AMD prepara SOC Kabini (Athlon e Sempron) baseados no soquete FS1b

#Notícia Publicado por Turokrj, em .

IMAGEaHR0cDovL3MyLnBvc3RpbWcub3JnLzl4ZGdzemtjOS9LYWJpbmlfRFRfcG9ydGFkYV85NjB4NjIzLmpwZw==

A AMD anunciou em outubro deste ano que estava trabalhando no seu novo SoC para Athlon e Sempron de codinome "Kabini-DT", que disponibilizará aos usuários uma opção atualizável bem mais barata​, graças ao seu soquete Fs1b (721 pinos).

O site Sweclockers, informa os primeiros detalhes sobre este futuro SoC, que terá seu lançamento baseados nas marcas Sempron e Athlon, que são produtos mais voltados para a área de trabalho com padrão acessível e os mini-PCs multimídia (HTPCs), o que os torna concorrentes diretos do SoC Intel Pentium e Celeron J Series, os "Valleyview-D" (plataforma Bay Trail-D).

Semelhante aos SOCs Kabini-ULV (dirigidos a notebooks e ultrafinos), o novo SoC Kabini-DT apresentam:

  1. Até 4 núcleos Jaguar. Gráficas Radeon "Graphics Core Next", com 128 processadores de shaders. Controlador de memória DDR3-1600 mono canal.
  2. Chipset A58 FCH "Bolton-LP" (SATA 6G/s e USB 3.0 integrado). TDP de até 25W.

As especificações desses futuros SoC são:

IMAGEaHR0cDovL3MxMS5wb3N0aW1nLm9yZy9nMWZ6aHF1MzcvS2FiaW5pX0RUX3NwZWNzXzFfNjYweDY2MC5qcGc=

Com esse novo SOC Kabini-DT a AMD procura substituir os velhos microprocessadores Athlon II X2 200 Series "Regor" e os Sempron 100 Series "Sargas" de soquete AM3, e sendo uma ótima alternativa contra os SoCs Pentium e Celeron J Series "Valleyview-D" da Intel, já que oferece maior poder de computação, gráfica (um desempenho mais puro e suporte a API Mantle da AMD), também um melhor controlador de disco (SATA-III vs SATA-II de "Valleyview-D").

Os usuários terão a possibilidade de atualizar o seu equipamento com outros futuros SOCs baseados no soquete Fs1b (lembrando que o "Valleyview-D" é soldada à placa-mãe).

Ressaltando que o Kabini-DT é um SoC (integra CPU + GPU + IMC + Northbridge e Southbridge), Se espera que as placas-mãe compatíveis com esse SOC tenham um preço bem econômico aos bolsos e com um provável suporte aos futuros "Beema-DT" (Beema-ULV é composto de pino a pino totalmente compatível com o Kabini-ULV).

Kabini-DT e as placas-mãe compatíveis com ele serão lançados em março de 2014.

Via sweclockers

TurokRj
TurokRj #Turokrj
, Danger de Janeiro