A realidade virtual de Doom 3 BFG Edition

#Notícia Publicado por AthosRatera, em .

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5lc3Blcmluby5jb20vd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTIvMDUvRG9vbS0zLUJGRy1FZGl0aW9uLUFubm91bmNlZC1CYW5uZXItNjE0eDIzOS5qcGc=

dklrclFLNjBOLTQ=

Enfim, Doom 3 voltará às prateleiras. Mas não se trata de uma retorno apenas saudosista. Na verdade, o game de 2004 deve trazer na bagagem vários upgrades, incluindo missões extras, novo tratamento gráfico, jogabilidade refinada e suporte a TVs 3D e kits HMD (head mounted display). Aliás, esses têm ganhado grande atenção de John Carmack atualmente. Conforme divulgação constante via Twitter, o desenvolvedor anda bastante entretido no desenvolvimento de um sistema otimizado para a imersão dos HMDs.

A despeito das próprias impressões de Carmack divulgadas há não muito tempo sobre um protótipo moldado em torno de uma versão modificada do "Oculus Rift" (desenvolvido pela Palmer Tech), o site The Verge teve a oportunidade de testar os óculos pesadões (que, vale dizer, não devem ser tão pesados quanto parecem) em conjunto com a renovada versão de Doom 3. Confira o vídeo que abre este texto.

Basicamente, trata-se de uma resolução de 1280x800, embora de forma dividida - ou seja, 640x800 para cada olho. Conforme afirma o site, a despeito da resolução relativamente baixa do aparelho, ganha-se muito com a imersão proporcionada. Como diferencial, há ainda um campo de visão de 90 graus, algo bastante incomum para um HMD. Bem, mas... E as faixas coladas ao redor dos óculos? Trata-se de uma forma provisória para evitar o "efeito canto de tela", capaz de comprometer a experiência.

dlYzc0tTYWItZ3c=

O referido site garante que o aparelho é capaz de se manter firme em uma atualização de 60 fps (frames per second), algo que tem sido focado pelo desenvolvedor, juntamente com o período de latência. Para evitar movimentos excessivos da cabeça, o sistema do jogo ainda permite que a arma seja levantada e baixada de forma independente. Além disso, a mira foi substituída por um facho de laser vermelho - algo decidido "após muita pesquisa" e que deve valer tanto para o HMD quanto para as TVs tridimensionais.

Bem, mas por que apostar na terceira dimensão? Conforme disse Carmack ao TheVerge, trata-se do momento em que a tecnologia finalmente consegue aliar baixo preço de produção a um patamar mínimo de qualidade técnica (sobretudo em relação ao período de latência). De fato, o designer mantém a esperança que, dentro de pouco tempo, kits semelhantes possam ser desenvolvidos pela "bagatela" de US$ 500 (aproximadamente R$ 1.000).

Ademais, há ainda a possibilidade de o protótipo demonstrado no vídeo acima virar parte do recheio de um pacote com Doom 3 BFG Edition, embora, no momento, isso não passe de um palpite. Bem, com ou sem HMD embutido, a releitura de Doom 3 promete ser algo memorável. Além das novas funcionalidades, o bundle ainda trará Doom e Doom 2 originais na caçamba. Resta agora esperar por uma data de lançamento.

Será que a Id Software e a Bethesda Softworks ainda vão lançar o DOOM 4 ou vai ficar adiando igual o DUKE NUKEM FOREVER? Agora é só esperar.

Athos
Athos #AthosRatera

Eu sou piloto de fuga, não tenho medo de curva...

, Belo Horizonte/Minas Gerais
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,