Skylake: confira os detalhes e novidades dos novos chips Core i5-6600K e Core i7-6700K de 6ª geração

#Notícia Publicado por Cristianogremista, em .

É oficial: a era Skylake acaba de começar. Nesta quarta-feira (5), na Gamescom 2015, a Intel anunciou os dois primeiros modelos da sexta geração de processadores Core: os chips Core i5-6600K e Core i7-6700K. A espera teve alguma coisa de rumor e expectativa, mas não foi em vão. Tudo indica que os chips Skylake não vão decepcionar.

IMAGEaHR0cHM6Ly90ZWNub2Jsb2cubmV0L3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE1LzA4L2NvcmVfaTdfc2t5bGFrZS03MDB4MzQ2LmpwZw==

Assim como as unidades Broadwell (a geração atual), os chips Skylake são baseados em tecnologia de fabricação de 14 nanômetros (a próxima geração também terá essa litografia). Mas, nos demais aspectos, muita coisa muda.

Para começar, os chips Skylake utilizam um padrão de conexão ligeiramente diferente, o socket LGA 1151. Isso significa que você não poderá instalar os novos processadores em placas-mãe com LGA 1150, por exemplo. A recíproca é verdadeira: processadores Core das gerações anteriores não são compatíveis com o novo socket.

IMAGEaHR0cHM6Ly90ZWNub2Jsb2cubmV0L3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE1LzA4L2NvcmVfaTdfc2t5bGFrZV9uYWtlZC5qcGc=

Outra mudança notável é o foco que os novos processadores dão para as memórias DDR4. A Skylake é uma arquitetura de transição, digamos assim, então ainda haverá compatibilidade com módulos DDR3 (DDR3L, especificamente). Mas, provavelmente, teremos muito mais placas-mãe com DDR4. Memórias DDR3 deverão estar mais presentes em laptops, pelo menos inicialmente.

Quer dizer então que a Intel vai nos forçar a comprar novas memórias se tivermos que fazer um upgrade? Se você quiser extrair o máximo potencial dos novos chips, sim, mas eu não vejo isso de modo negativo. A transição faz sentido. Memórias DDR4 consomem menos energia (por padrão, trabalham com 1,2 V), têm taxas de transferência mais altas e são mais densas, ou seja, dá para contar com mais gigabytes no mesmo módulo.

É verdade que as memórias DDR4 são mais caras, mas os preços devem baixar à medida que a fabricação dos módulos aumentar.

Na nova geração, a Intel não quer dificultar (muito) a vida dos amantes de overclock. Os processadores Skylake (pelo menos os modelos mais poderosos) virão com multiplicador liberado e completo acesso ao BCLK (clock base). Também há mais liberdade para overclock de memória.

IMAGEaHR0cHM6Ly90ZWNub2Jsb2cubmV0L3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE1LzA4L2NvcmVfaTdfb3ZlcmNsb2NrLTcwMHgyODEuanBn

Tem mais: com os chips Haswell, a Intel passou a adotar o FIVR (Fully Integrated Voltage Regulator). Isso significa que o regulador de voltagem deixou de estar presente na placa-mãe para ser integrado ao processador. Teoricamente, essa abordagem permite controle mais preciso da alimentação elétrica e reduz os custos de fabricação da placa-mãe. Só que a geração Skylake deixou de incorporar o FIVR.

Para muita gente, essa é uma ótima notícia. Apesar das aparentes vantagens, muitos heavy users acreditam que o FIVR atrapalha o overclock por fazer o processador gerar mais calor e dificultar a mudança de determinados parâmetros.

Não é do feitio da Intel dar enfoque ao overclock dessa maneira. Provavelmente, a mudança de comportamento é uma estratégia para a companhia se aproximar ainda mais do público gamer. Mas há um detalhe importante: inicialmente, o real aproveitamento do overclock só será possível com o também novo chipset Intel Z170.

IMAGEaHR0cHM6Ly90ZWNub2Jsb2cubmV0L3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE1LzA4L2luZm9zX3oxNzAtNzAweDUxMy5qcGc=

Obviamente, o componente não foi pensado só para dar acesso a parâmetros de overclock. O chipset também se destaca por trazer Thunderbolt 3.0, PCI Express 3.0 (até 20 pistas), RAID baseado em dispositivos com conectores M.2, SATA de 6 Gb/s, até 14 portas USB 2.0 e máximo de dez conexões USB 3.0. Pode haver suporte a USB 3.1, mas isso dependerá de controladores instalados na placa-mãe pelo fabricante.

Pelo jeito, a Intel já entende como regra a integração de GPUs aos seus processadores. Na nova geração não é diferente. Os chips Core i5-6600K e Core i7-6700K, por exemplo, virão com a igualmente nova GPU Intel Graphics HD 530.

IMAGEaHR0cDovL2dhbWVzY2VudGVyLmNvbS5ici93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNS8wMS9kaXJlY3R4MTIucG5n

Ambos os processadores são de alto desempenho e devem atender especialmente aos gamers de plantão, público que, invariavelmente, equipa suas máquinas com placas de vídeo poderosas. Assim, é pouco provável que os jogadores se interessem pela GPU integrada. Provavelmente, o recurso servirá como "quebra-galho".

A Intel Graphics HD 530 suporta DirectX 12, resolução 4K e até três transmissões de vídeo ao mesmo tempo, por exemplo. Fraca, portanto, a GPU não é. Mas jogos mais pesados certamente exigirão chips gráficos mais parrudos.

IMAGEaHR0cHM6Ly90ZWNub2Jsb2cubmV0L3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE1LzA4L2NvcmVfaTdfaTVfc2t5bGFrZS03MDB4NDI3LmpwZw==

Nas demais especificações, o Core i5-6600K conta com quatro núcleos, clock de 3,5 GHz (3,9 GHz em Turbo Boost), cache L3 de 6 MB e TDP de 91 watts. Não há suporte a HyperThreading, porém.

Já o Core i7-6700K é um chip quad-core com frequência de 4 GHz (4,2 GHz em Turbo Boost), cache L3 de 8 MB e, novamente, TDP de 91 watts. O HyperThreading está presente nesse modelo.

Ambas as novidades chegam ao mercado até o final do trimestre nos Estados Unidos. O Core i5-6600K terá preço sugerido de US$ 243; o Core i7-6700K, de US$ 350. Para nós, no Brasil, a conversão deve ser cara, você sabe como é.

IMAGEaHR0cHM6Ly90ZWNub2Jsb2cubmV0L3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE1LzA4L2NvcmVfaTdfaTVfc2t5bGFrZV90YWJsZS03MDB4Mzc0LmpwZw==

Mas essa é só a largada. Ao longo dos próximos meses, a Intel deve anunciar mais processadores Skylake, inclusive mais baratos. Podemos esperar mais novidades (incluindo outros detalhes da nova geração) na próxima edição do Intel Developer Forum, marcada para o próximo dia 18.

Valerá a pena migrar? Esse é o tipo de pergunta que merece um "depende". Se você tem um computador mais antigo (com processador Sandy Bridge ou Ivy Bridge, por exemplo), é uma ideia a se considerar. Se não, talvez seja melhor esperar um pouco mais. Pelo o que já apontam alguns benchmarks, o ganho de performance das unidades Skylake não deve superar 10% na comparação com as gerações anteriores - os chips Broadwell e Haswell.

Cristiano
Cristiano #Cristianogremista

Não existe jogo ruim.O ruim é não jogar.

, Santa Rosa-RS
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,