Firesprite, estúdio da Sony que desenvolveu Horizon Call of the Mountain, está passando por sérios problemas
Foi em setembro de 2021 que a Sony anunciou oficialmente a aquisição do estúdio Firesprite, que é responsável por desenvolver diversos títulos para realidade virtual (VR).
No ano passado, em parceria com a Guerrilla Games, a equipe da Firesprite lançou Horizon Call of the Mountain, um novo jogo VR ambientado no mesmo universo de Horizon Zero Dawn e Horizon Forbidden West.
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Recentemente a Sony anunciou oficialmente a demissão de 900 funcionários de diversas áreas da empresa, incluindo na própria Firesprite. Agora, de acordo com novas informações após uma investigação, foi descoberto que o estúdio está passando por sérios problemas.
É dito que alguns funcionários não foram contra a aquisição, mas a cultura corporativa da Sony supostamente acabou se tornando a causa dos principais problemas dentro do estúdio Firespite e no final do ano passado, um número assustador de funcionários deixaram o estúdio. Existem até mesmo acusações de discriminação sexual e preconceito de idade.
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"Existia muita pressão sobre a equipe, não apenas para entregar um jogo, mas também para mudar de plataformas e sistemas, integrar novas pessoas. O escopo não iria mudar, a qualidade não iria mudar, e a data de conclusão não iria mudar," disse uma fonte.
Muitos dos funcionários decidiram sair do estúdio e permaneceu apenas um dos fundadores originais da Firesprite. Ao mesmo tempo, um dos fundadores teria grandes planos para o desenvolvimento do estúdio, mas no final também saiu.
Resumão:
- De acordo com fontes, o clima no estúdio mudou significativamente nos últimos dois anos. Embora no início a entrada sob a asa da Sony tenha sido recebida com otimismo, com o tempo a situação começou a deteriorar;
- Nos últimos 12 meses, quase todos os fundadores da Firesprite se despediram. Apenas um deles permaneceu no estúdio. Alguns insiders até afirmam que a Sony os obrigou a fazer isso;
- Com o tempo, a gigante japonesa os substituiu por duas pessoas do estúdio XDev, que também pertence à Sony. Com eles veio uma "bagunça tóxica" no trabalho, e os próprios gestores recém-nomeados, segundo rumores, comportam-se como "valentões" que tratavam as pessoas como trabalhadores de fábrica;
- Os funcionários do estúdio Firesprite deveriam ter apresentado um total de 13 reclamações contra os novos chefes, também os acusando de discriminação, intimidação e o chamado "idadismo", ou seja, tratamento desigual das pessoas devido à idade. Segundo relatos, a Sony rejeitou as reclamações e as classificou como um "mal-entendido".
- Foi nesta atmosfera que Horizon: Call of the Mountain foi desenvolvido. Um dos que esteve na origem destas revelações chamou tudo o que se passa e o agravamento da situação da empresa de "morte por 1000 cortes", o que diz muito sobre o estado atual do estúdio Firesprite.
A Sony até o momento não disse nada a respeito.