Adapteva revela seu microprocessador com 64 núcleos: Epiphany-IV

#Notícia Publicado por Turokrj, em .

IMAGEaHR0cDovL3N0YXRpYy5iZXRhemV0YS5jb20vd3d3LmNody5uZXQvdXAvMjAxMi8wOC9BZGFwdGV2YS1FcGlwaGFueS1JVi1wb3J0YWRhLmpwZw==

Adapteva, uma empresa dedicada à produção de produtos focados ao mercado de computação de alto desempenho (HPC ou High Performance Computing), anuncia seu novo microprocessador Epiphany-IV, composto de 64 núcleos.

Há alguns meses atrás a Adapteva terminou seu projeto de microprocessadores Epiphany-IV, pelo que se sabia não tardaria em ser lançado, mas não teremos que esperar muito tempo, pois a Adapteva nos mostra sua CPU Epiphany-IV, que promete grande rendimento por Watt.

GPUs como Nvidia GK104 fornece uma potência de 20 gigaflops por watt em calculos de precisão simples (e 1,25 gigaflops por watt em cálculos de precisão dupla), enquanto outros GPUs como AMD Tahiti XT oferecem uma potência de 17,2 gigaflops por watt em cálculos de precisão simples (e 4,3 gigaflops por watt em cálculos de precisão dupla).

Epiphany-IV supera amplamente com uma potência de 50 gigaflops por watt em cálculos de precisão simples (não suporta precisão dupla, mas a Adapteva alega estar trabalhando nele).

Epiphany é fabricado com um processo de 28nm e consiste de 64 núcleos com base na arquitetura RISC e interligados através de uma rede interna de alta velocidade, o chip opera a uma frequência de 800MHz, proporcionando uma potencia de 100 gigaflops e um TDP de apenas 2W.

Cada um de seus núcleos usa um projeto muito simples, que em alguns aspectos se assemelha aos de núcleos de GPUs ou aceleradores como Phi Xeon (antes Knights Corner e antes Larrabee), mas obviamente sem o hardware x86 deste último.

Adapteva também oferece um compilador OpenCL compatível com seus microprocessadores Epiphany, ao qual ajudará sua CPU a executar a grande base de código OpenCL existente. Um claro foco da empresa em apoiar os padrões.

  1. A família de chips Epiphany é orientada a aplicações industriais e militares, mas outras possibilidades estão sendo consideradas, onde seu poder de computação pode ser útil como no reconhecimento de rostos e gestos em tempo real, física realista (tanto para aplicações como para jogos), e aplicações fotográficas.
TurokRj
TurokRj #Turokrj
, Danger de Janeiro