De volta à vida: médicos querem testar técnica de ressuscitação em humanos

#Notícia Publicado por Frocharocha, em .

IMAGEaHR0cDovL21pZGlhLnBvcnRhbGJlaS5jb20uYnIvMjAxNC8xMS9ub3RpY2lhXzk0NzMzLTk0MHg0NTAuanBn

Imagine um dia em que será possível trazer os mortos de volta à vida? Loucura? Não para dois médicos norte-americanos e muitas pessoas que já "encomendam" o congelamento de seus corpos quando a hora da morte chegar.

De acordo com um artigo de David Robson da BBC Future, Peter Rhee, da Universidade do Arizona, e Samuel Tisherman, da Universidade de Maryland, uniram seus esforços nesse objetivo de "ressuscitar" os humanos. Mas, antes, é claro, já realizaram testes que envolvem uma técnica radical em animais.

O procedimento envolve a drenagem de todo o sangue do corpo do paciente seguido de um resfriamento de cerca de 20 graus abaixo a temperatura normal do corpo. Feito isso, assim que o problema do paciente é resolvido, o sangue é bombeado de volta e o corpo é reaquecido lentamente. Ao atingir 30 graus Celsius, o coração volta a bater e com o aquecimento progressivo vai se tornando mais estável.

Mas como foram os testes em animais? Será que as cobaias se recuperaram bem? De acordo com o que Samuel Tisherman falou à BBC, surpreendentemente, os animais em seus experimentos demonstraram muito poucos efeitos nocivos quando acordaram. "Eles ficaram um pouco grogues ao acordar, mas no dia seguinte já estavam bem", disse o médico.

Frocharocha
Frocharocha
, São Paulo
Publicações em Destaque