Emulador de PlayStation e PSP está a caminho do Xbox One

#Notícia Publicado por kelcardoso, em .

IMAGEaHR0cDovL2kyLnR1ZG9jZG4ubmV0L2ltZy90eXBlMjgvd2lkdGg2NDYvaGVpZ2h0Mjg0L2lkMjExNDcyXzEuanBn

O Xbox One é amplamente respeitado e considerado um dos melhores consoles da atualidade. Com uma biblioteca de jogos respeitável, o vigente consolide de Redmond ainda é munido do Windows 10, oferecendo diversas possibilidades para os usuários e desenvolvedores.

Ao longo deste ano, o dispositivo do 'lado verde' da força ganhou diversas atualizações, trazendo ainda a esperada retrocompatibilidade, que possibilita jogar diversos títulos do Xbox 360 e, em breve, ainda poderá contar com o suporte aos jogos do lendário Xbox original, de acordo com a nota da própria Microsoft.

Como o Xbox One trabalha com o Windows 10, o console também é capaz de executar aplicativos universais, visto que a iniciativa da Microsoft não é apenas restrita aos computadores, mas sim em quaisquer dispositivos que rodam o atual SO da companhia. Com diversos aplicativos disponíveis para smartphones e PCs, as mesmas ferramentas também aterrissaram no Xbox One, incluindo os emuladores de consoles clássicos.

De qualquer forma, devido a problemas de diretos de marca e propriedade intelectual dos títulos, a equipe resolveu cessar a publicação dos emuladores na Windows Store. Como, por exemplo, o Nesbox, emulador de jogos da Nintendo. Entretanto, como sempre há um "porém", os desenvolvedores implementaram uma "gambiarra" genial para os fãs mais nostálgicos, com uma alternativa em HTML5 que funciona diretamente através do navegador Edge, capaz de executar as ROMs a partir do OneDrive.

Este conceito abriu a possibilidade para outras plataformas, e nesta semana, os desenvolvedores do PPSSPP anunciaram que planejam levar um novo emulador de jogos do clássico PlayStation e do PSP ao Xbox One.

IMAGEaHR0cDovL2kyLnR1ZG9jZG4ubmV0L2ltZy93aWR0aDY2MC9oZWlnaHQ0NDAvaWQyMTE0NjJfMS5qcGc=

A equipe do da plataforma está realizando uma enquete, perguntando se os usuários tem interesse na alternativa. Quanto à instalação, o processo será um pouco mais complicado em relação ao Nesbox, isso porque para aproveitar os jogos dos dispositivos da Sony, o emulador precisará ser instalado a partir do modo de desenvolvedor, isto é, fora da loja oficial da Microsoft.

Vale ressaltar que, até o momento, diversos usuários votaram "sim", o que indica que a liberação do código pelos desenvolvedores é iminente.

Seria um grande presente para que os fãs possam aproveitar mais uma vez os jogos de franquias lendárias, como Crash e God of War, por exemplo.

kelcardoso
kelcardoso
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,