Senadores dos EUA afirmam que não confiam no plano do Facebook de lançar uma criptomoeda

#Notícia Publicado por okardec, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zL3VwbG9hZC9iaWcvMS8wMDA4NDIuanBn

Histórico do Facebook pesou contra a empresa em audiência de David Marcus, executivo responsável pelo projeto da libra. Ele respondeu a perguntas no Senado nesta terça (16)

O vice-presidente do Facebook, David Marcus, responsável por coordenar o lançamento da libra, a criptomoeda da rede social, prestou depoimento nesta terça-feira (16) ao Senado dos Estados Unidos. Ele também será ouvido no Comitê Serviços Financeiros da Câmara dos Deputados na quarta-feira (17).

Marcus respondeu a questões de senadores céticos e preocupados com as intenções da libra, que se propõe revolucionar os sistemas de pagamentos e transferência de dinheiro. Ela só será lançada em 2020.

Os legisladores mostraram preocupação também com o passado recente do Facebook, permeado por escândalos de privacidade e vazamentos de dados.

A libra é um projeto de moeda digital do Facebook apresentado em junho, que pretende ofertar soluções como pagamentos e transferências financeiras por meios digitais. Um dos exemplos seria enviar dinheiro para alguém fora do país pagando poucas taxas e fazendo isso por uma mensagem do WhatsApp, que também pertence à empresa de Mark Zuckerberg, junto do Instagram.

Marcus, que já foi um executivo da empresa de pagamentos digitais PayPal, foi escolhido por Zuckerberg para liderar os esforços da libra.

A ideia da moeda foi recebida com certa controvérsia entre economistas e órgãos públicos globais, como o G7, que criou um grupo de trabalho para averiguar a libra.

O presidente do Fed, o banco central dos EUA, Jerome Powell também afirmou que a libra levanta "preocupações sérias" e até o presidente Donald Trump criticou o projeto em uma rede social

Já na abertura da audiência, o executivo foi recebido com insatisfação dos parlamentares. O senador democrata Sherrod Brown afirmou que a rede social é "perigosa" e alertou que era preciso olhar para o histórico do Facebook.

"Seríamos loucos se dessemos uma chance a eles de fazer experimentos com as contas bancárias das pessoas, usando ferramentas que eles não entendem, como política monetária", disse Brown.

Os senadores voltaram, durante a audiência, a discutir temas que assombraram o Facebook no último ano como a disseminação de boatos, a interferência russa nas eleições de 2016 e o vazamento de dados, como o escândalo Cambridge Analytica.

A senadora Martha McSally afirmou que não confia no Facebook e criticou a empresa que "em vez de arrumar a própria casa" está tentando começar um novo modelo de negócios.

Em defesa da companhia, Marcus reconheceu os erros do passado do Facebook e afirmou que a rede social não irá seguir adiante com o projeto até que todas as preocupações regulatórias sejam esclarecidas.

"Por que logo o Facebook, dado os últimos anos, deveria fazer isso [lançar uma moeda digital]?", questionou o senador Chris Van Hollen. Marcus respondeu afirmando que a empresa "não deveria sentar e esperar enquanto tem recursos e talento técnico".

Allan Kardec
Allan Kardec #okardec

O homem certo no lugar errado, pode mudar o Mundo!

, Luziânia, GO, Brasil
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.