"Alunos têm que abandonar caneta e papel", diz professora da Microsoft

#Notícia Publicado por wesleyguimaraes111, em .

Você acha que é injusto que as escolas obriguem as crianças a usar caneta e papel nos dias de hoje? Este é o argumento defendido por Lia de Cicco, diretora de Educação da Microsoft Canadá. Ela defendeu esta tese durante o último Microsoft Summit em 2015, em Vancouver, para uma platéia de 200 professores.

  1. "Quando foi a última vez que você se expressou com um pedaço de giz? Crianças não se expressem hoje em dia através de textos em letras cursivas. As crianças de hoje escrevem apenas em seus celulares e computadores, e em muitos sentidos elas escrevem até mais do que as gerações anteriores da mesma faixa etária."
  1. "Isto é um sinal para que os professores desenvolvam suas práticas e habilidades educadoras de maneira a não alienar as nossas crianças na sala de aula. Elas não estão ganhando o tipo de aprendizagem que elas precisam para agora e para o futuro. Nós ainda estamos os ensinando da mesma maneira que fazíamos a 100 anos atrás."

Lia de Cicco era professora até entrar para a Microsoft, e devido a sua experiência em sala de aula, percebeu o quanto a utilização destes métodos afastava os alunos de seus conteúdos na escola. Ela acredita que os professores precisam entender melhor como os jovens se comunicam e aprender a utilizar essas ferramentas para poder alcançá-los.

IMAGEaHR0cDovL2kyLnR1ZG9jZG4ubmV0L2ltZy93aWR0aDY2MC9oZWlnaHQ0OTUvaWQxMjczNDkuanBn

Copiar coisas no quadro negro, não faz mais nenhum sentido quando você tem uma câmera. Copiar o que a professora fala também não. É importante que os profissionais atualizem as suas ferramentas na hora em que se tornam educadores.

  1. "Nós precisamos entender o que os alunos estão fazendo para ensiná-los a direcionar isso de uma maneira que vai levá-los para o sucesso no futuro. Vivemos em um momento muito delicado de mudança, onde as gerações ainda não se entendem bem e isto pode parecer assustador para um professor. Porque você espera que uma criança vá para escola e sente na mesma cadeira com caneta e caderno? Quando elas chegam em casa elas tem todos esses aparelhos que a ajudam a interagir com o mundo, seja jogando, assistindo ou lendo coisas incríveis online, e a expectativa da escola é ser o contrário dessa experiência. Você iria gostar de fazer isso? Dificilmente."

Quando perguntada como ela enxergava uma sala de aula, ela deu exemplo de alguns colégios que se valem da tecnologia para ensinar os seus alunos, com impressoras 3D, computadores, sofás e até mesmo Lego, vários sets diferentes deste brinquedo.

Uma das coisas que pode acabar é a própria ideia da sala de aula. Afinal, o que é uma sala de aula? Todos os lugares espaços e momentos deveriam ser dedicados a educação de uma criança, e hoje elas aprendem em qualquer lugar . Desde que elas tenham o dispositivo certo em suas mãos e acesso a internet elas podem trabalhar de qualquer lugar. É por isso que as ferramentas são tão importantes na educação moderna.

"Nossas escolas atuais são como prisões, paredes de concreto, sem cor, sem preocupação em ser atual ou excitante." É importante notar que Lia não advoga para o fim da escrita nos colégios, muito pelo contrário, o ideal é trocar o caderno, a caneta e os livros por um tablet com um stylus, que não só funciona para letras cursivas, como é muito mais fácil de corrigir e apagar.

Wesley
Wesley #wesleyguimaraes111

"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta."

, Pinhais
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,