Nova política de divisão de receita da Steam favorece grandes lançamentos
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Revelada nesta sexta-feira (30) pela Valve, a nova política da empresa para a divisão de receitas com a venda de jogos na plataforma Steam tem gerado polêmica entre desenvolvedores independentes.
A nova política cria duas novas categorias que favorecem grandes lançamentos dentro da loja virtual, com uma divisão de receita mais vantajosa para jogos que obtiverem uma receita superior a US$ 10 milhões.
Atualmente, a divisão de receita de um jogo vendido na Steam é de 70% para a produtora do jogo e de 30% para a Valve.
Com a nova categoria, jogos que lucrarem mais de US$ 10 milhões terão uma divisão de 75% para a desenvolvedora e 25% para a Valve. Se um jogo ultrapassar US$ 50 milhões, a divisão será de 80% e 20%.
A nova política, no entanto, gerou debate entre desenvolvedores independentes de jogos, com estúdios criticando e apoiando a decisão com posts nas redes sociais.
Rami Ismail, da desenvolvedora Vlambeer, de Nuclear Throne, ressaltou que a nova política da Valve seria um "subsídio" às grandes produções e uma forma de evitar que publishers tirem seus grandes lançamentos da Steam para lançá-los em suas próprias plataformas.
Do lado oposto do debate, Kevin Simmons, designer de West of Loathing, ressaltou que a nova divisão ajudará a Valve a manter games AAA dentro da Steam, o que pode manter o interesse do público na plataforma e continuar beneficiando todos os desenvolvedores. "Se eles perderem o público da AAA, a Steam perde todo o dinheiro, pois há menos compradores", indicou.
Freya Holmér, cofundadora da Neat Corporation, concordou em parte com a política, considerando o movimento um "dedo do meio para desenvolvedores menores", mas com um lado positivo.