Nasa encomenda primeira missão tripulada a SpaceX

#Notícia Publicado por DouglasG1, em .

Missão tem como objetivo levar astronautas americanos até a Estação Espacial Internacional. Iniciativa integra programa Commercial Crew da Nasa.

IMAGEaHR0cDovL2lkZ25vdy5jb20uYnIvaWRnaW1hZ2VzL1NwYWNlWF82MjUuanBn

A Nasa encomendou sua primeira missão comercial tripulada à SpaceX. Com isso, a empresa espacial de Elon Musk agora tem autorização para seguir com o lançamento da cápsula Crew Dragon que terá como destino a Estação Espacial Internacional (ISS).

A missão está prevista para acontecer até o final de 2017, porém ainda não há data confirmada para o lançamento. A Nasa também firmou contrato com a Boeing, que ao lado da SpaceX, integram o Commercial Crew Program da agência espacial americana.

Apesar da iniciativa encarregar as duas companhias da criação e operação de uma espaçonave para transportar astronautas a ISS, nenhuma das duas já construíram suas respectivas aeronaves espaciais. A Boeing está começando a montar sua CST-100 Starliner e a SpaceX está trabalhando na Crew Dragon, que é uma versão melhorada da sua cápsula de carga Dragon.

Atualmente, a Nasa precisa recorrer a agência espacial russa para enviar astronautas a ISS, uma operação que custa US$ 80 milhões aos Estados Unidos.

Fora a economia, o Commercial Crew permitirá astronautas americanos chegar à estação espacial com veículos de fabricação americana novamente.

A Nasa ainda não confirmou qual companhia lançará a primeira nave tripulada e quantos astronautas serão enviados. Há uma probabilidade da Boeing sair na frente, tendo em vista que a Nasa firmou contrato com a companhia em maio último.

A Space X também fez notícia esse ano depois que sua cápsula de carga, a Falcon 9, explodiu logo após seu lançamento. Ela tinha como objetivo levar suprimentos á ISS. A Space X indicou que o problema se encontrava num suporte defeituoso no tanque de combustível superior do foguete e declarou que havia suspendido lançamentos até concluir uma investigação mais detalhada do incidente.

DouglasG1
DouglasG1
Publicações em Destaque