Confira dez motivos para manter um bom sorriso

#Descontração Publicado por okardec, em .

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tL21KVkxIblUuanBn

Manter um bom sorriso no rosto, ajuda mais do que no bom humor, faz bem pra saúde e na sua vida pessoal.

Abra um sorriso sincero e sinta a diferença

A forma como lidamos com as adversidades da vida afeta diretamente a nossa saúde. Munir-se de atitudes otimistas para enfrentar problemas e frustrações pode contribuir para evitar um bocado de doenças.E há ferramenta melhor do que sorrir para nos manter no caminho da positividade? Um largo sorriso pode trazer diversos benefícios ao corpo e à mente, rejuvenesce e aumenta a expectativa de vida, sem contar os ganhos na vida social.Quer saber mais?

Confira a seguir dez bons motivos para sustentar um belo sorriso no rosto!

Rejuvenesce

Sorrir movimenta 12 músculos da face. Isso contribui para uma pele mais firme e contornos mais sólidos, suavizando rugas e linhas de expressão. A constatação é do japonês Tomonobu Ezure, pesquisador da marca de cosméticos Shiseido, que apresentou o estudo no último Congresso Internacional das Sociedades Cosméticas, em Paris.

Melhora o humor

Um sorriso largo, de orelha a orelha, induz o cérebro a liberar endorfina e serotonina, substâncias conectadas à sensação de bem-estar. De acordo com o médico clínico e homeopata Eduardo Lambert, em seu livro 'A Terapia do Riso' (Ed. Pensamento, 1999), sorrir é uma verdadeira arma contra o mau humor e o estresse. Ajuda ainda a aliviar as sensações ruins da depressão.

Alivia dores

A endorfina pode ser também um potente analgésico, acredita Sérgio Luís de Miranda, médico e cirurgião especialista em cirurgia buco-maxilo-facial do Hospital Israelita Albert Einstein. Uma vez liberada, relaxa o corpo e ajuda a suportar algumas dores, mesmo que por alguns instantes.

Fortalece o sistema imunológico

O relaxamento provocado pela liberação de endorfina também está associado ao fortalecimento do sistema imunológico, segundo pesquisa da Escola de Medicina da Universidade Loma Linda, na Califórnia, nos Estados Unidos. Ao sorrir, a produção e a atividade de células de defesas aumentam. É o caso da células NK ou "natural killers" (exterminadoras naturais), responsáveis por destruir vírus e até mesmo células cancerígenas. Contribui ainda para a produção de saliva, que também beneficia a imunidade.

Reduz risco de doenças cardíacas

A mesma pesquisa feita pela Universidade de Loma Linda, na Califórnia, nos Estados Unidos, relaciona também o sorriso à diminuição do risco de desenvolver doenças cardíacas. São vários os fatores, entre eles o aumento do fluxo sanguíneo, que controla a pressão e a circulação. Boas risadas também podem elevar o colesterol bom no organismo.

Sensação de prazer

Segundo uma pesquisa realizada pela British Dental Health Foundation, um sorriso provoca um estímulo emocional equivalente ao que 2.000 barras de chocolate produziriam no organismo. Surpreendente!

Aproxima as pessoas

Sorrir faz parte das relações sociais, e é uma ótima forma de comunicação. Um sorriso pode contagiar as pessoas ao seu redor e fazer com que elas se sintam bem e queiram estar perto de você. A constatação faz parte dos estudos do pesquisador e consultor comportamental norte-americano Mark Stibich.

Arma de conquista

Inúmeros estudos comprovam que sorrir tem papel importante na atração física. Uma pesquisa realizada pela marca de gomas de mascar Orbit Complete, por exemplo, descobriu que 69% das pessoas considera um sorriso mais atraente do que uma bela maquiagem.

Abre portas

O sorriso também está diretamente ligado a conquistas profissionais. Um estudo realizado pelo instituto de pesquisa norte-americano Kelton Research mostra que pessoas sorridentes são vistas como bem-sucedidas, inteligentes e amigáveis, e têm mais chances de serem promovidas ou ganharem aumento de salário.

Aumenta a longevidade

Um estudo da Universidade Wayne, em Michigan, nos Estados Unidos, observou que quanto mais largo o sorriso de uma pessoa, maior a sua expectativa de vida. Quando você sorri, é difícil não ser positivo. E enfrentar as adversidades da vida de forma positiva resulta em longevidade. Ser otimista também ajuda a prevenir AVC (acidente vascular cerebral), segundo pesquisa apresentada pela American Stroke Association.

Allan Kardec
Allan Kardec #okardec

O homem certo no lugar errado, pode mudar o Mundo!

, Luziânia, GO, Brasil