Revolver-Beatles:Sobre o disco

#Descontração Publicado por guithur, em .

Hoje, na segunda edição do ''Sobre o Disco'', falarei sobre mais um grandessíssimo álbum, e de imensa importância na história do Rock:Revolver

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5iZWF0bGVzLWhpc3RvcnkubmV0L2ltYWdlcy9iZWF0bGVzLXJldm9sdmVyLmpwZw==

O ano era 1966, a Beatlemania já havia conquistado o mundo todo.Saindo de Liverpool, conquistando a Europa e depois os EUA, o quarteto de adolescentes dos Beatles continuavam tendo a árdua tarefa se seguir fazendo ótimos álbuns.Nessa época os Beatles já tinham lançado 6 discos sendo o último o incrível Rubber Soul, e 6 discos em 3 anos era algo inimaginável para qualquer grupo na época. Até então os garotos de Liverpool tinham seguido com sua fórmula, misturando composições próprias (onde Lennon e McCartney escreviam a maior parte, e Harrison ficava com sua cota de 2 músicas por disco) e músicas de sucesso da época, interpretando com maestria e grande maturidade para músicos tão jovens.A mistura de R&B, Soul, Rock n' Roll e Blues era indiscutivelmente algo fantástico e é por isso que os Beatles continuavam cativando o público, mas o diferencial foi que nesse disco eles decidiram que em time que está ganhando, se mexe sim!

Os Beatles revolucionavam o mercado, deixando de lado o estilo sacolejante e grudento dos primeiros discos, e ''batendo no liquidificador'' inúmeras influências lançavam algo completamente novo e inovador no mercado. O quarteto já vinha experimentando pitadas de psicodelia desde HELP!, mas nesse disco toma uma nova proporção, além disso, é o primeiro disco do grupo que contava apenas com músicas autorais. A começar pela capa, o grupo procurava trabalhar com recortes fotográficos, e o artista Robert Freeman's apresentou sua ideia, que não agradou o quarteto.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5ub3J3ZWdpYW53b29kLm9yZy9iZWF0bGVzL2ltYWdlcy9mcmVlbWFucmV2b2x2ZXIuanBn

O grupo então, recorreu ao artista alemão Klaus Voormann que fez um desenho dos garotos, e foi muito aceito, que depois foi incrementado com recortes de fotos anteriores. A arte conceitual está representada abaixo:

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5ub3J3ZWdpYW53b29kLm9yZy9iZWF0bGVzL2Rpc2tvL3VrbHAvcmV2b2x2ZXJfZWFybHkuanBn

Então em 5 de agosto, o disco chega nas lojas, como qualquer disco dos garotos de Liverpool vende horrores.Ao colocar a bolacha na vitrola, logo o disco começa com uma excelente composição de Harrison, Taxman, aqui Harrison se mostra como guitarrista e compositor como nunca antes, e critica duramente as altas taxas cobradas sobre a população.Segue o disco com a maravilhosa Eleanor Rigby, com Paul nos vocais e acompanhado apenas por um quarteto de violinos, essa música viria a ser regravada por inúmeros músicos mais tarde, como Ray Charles.

Então chega I'm Only Sleeping, composição de Lennon e McCartney que abusa da tecnologia de gravação da época. Ouça com atenção a música, e esse som mágico que George tira da guitarra.Acredite, o som da guitarra foi gravado ao contrário, e depois invertido, daí esse efeito alucinante.Love You To é mais uma grande composição de Harrison.Aqui entra influência que George tem de Raga(música clássica indiana) cujo adquiriu em sua viagem para a Índia, onde aprendeu a tocar Cítara, e inclui numa música misturando Raga e psicodelia, é algo fenomenal ouvir isso! George foi responsável por abrir as portas para os músicos indianos nos EUA.Chega Here, There and Everywhere, balada fascinante composta pela dupla mais genial do rock.

IMAGEaHR0cHM6Ly9iZWF0bGVtZWRvLmZpbGVzLndvcmRwcmVzcy5jb20vMjAxMy8wOS9oYXJyaXNvbi1yYXZpLTYyMC0zNjg3MDAyOTItMzI2NDEyOC5qcGc=

George Harrison e seu professor de Cítara, o indiano Ravi Shankar

Na época, o baterista Ringo Starr cantava uma música por disco, mas como tinha um alcance vocal muito baixo não podia executar músicas com grandes saltos melódicos, então John e Paul compõe uma música simples, quase infantil para ele, e quem diria que viraria um Clássico com C maiúsculo da banda:Surge Yellow Submarine.Pra finalizar o lado A, toca She Said She Said, onde a banda trabalha bem para uma música grudenta e de arrepiar, aqui George se arrisca a gravar mais um Take com a guitarra, como não haviam mais canais é gravado por cima do som da música, só que naquela época a música era gravada em fita, caso George errasse, toda a música se perdia... ele acerta.

IMAGEaHR0cDovLzIuYnAuYmxvZ3Nwb3QuY29tLy1aVXhnQVYtZlVqZy9UYjRhcWhRbXRzSS9BQUFBQUFBQUR0SS9IS3Jpakt3NGFlZy9zMTYwMC9SZXZvbHZlckJhY2sxLmpwZw==

Contra capa do Disco

Levanta-se a agulha, lado B pra tocar. Abre com a dançante Good Day Sunshine, com boa pegada de R&B, e vem seguida de And Your Bird Can Sing, que não agradou Lennon por alguma razão, mas é fantástica também.Em For No One, a banda arrisca em uma balada mais lenta com instrumento de sopro, e acerta em cheio.O piano de George Martin (produtor dos Beatles) deixa a música ainda melhor.

Doctor Robert serve de nostalgia pra banda, que recupera o Rock n' Roll dos discos anteriores.George então apresenta mais uma de suas grandes composições, a 3° no disco I Want To Tell You mostra que ele estava conquistando mais espaço na banda, o que viria a dar bons frutos nos álbuns seguintes.Mais uma vez, John e Paul resgatam o velho R&B e Rock n' Roll da banda em How To Get You Into My Life, som bastante dançante e animado.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zLW1lZGlhLWNhY2hlLWFrMC5waW5pbWcuY29tLzczNngvNWYvMWMvZGUvNWYxY2RlOWIxZDVjYmE2NTA0ZDQ2NDg5ZmI2YTZlZmYuanBn

Beatles recebem o disco de ouro pelo Revolver

Chega então, para fechar o disco, a música mais psicodélica do quarteto até então, em Tomorrow Never Knows os garotos de Liverpool mais uma vez abusam da tecnologia da época e mostram porque os Beatles foram tão grande: ELES EXPERIMENTAVAM! A música é maluca e quase incompreensível, como disse anteriormente, na época as gravações eram feitas a partir de rolos de fita e era possível fazer colagens dessas fitas, no sentido literal da palavra. Se recorta a fita com o som e cola em outra, e assim, de recorte em recorte vai saindo essa música, misturando muitos sons, totalmente inovador na época.

Finaliza então, esse grande disco dos Beatles, um dos melhores registros dos garotos em ação já registrados, esse fascinante disco Revolver. Não é preciso falar a influência que esse disco teve no Rock Psicodélico que surgia na época, garanto que bandas como Pink Floyd aprenderam muito com esse disco. O Vaticano já havia criticado os Beatles duramente pela famosa frase de Lennon ''Os Beatles são mais famosos que Jesus Cristo'', mas em 2010 os garotos de Liverpool foram perdoados, e Revolver foi eleito o melhor álbum de música Pop da história (música pop significa música popular, música direcionada ao grande público, portanto a classificação está correta).

Recomendo a audição a todos, deixarei algumas músicas aqui e o álbum na integra pode ser facilmente encontrado na Internet.

eGpfeGZfd0NwUlk=

SlB5ZXFaTnVfbG8=

NUowZmZzSE42VDg=

QWgyY2t6WGdyeDQ=

Obrigado por ler o artigo, deixe sua avaliação. Deixarei abaixo também o link da primeira edição da série Sobre O Disco, que falou sobre o disco do Pantera, Far Beyond Driven

http://www.gamevicio.com/i/noticias/226/226390-far-beyond-driven-pantera-sobre-o-disco/

guithur
guithur
, sua mae