Watch Dogs é uma péssima noticia para os usuários AMD e talvez para todo o ecossistema de jogos para PC

#Notícia Publicado por VSDias55, em .

IMAGEaHR0cDovL2NyaXRpY2FsaGl0cy5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTMvMDYvd2F0Y2gtZG9ncy1tdWx0aS5qcGc=

Quando se trata de jogos de PC, existe uma guerra não tão sutil que está sendo travada pela AMD e a Nvidia pela lealdade continua de seus usuários. O campo de batalha envolve coisas como otimização de drivers e a implementação de recursos proprietários, softwares e ferramentas para dar a cada fabricante de placas de vídeo uma vantagem competitiva.

Watch Dogs da Ubisoft é o mais recente título de PC que tira vantagem do GameWorks da Nvidia, uma robusta coleção de ferramentas que permite que os desenvolvedores de jogos produzam uma experiência visual que simboliza o slogan da Nvidia: "O jeito que que deve ser jogado." Os desenvolvedores licenciam essas tecnologias da Nvidia como o TXAA e o ShadowWorks para oferecer uma ampla gama de melhorias gráficas para coisas como fumaça, iluminação e texturas. Os engenheiros da Nvidia normalmente trabalham junto com os desenvolvedores para melhorar a execução do seu código final.

IMAGEaHR0cDovL2kxM2QuM2RqdWVnb3MuY29tL2p1ZWdvcy84OTAxL3dhdGNoX2RvZ3MvZm90b3Mvc2V0L3dhdGNoX2RvZ3MtMjQ4MDkyMy5qcGc=

Exemplos recentes de títulos da Nvidia GameWorks incluem Batman: Arkham Origins, Assassin's Creed IV: Black Flag e o tão aguardado Watch Dogs.

Como você está suspeitando pelo titulo, o GameWorks da Nvidia é uma boa noticia apenas para a Nvidia, os seus parceiros de desenvolvimento e os usuários de sua GPU. Isso é algo lógico e serve uma fatia considerável do mercado. De acordo com Robert Hallock da AMD, essa é uma terrível noticia para o ecossistema de jogos para o PC em geral.

GameWorks representa uma ameaça clara e presente para os jogadores por deliberadamente afetar o desempenho dos produtos da AMD (40% do mercado) para aumentar a margem em favor dos produtos da NVIDIA.

Mas espere, é lógico que a AMD estaria irritada com o concorrente ter uma vantagem quando se trata de fidelidade e recursos gráficos certo? Hallock explica que o principal problema é mais profundo:

A participação no programa GameWorks muitas vezes impede os desenvolvedores de aceitar sugestões da AMD que iriam melhorar o desempenho diretamente no código do jogo, a forma mais desejável de otimização.

Assim, um estúdio parceiro como a Ubisoft pode sugerir ou escrever melhorias para a biblioteca da GameWorks, mas a AMD não está permitida ver essas mudanças ou sugerir algo.

A ofuscação do código torna difícil de realizar a nossa própria otimização de drivers, já que as características do jogo estão escondidas atrás de várias camadas de rotinas tortuosas e nada óbvias. Essa mudança coincide com a decisão da NVIDIA de remover todos os códigos públicos do Direct3D do seu site em favor de uma página de 'nos contate para licenciamento'. A AMD não se envolve, apoia ou tolera tais atividades.

IMAGEaHR0cDovL2hhcmR3YXJlLnRlY25vZ2FtaW5nLmNvbS9pbWFnZXMvYXJ0aWN1bG9zLzIwMTMvMTIvTnZpZGlhLUdhbWV3b3Jrcy5qcGc=

Acredito que não há nada de errado com uma companhia escolher esconder as chaves que talvez liberem uma vantagem para os competidores. A AMD está aborrecida porque eles adotam uma abordagem oposta.

O nosso trabalho com os desenvolvedores de jogos é fundado tolamente em códigos abertos e compartilháveis, os quais disponibilizamos em nosso portal de desenvolvedor. Nós acreditamos que permitindo que o desenvolvedor com códigos óbvios e editáveis pode beneficiar a todos, não apenas o hardware da AMD, mas permite a todos os jogadores se beneficiarem da nossa parceria com o desenvolvedor. Como o TressFX Hair roda igualmente bem em hardwares da AMD e NVIDIA, por exemplo, você pode ver que isso é verdade.

Eu acredito que Hallock não está mentindo. A tecnologia FreeSync da AMD tem como objetivo melhorar a relação de trabalho entre o monitor e a GPU por usar as especificações do Adaptive Sync, o qual em breve será padrão em todos os monitores com DisplayPort. A solução da Nvidia, o G-Sync, é proprietário e envolve hardwares personalizados colocados em monitores padrões. O Mantle da AMD, uma API de baixo nível, não exige a arquitetura GCN para funcionar. A AMD diz que irá funcionar igualmente nas placas de vídeo da Nvidia. A companhia claramente suporta o desenvolvimento de códigos abertos.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5lYXN5Y29tLmNvbS51YS9kYXRhL2l0dGVjaC8yMDEzMTAyMTEyMC0yNTQ4L2ltZy8wM19udmlkaWFfZWRpdG9yc19kYXkuanBn

Com tudo isso especificado, vamos falar especificamente de Watch Dogs. O jogo tem sido testado em uma variedade de novas placas de vídeo da AMD e Nvidia, e o resultado foi fascinante e frustante ao mesmo tempo. É evidente que Watch Dogs foi otimizado para o hardware da Nvidia, mas é impressionante o quão mal otimizado está para o hardware da AMD. Eu garanto que quando o jogo ser lançado, uma multidão de jogadores chateados irão culpar a AMD pelo desempenho baixo.

Perguntamos a Robert Hallock especificamente sobre isso e ele explicou que eles tiveram "pouco tempo com o título e foram capazes de implementar algumas melhorias no desempenho graças à habilidades dos seus engenheiros de drivers. Analisando com cuidado o desempenho com uma variedade de ferramentas internas os permitiram melhorar a experiência do título, apesar das tentativas deliberadas de ofuscação.

A AMD irá lançar um novo driver para o público essa semana que possui essas melhorias. Infelizmente a conversa com Hallock não terminou de maneira agradável:

Eu estou incerto se nós conseguiremos obter ganhos adicionais devido as infelizes práticas do programa GameWorks.

IMAGEaHR0cDovL2ludGVybmF0aW9uYWwuZG93bmxvYWQubnZpZGlhLmNvbS9nZWZvcmNlLWNvbS9pbnRlcm5hdGlvbmFsL2ltYWdlcy93YXRjaC1kb2dzL3dhdGNoLWRvZ3MtbnZpZGlhLWdlZm9yY2UtZ3R4LWJ1bmRsZS1rZXktZ3JhcGhpYy02NDBweC5qcGc=

O jornalista de tecnologia Joel Hruska da ExtremeTech resumiu porque o GameWorks da Nvidia pode acabar fornecendo uma experiência ruim para os consumidores e um obstáculo potencialmente perigoso ao longo prazo para o desenvolvedores.

A AMD não está mais no controle do seu próprio desempenho. Apesar de o GameWorks tecnicamente não prender os desenvolvedores na solução da Nvidia, um desenvolvedor que deseja dar suporte para ambas companhias igualmente terá que trabalhar com a AMD e a Nvidia desde o começo do ciclo de desenvolvimento para criar um código especifico. É impossível para a AMD prover uma correção rápida após o lançamento do jogo. Esse tipo de tática acaba prejudicando os desenvolvedores sob o pretexto de ajudá-los.

Você concordando ou não com essa avaliação, Hruska profetizou com sucesso esse mesmo dia em Dezembro, dizendo:

E apesar de sabermos que os atuais títulos do GameWorks não causam nenhuma penalidade para a AMD, os desenvolvedores que contarem com esse fato talvez acabem descobrindo que os seus jogos rodam inexplicavelmente mal nos hardwares da AMD, sem saber o porquê.

IMAGEaHR0cDovL2Jsb2dzLWltYWdlcy5mb3JiZXMuY29tL2phc29uZXZhbmdlbGhvL2ZpbGVzLzIwMTQvMDUvV2F0Y2gtRG9ncy0xMDgwcC1CZW5jaG1hcmstMjkweC12ZXJzdXMtNzcwLnBuZw==

O que você está vendo no benchmark acima é uma placa de vídeo da AMD que custa $500 (Radeon 290x) lutando para se manter contra uma placa da Nvidia de $300 (GTX 770) usando um dos mais baixos níveis de Anti-Aliasing, já que o TXAA da Nvidia não está disponível para os usuários da Radeon. E o desempenho reduz em conformidade. Ambas as placas testadas são placas de referências e o sistema é um Intel Core i7 4770k com 16GB de 1866MHz RAM rodando no Windows 8.1, com os últimos drivers de ambas as placas.

Para colocar ainda mais em perspectiva, a placa 290x da AMD possui desempenho 51% melhor que a 770 da Nvidia em um dos títulos mais exigentes do mercado, Metro: Last Light, o qual também é um titulo otimizado para a Nvidia. Como seria de esperar, dado os seus respectivos preços, a 290x da AMD pode e deve superar a 770 da Nvidia e competir com a 780Ti na maioria dos títulos.

IMAGEaHR0cDovL2Jsb2dzLWltYWdlcy5mb3JiZXMuY29tL2phc29uZXZhbmdlbGhvL2ZpbGVzLzIwMTQvMDUvd2RudmlkaWEucG5n

Ainda existe o fato de que a Unreal Engine 4, a última engine gráfica da Epic, possui o GameWorks da Nvidia em seu núcleo. A versão anterior da Epic, a Unreal Engine 3, foi amplamente adotada e esperamos o mesmo da nova versão, a qual parece impressionante. Se isso irá ou não prejudicar o desempenho de futuros títulos nos hardwares da AMD ainda não sabemos, mas acredito que a preocupação é justificável.

Vinicius
Vinicius #VSDias55
, Florianópolis
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,