Brasil vira membro oficial do grupo de elite da matemática mundial

#Notícia Publicado por Turokrj, em .

IMAGEaHR0cDovL3MyLmdsYmltZy5jb20vdFFfV2gyY3BrYW9EZ0JwbGptZFZMQzJjNEo0PS9lLmdsYmltZy5jb20vb2cvZWQvZi9vcmlnaW5hbC8yMDE3LzExLzA5L21hdGgtMTUwMDcyMF8xMjgwLmpwZw==

A União Matemática Internacional (IMU, na sigla em inglês) acaba de aprovar a entrada do Brasil no Grupo 5, que reúne a elite das nações que desenvolvem pesquisas na área da matemática.

A partir de agora, o país dialoga com igualdade e se equipara a potências como Alemanha, Canadá, China, Estados Unidos, França, Israel, Itália, Japão, Reino Unido e Rússia.

"Começamos a trabalhar nisso em junho de 2017, enviando uma candidatura que expõe por que merecemos entrar no grupo."

Explica Marcelo Viana, diretor-geral do Impa (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) em entrevista à GALILEU

O documento relata, entre outras coisas, as pesquisas que são feitas no país, além do nível das pós-graduações, publicações de livros na área e os esforços em conjunto com a mídia e através de eventos para a popularização da disciplina.

"O fato de eu ter tido uma formação brasileira, inclusive ter feito doutorado aqui, indica que o Brasil pode formar um matemático no nível máximo profissional, é como se fosse um selo de qualidade."

Reconhece Artur Avila, Medalha Fields [o Nobel da matemática]

"Mas claro que a matemática não se faz só com uma pessoa, meu trabalho também é impactado pelo trabalho dos meus colegas."

IMAGEaHR0cHM6Ly9zMi5nbGJpbWcuY29tL2sxMXBESjRGUmhvbHprSEJVUFc1WEtkRkRtaz0vZS5nbGJpbWcuY29tL29nL2VkL2Yvb3JpZ2luYWwvMjAxOC8wMS8yNS9ncmFmaWNvX2Rvc19tYXRlbWF0aWNvczIucG5n

A conquista marca uma batalha de mais de 60 anos do país pelo reconhecimento mundial. O Brasil é membro da IMU desde 1954, quando ingressou no Grupo 1, dois anos depois da fundação do IMPA. Em 1978, subiu para o Grupo 2, onde permaneceu até 1981, quando mudou novamente de nível. Em 2005 ingressou no Grupo 4 e só agora alcançou o Olimpo dos matemáticos.

"É o primeiro país do hemisfério sul a fazer parte do grupo de elite e, se não me engano, o único que entrou no Grupo 1 e foi galgando posições até o topo."

Diz Piccione, presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM)

TurokRj
TurokRj #Turokrj
, Danger de Janeiro
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,