Entrevista Ronaldo Buassali - Campeão Mundial de Overclock Freestyle

#Notícia Publicado por piradinho1, em .

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tL0tmSVFOa0IuanBn

O overclock um termo que muitos escutam falar e é um tema cada vez mais abordado e consiste em ultrapassar o limite de um hardware, seja ele um processador, memória ou placa gráfica para obter maior desempenho.

Com o aumento do mercado de PC gamers e entusiastas, o overclock se tornou não só uma prática para melhorar a capacidade dos equipamentos mas também um esporte.

Hoje vamos entrevistar Ronaldo Buassali (rbuass) o mais recente campeão mundial de overclock na categoria Freestyle no campeonato Master Overclocking Arena.

O Começo

Ronaldo começou nos contando que desde de sua infância ele adorava desmontar e remontar coisas, isso foi a chama inicial que começou com nosso campeão. Em meados de 1994 o interesse por computadores surgiu e a paixão pelo hardware e pelos equipamentos começou a crescer. Nesse tempo ainda havia escassez de profissionais e Ronaldo reafirma isso dizendo:

"...não tinha nenhum profissionalismo nesta área, nem mesmo eu."

Como a falta do profissionalismo ainda era grande ele mesmo não considera que o começo de sua carreira foi nessa época, mas em 2005 tudo mudou.

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tL1NvaFR6TTkuanBn

No ano de 2005 Ronaldo começou a se interessar por sistemas de refrigeração líquida, os water coolers. A partir desse ponto é que ele começa como um profissional, o inicio de sua vida como overclocker.

Ronaldo destaca que seu objetivo sempre foi de buscar um maior desempenho em seus sistemas e que uma das suas maiores inspirações foi o overclocker Shamino.

"Eu olhava os trabalhos do Shamino fazendo modificações nas placas-mãe e nas placas de vídeo utilizando nitrogênio... Olhando as loucuras que ele fazia eu pensei: é um coisa que eu quero pra mim e um dia eu chego lá!"

Partindo pro Extremo

O tempo foi passando e seu entusiamo aumentando, tanto que seu Water Cooler já não mais satisfazia, por isso por volta de 2007 Ronaldo partiu para uma pegada mais "agressiva" o que chamamos de refrigeração extrema. Ele conta que adaptou o seu Water Block (Bloco de Água) para um balde de gelo, sal e álcool para obter temperaturas negativas e conseguir subir ainda mais a performance.

Ele diz que depois de ver seu desempenho com esse novo sistema começou a ir atrás do gelo seco.

Diz até que certa vez conseguiu um bebedouro e removeu seu motor para adaptar para a refrigeração do equipamento.

"A partir disso é um caminho sem volta... é uma paixão!"

O gelo seco abriu portas para a refrigeração com nitrogênio que apresenta resultados muito mais efetivos, trabalhando com temperaturas próximas a -200ºC. Desde então buscando cada vez mais superar seus prórpios resultados Ronaldo vem tentando melhorar mais e mais seu desempenho.

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tL3dKVGJhamMuanBn

Campeonato e Recorde Mundial

No dia 19 de Outubro de 2013 Ronaldo conseguiu o prêmio de campeão mundial na categoria Freestyle do maior campeonato de overclock do mundo, o Master Overclocking Arena. Com uma GeForce GTX Titan com clock da GPU à 1813Mhz e memória à 1930Mhz conseguiu superar todos os recordes na categoria.

A categoria dele é a que exige mais técnica para conseguir atingir a maior pontuação. E para aqueles que pensam que basta jogar nitrogênio e subir o clock a Titan do Ronaldo é completamente modificada só para ter uma ideia a placa de vídeo de referência possui 5 Fases de energia a dele possuia 14 Fases.

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tLzdSZXhiUkIuanBn

Os Usos

Melhorando o desempenho em renderização, deixando o jogo mais fluído e com mais FPS e até mesmo para o folding, Ronaldo destacou que o overclock tem muitas utilidades além da competição.

Ele disse também que considera um real overclock aquele que realmente sobe o desempenho de todo o sistema em questão, incluindo memória, processador e placa de vídeo. Um bom sistema de overclock é aquele que trabalha em sintônia e que consegue as melhores pontuações. As memórias trabalando ao máximo, o processador e a placa gráfica.

Ele ressalta que o maior desafio é achar os parâmetros de temperatura e voltagem para conseguir os melhores resultados.

Considerações Finais

Para as considerações finais Ronaldo diz que um dos maiores talentos atuais que vem crescendo no overclock é o Jacson e da destaque a ele. Para finalizar ressalta que para ele o sentido do overclock é buscar o máximo de performance possível.

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tL2ZuM1hObTIuanBn

Para quem quiser participar dessa comunidade de overclock o site dele é http://www.hardwarebrasil.com

Da Redação.

Matéria: Igor Tupini

Entrevista: Igor Tupini e Ricardo Gonzalez

Igor
Igor #piradinho1
, Rio De Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,