Google Stadia terá suporte a "uma variedade de modelos de negócios"

#Notícia Publicado por VSDias55, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4uYXJzdGVjaG5pY2EubmV0L3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE5LzAzL2Nocm9tZV8yMDE5LTAzLTE5XzEzLTE5LTQwLTE0NDB4ODEwLmpwZw==

No mês passado, quando o Google revelou o Stadia, sua próxima plataforma de streaming de jogos, deixou em aberto a grande questão de como exatamente o Google e os desenvolvedores de jogos ganhariam dinheiro com esses jogos em servidores remotos. Em uma discussão no palco do GamesBeat Summit, em Los Angeles, Phil Harrison, do Google, mencionou que "nossa plataforma foi arquitetada para suportar uma ampla variedade do que as pessoas chamam de 'opções de monetização'. Tudo, desde compras até assinaturas."

Isso não é uma confirmação direta de que todas as diferentes opções estarão disponíveis aos desenvolvedores no Stadia. Tudo o que Harrison revelou foi que "não há limitação técnica na forma como arquitetamos a plataforma para suportar uma variedade de modelos de negócios". Mas essa arquitetura seria uma coisa muito estranha para Harrison mencionar se, por exemplo, o Google estivesse planejando impor uma assinatura única para todos os usuários do Stadia.

Ao discutir sobre Stadia, Harrison colocou muito foco em como a plataforma facilita para os jogadores compartilharem um jogo através de um link em uma mensagem de texto, por exemplo, ou permitindo que as pessoas pulem instantaneamente para um jogo que estão assistindo no YouTube. Essa forma de descoberta de jogos poderia "mudar a forma como o valor do jogo é percebido pelos jogadores", disse Harrison, removendo a "pressão da loja de varejo" e a limitada seleção das lojas físicas e digitais. "Quando um jogo é um link, a Internet é sua loja", disse ele. "Isso significa que podemos mudar o valor dos jogos."

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4uYXJzdGVjaG5pY2EubmV0L3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE5LzAzL2Nocm9tZV8yMDE5LTAzLTE5XzEzLTI4LTE5LTE0NDB4ODEwLnBuZw==

No entanto, esse tipo de descoberta "sem barreiras" de novos jogos fica um pouco mais limitada se os jogadores tiverem que comprar um jogo completo toda vez que clicarem em um link do Stadia. Assinaturas para poder jogar todo o catálogo, jogos gratuitos com propagandas, e versões de teste podem servir como formas de diminuir essas limitações, e parece que todas essas opções irão estar disponíveis no Stadia.

Harrison diz que o Google fornecerá mais detalhes do plano de negócios do Stadia no inverno, falando "sobre como os jogadores poderão comprar e ter acesso a jogos" que estarão disponíveis na plataforma. Essa primeira onda de títulos do Stadia, ele disse, será focada em atrair "um tipo de jogador familiarizado com jogos AAA... tipos de jogos familiares". Depois disso, ele prevê jogos que atraem um público mais amplo "para alcançar a escala significativamente maior que aspiramos".

Harrison continua confiante de que a distribuição de jogos por streaming irá revolucionar os negócios de jogos, especialmente porque a infraestrutura de banda larga continua a melhorar em todo o mundo. Ele afirma que a Europa tornou o acesso à Internet um direito humano. "Eu não acho que eles tenham dito que o acesso a um PC de ponta para jogos seja considerado um direito humano", ele brincou, como uma forma de demonstrar o acesso fácil do Stadia.

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4uYXJzdGVjaG5pY2EubmV0L3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE5LzAzL2Nocm9tZV8yMDE5LTAzLTE5XzEzLTIwLTI5LTE0NDB4ODEwLmpwZw==

Ao mesmo tempo, Harrison adverte que a mudança para o streaming de jogos "não vai acontecer da noite para o dia. Não vai ser um interruptor que iremos ligar e, de repente, estamos todos nessa utopia de jogos na nuvem. Vai demorar um pouco para chegar à escala que acreditamos que podemos alcançar."

Parte dessa transição será os desenvolvedores se acostumarem a ter o poder da infraestrutura em nuvem do Google, disse Harrison. Por décadas, os desenvolvedores de jogos tiveram que se "focar em dispositivos", afirmou Harrison, projetando jogos para especificações de hardware limitadas.

Com os jogos na nuvem, particularmente a ideia das especificações serem compartilháveis em várias CPUs em um data center, agora essa transição para o jogos tendo foco em dados está passando por uma mudança realmente fundamental.

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4uYXJzdGVjaG5pY2EubmV0L3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE5LzAzL2Nocm9tZV8yMDE5LTAzLTE5XzEzLTE4LTI4LTE0NDB4ODEwLnBuZw==

Os desenvolvedores que se dedicam a tirar proveito disso poderão implementar tudo, desde "física melhorada" a "multiplayers complexos, indo de centenas a milhares em um mundo muito sofisticado". Nos jogos multiplayer do Stadia, "cada mudança que eu faço no meu mundo pode ser instantaneamente, em microssegundos ou até menos, distribuída para todos os outros clientes".

Isso se parece muito com o tipo de recursos "revolucionários" prometidos pela Microsoft no Xbox One através da integração com a nuvem. Os ambientes totalmente destrutíveis no modo multiplayer de Crackdown 3 talvez tenham sido a maior implementação da promessa da Microsoft até agora, mas acabou sendo um pouco decepcionante na prática.

Além disso, Harrison também começou a criar visões grandiosas de jogos para o Stadia com comandos falados pelos jogadores transmitidos através do microfone embutido no controle. A pesquisa do Google por AI e o aprendizado de máquina poderia ajudar a permitir jogos com NPCs que "respondem de maneira contextual", disse ele, fazendo uso do armazenamento do data center para uma "enorme base de dados" de opções de conversação em tempo real. Um trabalho similar de aprendizado de máquina também poderia um dia ajudar os desenvolvedores do Stadia a criar conteúdo de forma mais barata, com menos mão-de-obra e tempo, sugeriu Harrison.

Vinicius
Vinicius #VSDias55
, Florianópolis
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,