jogo de manhã cedo e depois retomar durante a noite do jogo.

4 - Os tamanhos dos jogos podem encolher - ou pelo menos não aumentar drasticamente

Um dos maiores inconvenientes introduzidos pelos títulos da oitava geração foi o aumento drástico dos requisitos de armazenamento. Hoje, temos jogos como o Red Dead Redemption 2 que consomem mais de 100 GB. Uma grande razão para isso é que os desenvolvedores dependem de reduplicação de assets para garantir acesso rápido a partir dos discos rígidos. Como a velocidade de armazenamento não é mais um fator limitante, os jogos do PlayStation 5 precisarão apenas de uma única instância de assets específicos que podem ser carregados conforme e quando necessário.

Isso pode reduzir substancialmente os requisitos de tamanho do arquivo. Falando sobre seu processo de desenvolvimento no Homem-Aranha, a Insomaniac descreveu um exemplo em que um item de uma lixeira foi duplicado centenas de vezes, resultando em ocupar quase 2 GB de espaço. A economia de espaço aqui provavelmente será compensada pelo aumento do número de assets exclusivos e pela maior escala dos jogos da nona geração. No entanto, esperamos que os jogadores não precisem lidar com downloads de 300 GB do PlayStation 5 tão cedo.

IMAGEaHR0cHM6Ly9nYW1pbmdib2x0LmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAyMC8wNi9yYXRjaGV0LWFuZC1jbGFuay1yaWZ0LWFwYXJ0LWltYWdlLTYtNzY4eDQzMi5qcGc=

5 - Eliminando LODs da imagem

Não importa quão boa a qualidade dos assets esteja próxima, as más transições de LOD na média e longa distância farão com que muitos jogos do PlayStation 4 pareçam terríveis. Jedi: Fallen Order é um ótimo exemplo. De perto, os materiais baseados em fotogrametria do jogo parecem fiéis aos filmes originais de Guerra nas Estrelas. No entanto, em cenas com objetos distantes, os LODs distantes fazem uma parte substancial da ação na tela parecer um jogo do PlayStation 2. Como a Epic demonstrou na tech-demo Lumen na Terra de Nanite, o armazenamento rápido de SSD pode ser usado para turbinar o processo de transição do LOD. Em vez de ter algumas etapas fixas de LOD com transições óbvias entre eles, os desenvolvedores de jogos podem calibrar LODs dinâmicos que escalam os detalhes na tela com base nas contagens de pixels.

Em uma determinada resolução, à medida que um objeto recua à distância, o número de pixels fisicamente capazes de exibi-lo reduz-se, eventualmente chegando a um único ponto. Nos sistemas atuais, no entanto, a complexidade do objeto é escalada apenas com a distância e não é exibida a contagem de pixels. Em intervalos de distância fixos, diferentes LODs são carregados. A alternativa aqui - que requer armazenamento rápido de SSD para brilhar - é escalar constantemente a qualidade dos assets para garantir que nenhum detalhe seja perdido - e, inversamente, que os cálculos não são feitos nas partes do objeto que realmente não estão representadas na tela.

Vejamos um exemplo: se uma grade de pixels de 10 x 10 estiver disponível para renderizar o topo de uma árvore distante, os jogos de hoje terão LOD de menor qualidade ou um outdoor (um sprite colocado no lugar do objeto). Se o jogador se aproximar da árvore, até atingir o gatilho de distância para o próximo LOD, ele ainda verá esses assets de baixa qualidade - só agora ampliados para uma grade 20 × 20. Com o dimensionamento dinâmico de LOD, a qualidade real dos assets no back-end seria uma correspondência de 1: 1 para o que a tela é capaz de exibir, significando transições contínuas e aparentemente sem perda de detalhes.

Conclusão

A Sony tem falado muito sobre como sua solução de armazenamento SSD revolucionará os jogos da 9ª geração. No entanto, esse parece ser um daqueles raros momentos em que o hype do marketing corresponde a uma genuína mudança de paradigma. Achamos que o SSD do PlayStation 5 permitirá melhorias notáveis ​​nos jogos do PlayStation 5. Estamos animados para ver o que os desenvolvedores fazem com isso.

Fonte: Gamingbolt
☠ Ayrton Senna
☠ Ayrton Senna #carloseduardocd

River Raid, Enduro, Super Mario World, Top Gear e Street Fighter 2. O restante foi consequência.

Usuário do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque