Análise Técnica do Xbox Series X vs PS5 feita pela Wccftech

#Notícia Publicado por BillyButcher, em .

Mostra o porque dos 10.3 TFLOP's do PS5 serem enganosos

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9ocjN6N1NtLmpwZw==

Agora temos especificações preliminares do Microsoft Xbox Series X (Xbox SX) e do Sony Playstation 5 (PS5) e é hora de fazer uma análise rápida de seus recursos gráficos. Antes de começar, uma cartilha: este artigo é baseado apenas nas informações divulgadas por ambas as empresas e na execução e manipulação dessas liberações. Nada é apresentado como a verdade do evangelho para você acreditar, todos os fatos e argumentos são dados claramente.

Xbox Series X vs PlayStation 5: comparação de dados e análise gráfica

O desenvolvimento das especificações Microsoft Xbox SX e do Sony PS5 foi repleto de rumores e vazamentos e, de maneira absoluta, os dois consoles apresentaram um aumento retumbante nos níveis de energia da última geração. O Sony PS4 apresentava uma potência gráfica de 1,84 TFLOP's e o Xbox One apresentava 1,40 TFLOP's na variante S. Ambas as empresas apresentaram uma aceleração de 5,54x e 8,58x, respectivamente, o que é uma grande conquista e, sem dúvida, resultará em uma fidelidade espetacular nos jogos.

Outra tendência interessante que vimos durante essa iteração de consoles é que, embora os consoles da geração atual já estivessem obsoletos (em termos de potência gráfica e no momento do lançamento), quando comparados às GPUs de PC, os consoles da próxima geração diminuíram a diferença para o console. Ponto em que eles estão a uma curta distância de placas gráficas topo de linha no mercado. Essa é uma tendência muito bem-vinda, pois permitirá que usuários de PC's considere consoles e mudem para o meio sem comprometer a fidelidade visual. Espere que o mercado total disponível (TAM) dos consoles aumente.

Aqui é onde as coisas ficam mais obscuras, embora a revelação da Microsoft com o Xbox Series X tenham sido terrivelmente claras, sucintas e permita que testadores de terceiros como a Digital Foundry divulguem detalhes, o do Sony Playstation 5 revelado um pouco carente de clareza e quase, deliberadamente vago. Meu ponto principal foi quando o Sony PS5 foi anunciado com 10,3 TFLOPs e, em seguida, as palavras "clock rate variável" foram proferidas na mesma respiração. Isso, como muitos de vocês imaginaram, é enganoso (cuja magnitude depende de algumas coisas discutidas abaixo).

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4ud2NjZnRlY2guY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDIwLzAzL3hib3gtc2VyaWVzLXgtdnMtc29ueS1wczUtc3VzdGFpbmVkLWdyYXBoaWNzLXBlcmZvcm1hbmNlLXRmbG9wcy0yLmpwZw==

Então, o que é todo esse tumulto? Bem, os TFLOP's são uma métrica muito usada para obter o máximo rendimento computacional. Teoricamente, isso permite que você veja o potencial máximo de qualquer GPU quando usada em sua totalidade. Os TFLOPs são uma função do seguinte: [Clock Speed ​​* 2 * Stream Processors/ 1000]. No caso dos consoles de próxima geração, baseados no RDNA da AMD, que por si só usa CUs ou unidades de controle, a equação se torna [Clock Speed ​​* 2 * CU Count * 64/1000].

Agora você pode ver por que a velocidade do relógio e as especificações reais de hardware (quantas unidades de controle uma GPU possui) desempenham um papel muito importante na quantidade de energia gráfica que uma GPU possui. Com a Microsoft, sabemos que a GPU possui 52 CUs (para um total de 3328 processadores de fluxo). Também sabemos que a GPU terá uma velocidade de clock estável de 1.825 GHz e é fabricada no processo '7nm Enhanced' ou N7P da TSMC (isso nos fornece mais informações sobre o que esperar). Isso também nos diz que podemos confiar absolutamente no cálculo da Microsoft de 12.1472 TFLOPs (1.825 * 2 * 52 * 64/1000).

Por outro lado, o Sony PS5 tem algo chamado taxa de clock variável. O que isso significa é que o console não executará a GPU em 2,23 GHz o tempo todo. Como o overclock da Microsoft é um número estático, o fato de o overclock do PS5 ser variável torna o número de 10,28 TFLOPs incomparável ao Xbox Series X e enganoso. Isso ocorre porque o Xbox SX está exibindo a figura "TFLOP's sustentados" enquanto o PS5 está exibindo a figura "TFLOP's de pico". Para dar algum contexto, quando o setor usa o termo TFLOP's, geralmente se refere ao número sustentado de TFLOP's.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9BbFdxeXJ6LmpwZw==

Ok, então o que mais? Bem, é extremamente improvável que o PS5 seja capaz de sustentar o relógio de 2,23 GHz para qualquer coisa, menos para um número muito limitado de cenários (pense em jogos que consomem um nível extremamente baixo de energia da CPU). Antes de explorarmos isso, no entanto, primeiro precisamos examinar alguns fundamentos, a saber, a arquitetura do processo. Atualmente, o TSMC oferece três processos para o nó de 7 nm. Apenas um deles é capaz de sustentar 2,23 GHz de forma confiável.

Estes são o processo TSMC 7nm (conhecido como N7), o processo TSMC 7nm avançado (conhecido como N7P) e o processo TSMC 7nm + (conhecido como N7+). Estes são escritos em ordem de avanço. Enquanto os processos N7 e N7+ são baseados em DUV, o nó N7+ é fabricado em EUV e pode suportar velocidades de clock muito mais altas do que seus irmãos baseados em DUV. Para os não iniciados, pense no EUV como um ingrediente mágico. Mais uma vez, sabemos ao certo o que é o Xbox SX da Microsoft contém 7nm aprimorado, mas só podemos adivinhar o do PS5 até o momento.

Aqui estão os argumentos contra o PS5 usar o processo N7+:

-Se o console estivesse no processo N7+ superior baseado em EUV, o lado da CPU obviamente seria fabricado também no N7+. O fato de a taxa de clock da CPU ser realmente menor do que o Xbox SX (fabricado no processo N7P que não é da EUV) faz uma evidência fraca do console estar no N7P ou no N7 original.

-O N7+ é caro e os rendimentos estão baixos agora e apenas começou a produção em massa. Esta é uma evidência fraca. O argumento do contador (contador?) Para isso é que os consoles não serão enviados até o feriado de 2020 e que a empresa ainda pode teoricamente fazê-lo.

- Se fosse baseado no N7+, a Sony provavelmente se gabaria disso ou, pelo menos, não haveria razão para não falar sobre isso. Essa é uma evidência fraca para o console não estar no processo N7+.

Aqui estão alguns argumentos para o PS5 estar com processo N7+:

-As GPUs baseadas em RDNA da AMD, como o 5700 XT, podem aumentar apenas até 1950 MHz ou mais. 2230 MHz é um passo significativo disso e, a menos que o aumento não seja totalmente confiável, isso implicaria que o PS5 é fabricado no processo N7+. Essa é uma evidência fraca do console sendo fabricado no N7+.

-O lado da CPU está com pouca freqüência (o que explicaria a disparidade do overclock entre o PS5 e o Xbox SX) para fornecer boa energia e envelope térmico ao SOC. Essa é uma evidência muito fraca do console estar no N7+.

Mas aqui está a questão: mesmo que o console seja baseado no processo N7+, ele ainda não altera o fato de que o underclock da CPU implica que eles estão pressionando contra seu envelope térmico e de energia (anulando qualquer benefício que o processo N7+ teria produzido). Isso significa que as coisas vão ficar feias e os desenvolvedores não podem confiar apenas em toda a energia da CPU e da GPU como o Xbox Series X será uma troca. Se eles estiverem no N7P ou N7, essa troca seria ainda mais difícil. Então, a pergunta torna-se: como podemos comparar o desempenho gráfico do Microsoft Xbox Series X com o do Sony Playstation 5? Bem, você pode fazer isso convidando as velocidades do relógio "sustentáveis".

Mais uma vez, não temos informações claras da Sony, mas com base em vazamentos anteriores, 2 GHz é o número a seguir. Lembre-se de que mesmo essa taxa de clock é muito alta para o nó N7 (o RX 5700 XT baseado em 7nm da AMD geralmente não pode atingir 2GHz). Pode ser possível no processo N7P e no N7+. Com uma velocidade de clock de GPU de 2 GHz, sustentada, o PS5 fornece um TFLOP's gráfico de 9.2. É uma quantidade muito respeitável, é claro, mas nem de longe o estádio do Xbox Series X.

O fato de o Xbox SX ter uma contagem de UC 44% maior é algo que o PS5 simplesmente não consegue superar. A Microsoft pode realmente ter usado seu próprio console para abrir caminho para uma filosofia de "bom vinho", como vimos no passado. De fato, se eles também abordarem uma filosofia de relógio dinâmico, eles podem atingir um número impressionante de 14,6 TFLOPs (usando os relógios PS5) o que é absolutamente insano para um console. Dito isto, você não quer fazer isso. A otimização dos jogos é difícil e é sempre mais fácil trabalhar com um relógio estático sem desvios de flutuação de energia do que com uma abordagem dinâmica.

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4ud2NjZnRlY2guY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDIwLzAzL3hib3gtc2VyaWVzLXgtdnMtc29ueS1wczUtZ3JhcGhpY3MtcGVyZm9ybWFuY2UtMi5qcGc=

Lembra quando eu disse que esses consoles de última geração são revolucionários? Bem, eu queria compará-las com as GPUs de PC (apenas TFLOPs sustentados) e, embora queira ressaltar que as comparações entre arquiteturas podem ser um pouco menores , elas são precisas o suficiente para uma comparação leve. A NVIDIA manteve sua coroa de desempenho (como sempre) em 16,1 TFLOPs no RTX 2080 Ti, mas apenas por pouco.

O Xbox Series X, com seus 12,1 TFLOPs, supera algumas variantes com menos tempo do RTX 2080 SUPER! Esta é a primeira vez que um console consegue entrar no mercado de PCs sofisticados e acho que merece aplausos. Parte da razão disso é, obviamente, o fato de que os consoles de última geração são construídos como PCs em miniatura e arquitetados como dispositivos X86. Até jogamos o RX 5700 XT da AMD e isso é aproximadamente equivalente ao Sony PS5, uma vez que você considera as taxas de clock variáveis.

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4ud2NjZnRlY2guY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDIwLzAzL3hib3gtc2VyaWVzLXgtdnMtc29ueS1wczUtZ3JhcGhpY3MtcGVyZm9ybWFuY2UtcGVyLWRvbGxhci0xLmpwZw==

O Xbox Series X e o PlayStation 5 serão lançados no Final de 2020.

Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher
, Volta Redonda, Rio de Janeiro
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,