Guia definitivo para comprar Smartphones

#Artigo Publicado por DDR3-1333, em .

Bom é fato que para onde olhamos vemos "SMARTPHONES", você pode não conhecer muito do assunto, ou até mesmo nem se quer teve um aparelho desses, mas tenho certeza que já tem algum amigo, parente que tenha um, e provavelmente se interessou em ter um, mas nem imagina por onde começar? Nós damos a dica.

Essa tecnologia é muito difícil de limitar ou delimitar, a cada dia lançam um novo smartphone, tudo que você imagina de mudança, tem processador novo, tela maior ou menor, mais ou menos memória, e assim vai.

Podemos ficar aqui o dia inteiro, até a semana, posso escrever umas 50 páginas e mesmo assim não chegar no que você quer, mas irei tentar resumir aqui da melhor maneira possível o que saber e o que você precisa para escolher um smartphone.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5kci1uZXJkLmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxMi8wMS9zbWFydHBob25lczEuanBn

Regras básicas na hora da escolha de qual smartphone comprar:

Para que eu irei usar?

Quanto estou disposto/posso gastar?

Que tecnologias eu preciso no smartphone?

De todas as perguntas, por mais lógica que pareça a primeira é "EU PRECISO DE UM SMARTPHONE?".

Quando falamos de smartphones temos muito a comentar, nos dias de hoje toda grande empresa de telefone celular tem seu leque de smartphones, a razão é simples: você irá ter um telefone com itens extras, como navegar na internet ou assistir TV, um bom sistema operacional (OS), um bom processador, um bom plano de dados e tudo isso custa dinheiro.

Muitas pessoas gostam de smartphones porque elas podem carregar com elas mesmas uma versão "miniatura" de seus computadores pessoais (laptops), podem responder a e-mails em qualquer lugar e a qualquer momento, jogar algum jogo pra passar o tempo livre, ainda que seja 10 minutos, ver vídeos ou até filmes inteiros e muitas outras coisas.

Falando assim parece algo simples, mas não é, quando você vai até uma loja pretendendo comprar um smartphone a tarefa se torna um pouco mais complica, são muitos modelos, muitas vezes com especificações que você nem imagina o que significa ou se parecem tão iguais que nem imaginamos a diferença. Se você tem essas dúvidas então é para você este texto!

Atenção! Cuidado ao comprar um smartphone, olhe direito suas especificações!

Quando você for comprar um smartphone provavelmente irá ver estas especificações:

Rede / Transferência de dados

Aqui estará descrito se funciona na rede 2G ou 3G e se é "dual band, tri band ou quadri band" que é em quantas frequências o aparelho pode usar, as operadores tim, claro e oi usam uma frequência específica, e a Vivo outra, isso importa mais se você viaja muito, poderá usar outra rede, se for dual band e a sua rede só estiver disponíveis em aparelho tri band você ficará sem sinal, busque sempre quadri-band é a melhor pedida, até porquê se você por ventura compra um aparelho dual-band e usar a operadora Vivo por exemplo, esse seu aparelho não irá funcionar nessa operadora e você ficará certamente muito irritado achando que é problema no aparelho, a maioria dos smartphones de hoje são quadri-band, mas isso não é regra, por isso pergunte antes e olhe se realmente esta escrito isso na embalagem.

Outra coisa importante ao adquirir um, independente de quanto esteja disposto a gastar é que venha com 3G, além da conexão mais rápida seu smartphone novo pode durar por um bom tempo sem que tenha que trocar. É interessante também que verifique a conectividade WiFi, internet sem fio Wireless, com isso se você estiver em algum lugar, por exemplo restaurante e o mesmo oferecer este tipo de conectividade você poderá usar e economizar no 3G que tende a ser um grande consumidor de bateria.

Tamanho do aparelho

Bom este é um que fala por si mesmo, mas uma coisa pode variar e muito, mesmo muita vezes com tamanhos similares o peso pode ser bem diferente, fique atento a isso. A algum tempo, antes destes aparelhos modernos passamos por um momento onde o menor telefone era o melhor e o que todos desejavam, bom nos smartphones você não irá encontrar isso, são bem maiores na sua maioria, onde, para muitos a propaganda em relação ao tamanho é ter uma melhor experiência web e com vídeos. Mas fique atento, uns chegam a ser tão grandes que mais parecem um tablet/ereader que um smartphone propriamente dito =).

Aqui eu afirmo que 110% de certeza que tamango é gosto, eu tenho um smartphone Apple e um Android, o da Apple bem menor que o Android, e sabe de qual eu gosto mais? Nenhum, adoro os dois, por isso recomendo o seguinte: "Seus olhos serão o maior comprador e que irá te proporcionar a sua alegria depois da compra, não vá na opinião dos outros quando se trata de tamanho, o melhor tamanho é o que você olhar e gostar mais!"/

Tela

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5kci1uZXJkLmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxMi8wMS9zbWFydHBob25lMi5qcGc=

(No meu Caso eu queria o RAZR da motorola , mais por pura afobaçao , peguei o lumia ) segue abaixo

Bom, aqui a diferença começa a surgir e grande, a tela é hoje algo bem disputado, tanto o tamanho como a qualidade da mesma, aqui trataremos mais da qualidade em que as imagens são mostradas, tanto fotos como vídeos, isso na realidade brasileira se traduz em dinheiro, quanto melhor provavelmente será mais caro, mas como é o conjunto que o faz ser bom olhe tudo, para não levar "gato por lebre". Temos muitos tipo, mas para você não errar ou ter dúvidas se quiser ter a melhor qualidade em imagens você terá que escolher o que tem mais "pixels" que são pontos que em conjunto geram a imagem, você não vê a olho nu porque são minúsculos, mas estão lá, capacidade de transmitir o vídeo 720p, 1080p e assim por diante, claro se é AMOLED, Super AMOLED, entre outras, se você quer uma experiência incrível tanto em jogos e vídeos com qualidade terá que gastar bastante.

Claro para saber o melhor como é muito técnico o assunto recomendo dar uma olhada na internet, principalmente em fóruns que poderão ter dar uma boa idéia.

Memória

Parece algo simples, mas não é, aqui falamos da capacidade de armazenamento de arquivos e dados no telefone assim como a memória RAM.

Muitos, pelo menos a maioria aceita cartões extras de memória aumentando consideravelmente a capacidade de memória, mas aparelhos como o iPhone não, ou seja, se compra com uma memória não terá o que fazer caso seja insuficiente, terá que apagar arquivos :/. Mas não é tudo ruim, saindo do iPhone serão poucos que não irão aceitar o uso de cartões extras e isso é sempre muito bem publicado nas embalagens, não será problema identificar o mesmo.

Há também o que chamamos de "Memória RAM", que é uma memória temporária, onde, quando abrimos um programa ou jogo, o celular carrega nessa memória transitória para abrir o programa e você utilizar, esse é um ponto fundamental, muitos dos smartphones não conseguem lidar muito bem com essa memória, e acabam consumindo e usando mais do que deveriam e por tempo de mais, ou seja, quando vai abrir outros programas fica lento e parece que esta travando, é culpa dessa memória ou o sistema que não sabe conduzir direito. Recomendo que para esse quesito, como pode variar muito de aparelho pra aparelho ainda que da mesma fabricante olhe, navegue na internet e veja "reviews" que nada mais é pessoas que falam e demonstram os aparelhos em funcionamento real.

Mas adianto, um smartphone com pouca memória irá gerar lentidão e quase que certeza insatisfação do usuário, principalmente aquele que acha que pagou muito por algo que além de travar demora para abrir aquele joguinho favorito.

Câmera

Bom isso é outro item que se tem uma câmera melhor fato que seu aparelho sonhado irá ficar mais caro, e um erro que 99,99% as pessoas cometem "minha câmera tem 100 mega pixels" e uma lente ruim, uma explicação rápida do que gera uma boa qualidade da câmera, é a lente, a lente usada no aparelho é que irá fazer sua câmera melhor. Pense assim, seus olhos, vemos perto e longe, se temos problema de vista, ou seja a lente, não iremos ver corretamente, mas não perdemos a capacidade de enchergar longe ou perto, de focar, se colocarmos óculos ficamos bons, pensando assim pense o mesmo para aparelhos.

Com isso em mente, se quiser a melhor experiência de uma olhada na internet, e se estiver no local para comprar verifique:

1 – Quantidade de "Mega Pixels" 3Mp, 5Mp, 8Mp, 12Mp e assim por diante;

2 – Lente, tem flash, auto-foco, tira foto/filma em HD.

Seguindo esses dois quesitos você sairá com uma boa câmera em seu smartphone.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5kci1uZXJkLmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxMi8wMS9zbWFydHBob25lMy5wbmc=

Teclado

Praticamente todos os teclados utilizam o padrão QWERTY, é a disposição das teclas, nesse padrão ficam praticamentes todas as letras e itens mais usados em um só teclado, facilitando a digitação, até ao usar atalhos, claro, comparado aos teclados antigos que eram 3 a 4 letras em um número será muito melhor pode ter certeza. Há nessa modalidade 2 tipos, os teclados físicos como na maiorias dos BlackBerry, e os sensíveis ao toque como o iPhone.

Itens Adicionais

Há várias coisa/funções que um smartphone pode fazer, e com tantos fabricantes e com tantos lançamentos cada um tem sua diferença única normalmente, mas há certos itens tidos como "principais" para prestar atenção.:

O quão potente é o processador, sinceramente algo menor que 1GHz é um desperdício de dinheiro, claro, há os processadores dual core agora e até em um futuro próximo quad core, sendo assim um 800 MHz dual core simula como se fosse "1600 MHz".

GPU ou placa gráfica, isso é o que fará jogos, vídeos rodarem melhor, quanto maior o poder de processamento melhor.

GPS bom, alguns tem, outros não, até mesmo bons smartphones não tem, e é extremamente técnico saber se o chip GPS que esta no smartphone que você quer escolher será bom, isso só mesmo navegando na net e em foruns.

Rádio sinceramente não sei pra que isso em um smartphone, se quer ouvir música pegue um com um bom mp3 e coloque suas músicas, se você for usar mesmo um smartphone para o que ele foi proposto não terá tempo de escutar rádio.

Browser ou navegador, esse é um item que todos vem de fábrica, a única coisa que posso dizer é que uns na minha opinião proporcionam uma navegação mais fácil e outras menos fácil.

Bateria

Bom esse aqui de longe é o aspecto mais importante de tudo, quando digo tudo, quero realmente dizer que a primeira pergunta de todas deve ser: "Qual o aparelho smartphone em que a bateria tem a maior tempo de duração em USO", porquê enfatizar 'USO', porque ele podem falar que a bateria dura 8 dias em "standbye" que é o aparelho ligado, mas sem usa-lo, assim tudo pode, tem que ser em uso, para que você todo entusiasmado vá mexer no seu aparelho e veja que depois de 2 horas esta quase sem bateria. Claro, adianto, ninguém faz milagre, se você ver vídeo, jogar jogos freneticamente ela não irá durar muito, não importa se comprou o melhor smartphone do mercado.

OS (Sistema Operacional)

Sim, celulares/smartphones modernos tem sistemas operacionais completos, assim como nos computadores, já que eles são "mini computadores".

Esse é um ponto fundamental também para o que você pretende fazer com seu aparelho, desde jogar a trabalhar com planilhas, a escolha do sistema que venha no aparelho ou que seja o que você quer muda na escolha do aparelho. Antigamente existia sistemas nos celulares, mas simples, muitos hoje, como o sistema Android muito divulgado pela Google tem suas entranhas com descendência direta do sistema Linux de computadores, adaptado para a realidade dos celulares, tamanho, potência enfim, os mais conhecidos hoje são:

Android Google Apple iOS

BlackBerry OS

Windows Phone São esses os mais importantes, e que também no meu ponto de vista deve ser levado em conta na escolha do aparelho, vamos supor, hoje, o sistema iOS da Apple conta com uma loja virtual com milhares e milhares de aplicativos dos mais variados tipo, já o sistema Windows Phone atual recém lançado ainda esta no início da sua loja de aplicativos, isso pode muitas vezes fazer você se decepcionar na escolha do aparelho, onde você compra, achou que iria usar aquele programa maneiro que viu no celular do seu amigo e descobre que para o seu aparelho/sistema operacional não tem o aplicativo .

Qual o smartphone ideal para mim?

Claro deixando de lado o básico, falar e enviar mensagens, você poderá querer um telefone que tenha conexão rápida 3G para que você possa navegar a vontade, ver vídeos e até filmes dependendo da qualidade, você poderá ter um GPS diminuindo a necessidade de comprar um GPS dedicado para seu carro, e até usar andando para saber algum ponto interessante. Se escolher um smartphone com telas maiores com resolução HD, com excelentes CPU's e GPU para jogar jogos 3D incríveis, muito espaço para guardar tudo desde de fotos em alta resolução como toda sua coleção de música.

Hoje com a chegada das redes sociais você poderá ainda querer navegar e estar conectado nas redes sociais, enviar e-mails, tudo isso em um incrível teclado virtual(toque na tela) ou um teclado físico, tudo isso depende da sua adaptação claro.

Escolha um OS que você goste, não dá para falar qual escolher, até porque cada um tem sua particularidade, eu posso falar algo do iOS da Apple e Android, ambos eu possuo, sinceramente se falar qual é melhor seria o maior mentiroso, não existe melhor ou pior, somente qual você gosta, eu gosto da simplicidade e facilidade que o iOS trás e a integração é claro, o Android tem muitas costumizações, e widgets diferentes.

Bom isso seria conversa para outra matéria, cada um tem seus detalhes, o melhor se quer um conhecimento mais aprofundado é uma busca na internet, melhor que isso é uma busca no youtube para ver vídeos de cada um em funcionamento.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5kci1uZXJkLmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxMi8wMS9zbWFydHBob25lNC5wbmc=

Quanto o seu sonho por um smartphone vale?

Bom outro ponto que irá influenciar diretamente em seu sonho de consumo é o quanto quer gastar, há celulares smartphones baratos e os caros, sinceramente, no nosso país, qualquer smartphone com o valor menor que mil reais não irá valer a pena. Smartphone barato somente irá fazer você se decepcionar com a marca, sistema operacional e tudo mais, e pode não ser o caso do sistema ser ruim ou a marca, por isso não caia na tentação do barato, você nunca verá iPhones baratos, mas garanto que esse aparelho sempre terá atualização do sistema por pelo menos 2 anos, alguns aparelhos com android barato nunca tem se quer 1 atualização, isso no mundo corporativo pode ser perigoso.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5kci1uZXJkLmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxMi8wMS9zbWFydHBob25lNS5qcGc=

Bom é isso, espero que possa ajudar a quem quer iniciar no mundo dos smartphone, ou até mesmo quem já tem um mas precisava de mais informações para ajudar nas suas escolhas, há muito o que se falar, afinal são produtos diferentes, se tivéssemos somente um produto no máximo que faríamos era falar mal ou bem, mas quando temos uma porção deles, ai sim fica difícil, porque se mexe com opiniões e cada um tem a sua.

Ou seja , quando comprei o meu Lumia 800 achei q era igual android , windows + windows = comunicaçao total pc + smartphone e OUTRA como fala nessa parte

(já o sistema Windows Phone atual recém lançado ainda esta no início da sua loja de aplicativos, isso pode muitas vezes fazer você se decepcionar na escolha do aparelho, onde você compra, achou que iria usar aquele programa maneiro que viu no celular do seu amigo e descobre que para o seu aparelho/sistema operacional não tem o aplicativo .)

Unico ponto bastante negativo do WP

Entao o negocio é comprar um smartphone top android e ficar garantido de receber atualizaçoes por pelo menos 1-2 anos , ou comprar um iphone com uma gama enorme de apps

Espero q tenham entendido , achei isso na internet pq estou a ponto de Vender/Ficar com o meu lumia e comprar um RAZR e fazer um casal

Fonte da News: http://www.dr-nerd.com/guia-definitivo-para-comprar-um-smartphone-2.html

Vale a pena ter 2 smarphones ? um eu vou jogar , o outro vai ficar mais pro lado profissional

deem a sua opiniao e avalie a noticia =)

GiRaFa-SAMA
GiRaFa-SAMA #DDR3-1333
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,