O fim de uma era: Guia do Hardware chega ao fim

#Notícia Publicado por Turokrj, em .

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5iYWJvby5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTQvMDMvZ3VpYS1kby1oYXJkd2FyZS5qcGc=

Um dos maiores portal voltado a hardware, análises, dicas e outros assuntos relacionado ao mundo da informática, que ao longo de 15 anos muitos sanaram suas dúvidas através de seu fórum, e até adicionaram mais conhecimento técnico sobre periféricos e software, infelizmente o Guia do Hardware chega ao fim.

  1. Abaixo, na integra, o comunicado sobre o encerramento do site:

Carlos E. Morimoto

"O Guia do Hardware.net foi ao ar em fevereiro de 1999, há exatos 15 anos. Desde o inicio o foco do site foi atender o público técnico, que buscava não apenas especificações e benchmarks dos novos lançamentos, mas acima de tudo explicações técnicas sobre como as coisas funcionam. Essa era a época em que ter um PC ainda era um luxo. Tudo era muito mais caro e o hardware era muito mais limitado, o que fazia com que cada um tentasse extrair todo o desempenho possível do equipamento. Deixar o sistema limpo, otimizar as configurações, fazer overclock, mexer no registro do Windows e assim por diante eram ocorrências comuns para qualquer um que tinha um PC e uma curiosidade um pouco acima da média. O Linux ainda estava em sua infância, e simplesmente instala-ló demandava um conhecimento substancial não apenas sobre o próprio sistema, mas também sobre o hardware da máquina. Mesmo o acesso a internet ainda era algo recente, feito através de modems de 36.6 kbps.

De lá pra cá as coisas mudaram muito. Os PCs se tornaram muito mais acessíveis e lentamente começaram a perder espaço para os notebooks, e em seguida para os smartphones e tablets. A computação se tornou acessível às massas e os eletrônicos passaram a ser algo consumível. Cada vez menos usuários montam seus próprios PCs (muitos nem sequer ainda usam um PC!) e existe cada vez menos espaço para técnicos dedicados a configurar ou consertar coisas, já que sistemas como o Android, Ubuntu e o Windows 8 são muito simples de usar e manter e o dono tem cada vez menos acesso as entranhas do sistema, passando o foco a ser os aplicativos e não mais as configurações e manutenção. O foco geral da computação foi transferido para o mercado de consumo, com produtos cada vez mais descartáveis e cada vez menos espaço para os escovadores de bits.

Como consequência, a grande maioria dos sites técnicos passaram a dar mais enfoque para noticias, testes e coberturas de lançamentos, e menos enfoque aos aspectos técnicos, visando atender a demanda do publico. Proporcionalmente, cada vez menos estão interessados em explicações técnicas. Em um sentido isso é bom, pois mais pessoas passaram a ter acesso à computação, mas por outro lado esses novos tempos são um pouco frustrantes para quem é das antigas.

Essas mudanças de rumo tornaram nosso trabalho no GDH de certa forma obsoleto. De um certo tempo pra cá o ritmo de atualizações no site veio caindo, como deve ter notado, e eventualmente chegamos a conclusão que o melhor seria partir para outros projetos. O site continuará no ar indefinidamente, servindo como uma ferramenta de consulta para todos os tutoriais e artigos publicados. O forum também continua funcionando normalmente, com as acaloradas discussões de sempre e o arquivo completo de todas as mensagens anteriores.

Ainda temos também um número de exemplares dos livros da GDH Press, que ainda são os livros mais aprofundados sobre Hardware, Linux redes que podem ser encontrados no mercado. Estes livros não serão mais reimpressos, por isso se ainda não tem, certifique-se de encomendar um antes que acabe :-) Livros em Promoção.

No mais, ficam nossos sinceros agradecimentos por todos estes anos que caminhamos juntos. Junto com todo o trabalho vieram muitos amigos sinceros, que manteremos por toda a vida. Um grande abraço, fique com Deus".

TurokRj
TurokRj #Turokrj
, Danger de Janeiro
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,