Aplicativo monitora todas as linhas de ônibus do Rio e de São Paulo

#Notícia Publicado por vinny_td, em .

IMAGEaHR0cDovL3B1bHNvc29jaWFsLmNvbS9lbi93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxMy8wMi9idXVzMS5qcGc=

Mais de 500 linhas de ônibus da cidade do Rio de Janeiro agora podem ser monitoradas pelo aplicativo Buus, no mercado desde janeiro deste ano.

André Ikeda, um dos fundadores da startup, estudante de Engenharia da Computação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), conta que chegar a esse número elevado só foi possível graças a uma parceria com a prefeitura da cidade, que começou a ser desenhada no ano passado, depois que a startup ganhou o concurso Rio Apps 2012, promovido pela própria prefeitura. Na época, o Buus usava uma versão colaborativa, na qual o usuário compartilhava a posição do ônibus em que estava.

Em entrevista ao Estadão, André ressaltou que o projeto já deveria fazer parte do plano do governo. "Me senti obrigado a participar, era uma oportunidade de contribuir com a cidade e dar um puxão de orelha nos governos, pois esse tipo de serviço já deveria estar disponível há muito tempo".

Agora, com a parceria concretizada, o aplicativo usa os dados de GPS da frota de ônibus da cidade para informar a localização dos ônibus ao passageiro que está esperando no ponto. "São mais de 7 mil ônibus da cidade do Rio de Janeiro e algumas linhas intermunicipais da região metropolitana", afirma Ikeda.

IMAGEaHR0cDovL3B1bHNvc29jaWFsLmNvbS9lbi93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxMy8wMi9FcXVpcGUtQnV1cy5qcGc=

A nova versão do aplicativo funciona também em São Paulo, cobrindo 1.200 rotas. "Temos recebido pedidos para chegarmos até outras cidades e iremos priorizar as que têm volumes maiores de solicitações."

A ideia de criar o aplicativo surgiu de uma necessidade dos sócios - Ikeda e os holandeses radicados no Brasil Warner Vonk e Tilman Kolks. "Todos nós usamos transporte público para nos deslocarmos pela cidade em nossos compromissos diários e a angústia de esperar o ônibus no ponto, sem saber quando ele vai chegar, era um sentimento recorrente", conta Ikeda. "Sabíamos que muito ainda podia ser feito para preencher o gap de informações no transporte público."

Hoje, cerca de 4 mil pessoas usam o Buus, segundo Ikeda.

dFhzNFp1Sl9VTE0jdD0xNw==

Download do App para iOS

Avise-me quando for liberado para o Android

Vinícius
Vinícius #vinny_td
, Caxias
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,