Agência de espionagem britânica interceptou webcams de usuários do Yahoo

#Notícia Publicado por MorpheusGV, em .

IMAGEaHR0cDovL2k2MS50aW55cGljLmNvbS83MnZrc24uanBn

A agência de espionagem britânica GCHQ, com ajuda da americana NSA, interceptou e armazenou imagens de webcam de milhões de usuários de internet, segundo documentos revelados nesta quinta-feira pelo site do jornal "Guardian". As imagens foram coletadas em chats do Yahoo pelo programa chamado Optic Nerve, entre 2008 e 2010, fossem os usuários alvo de inteligência ou não. Segundo o jornal, o material recolhido inclui grande quantidade de imagens sexuais.

A reportagem é apoiada por reproduções de documentos confidenciais. Somente num período que cobre seis meses de 2008, a agência coletou material de mais de 1,8 milhão de usuários do Yahoo. A empresa reagiu com um comunicado indignado sobre o assunto, acusando as agências de inteligência de "atingirem um novo nível de violação de privacidade dos usuários".

A empresa reagiu furiosamente à notícia publicada pelo "Guardian" e negou qualquer conhecimento prévio do programa, acusando as agências de "um novo nível de violação da privacidade dos usuários".

O Optic Nerve, descoberto através de documentos fornecidos pelo ex-técnico da CIA Edward Snowden, começou a ser utilizado como um protótipo em 2008 e ainda estava ativo em 2012. O sistema foi usado para experimentos de reconhecimento facial automatizado, monitorando alvos da GCHQ e ajudando a descobrir novos suspeitos. As buscas poderiam ser usadas para tentar encontrar suspeitos de terrorismo ou criminosos que fazem uso de IDs múltiplos e anônimos na internet.

Ao invés de coletar chats de webcam na sua totalidade, o programa salva uma imagem a cada cinco minutos a partir da alimentação dos usuários, em parte para cumprir a legislação de direitos humanos, mas também para evitar sobrecarregar servidores da agência britânica. A GCHQ, no entanto, não tem os meios técnicos necessários para garantir que nenhuma das imagens de cidadãos do Reino Unido ou dos EUA sejam coletadas e armazenadas pelo sistema, e não há restrições nos termos da legislação do Reino Unido para evitar que as fotos dos americanos sejam visualizadas por analistas britânicos.

"A detecção de rosto tem o potencial de ajudar a seleção de imagens úteis para "mugshots" (foto de identificação policial). As melhores imagens são aquelas onde a pessoa está de frente olhando para a câmera", explica um dos documentos vazados por Snowden.

Matheus
Matheus #MorpheusGV
, Espirito Santo