Placa de vídeo AMD: as 9 melhores opções

Placa de vídeo AMD: as 9 melhores opções

As 9 melhores placas de vídeo da AMD
#Tecnologia Publicado por Vinicius, em

A AMD tem sido um dos grandes nomes atuais se tratando de placas de vídeo, ganhando pouco a pouco mais espaço no mercado graças a sua linha Radeon que oferece diversas vantagens sobre as outras marcas.

Com sua nova linha de placas, a empresa tem se focado ainda mais em trazer um bom equilíbrio entre performance e preço, tornando uma placa de vídeo AMD a melhor opção para quem busca um excelente custo-benefício.

Pensando nisso, preparamos esse artigo, onde pesquisamos a fundo para apresentar a vocês as 9 melhores escolhas para quem procura uma placa de vídeo AMD que entregará o melhor em performance.

AMD Radeon RX 6800

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy81Ni9wbGFjYS1kZS12aWRlby1hbWQtMDU1ODk0LndlYnA=

Uma das GPU mais potentes atualmente no mercado, a Radeon RX 6800 é uma placa de vídeo AMD para quem deseja extrair o máximo possível se tratando de gráficos e performance nos jogos.

A AMD Radeon RX 6800 faz uso da nova arquitetura RDNA 2, a mesma que a empresa utilizou na criação dos consoles de nova geração da Sony e Microsoft, o PlayStation 5 e o Xbox Series X, respectivamente.

Graças ao RDNA 2, essa placa de vídeo AMD conta com o Infinity Cache, uma forma de cache global que podem ser acessados pelo todos os núcleos gráficos, assim amplificando a largura de banda da memória, entregando uma eficiência 3.25 maior do que uma GDDR6 padrão.

Além disso, essa arquitetura também traz os Ray Accelerators, os quais permitem pela primeira vez o uso do Ray Tracing nas placas da AMD. Esses núcleos computacionais melhoraram a eficiência em cálculos avançados necessários para utilizar essa tecnologia de iluminação realista.

Se tratando das especificações técnicas, a AMD Radeon RX 6800 conta com um clock base de 1815 MHz, podendo chegar até 2105 MHz quando em modo de boost. Ela também traz 16 GB de memória do tipo GDDR6.

Para quem procura jogar em resoluções mais altas, como 4K, essa é uma placa de vídeo AMD perfeita. Em diversos benchmarks realizados, a Radeon RX 6800 já provou dar conta tranquilo.

De acordo com testes, jogos mais pesados como Assassin's Creed Valhalla, aguentaram passar a casa dos 60fps tranquilamente, mesmo rodando em 4k com configurações gráficas no Ultra.

Para jogar com a tecnologia Ray Tracing, ela também se apresenta como uma ótima escolha, oferecendo um excelente desempenho, especialmente se for rodar na resolução 1440p ou menor.

A Radeon RX 6800 também mantém o padrão de conectores de 8 pinos, facilitando para todos que não gostaram da ideia de algumas placas recentes mudarem para uma entrada de 12 pinos.

Veja Também:

  1. Por que vale a pena um monitor gamer?
  2. Valve está trabalhando com a AMD para que o Steam Deck rode tranquilo o Windows 11

AMD Radeon RX 6700 XT

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy81Ni9wbGFjYS1kZS12aWRlby1hbWQtMDU1ODk1LndlYnA=

Se você ainda migrou para o 4K e planeja gastar um pouco menos, a RX 6700 XT acaba sendo uma placa de vídeo AMD mais atraente que a RX 6800, entregando uma excelente performance em resoluções menores.

Utilizando-se da arquitetura RDNA 2, a RX 6700 XT também traz as novas tecnologias apresentadas pela AMD, como o Infinity Cache para dar um boost na memória e os Ray Accelerators para uso do Ray Tracing.

Uma das novidades é a Memória de Acesso Inteligente, o qual permite que o processador tenha acesso direto à memória gráfica, utilizando todo o potencial da GPU e removendo gargalos. De acordo com a própria AMD, os jogos ganham uma melhora de desempenho de até 15% com essa tecnologia.

Para ajudar a manter um desempenho melhor, a RX 6700 XT utiliza o Radeon Boost, uma tecnologia que diminui automaticamente a resolução em cenas mais rápidas, assim mantendo sempre uma performance estável.

Em especificação, placa de vídeo AMD se mostra extremamente poderosa, com 2321 MHz de frequência de base e até 2581 MHz de frequência de boost, além de 12 GB de memória do tipo GDDR6.

Já em performance, essa placa não faz feio. Em jogos mais recentes, como Watch Dog Legions e Metro Exodus, ela consegue se manter tranquilamente acima dos 60fps, mesmo em resolução 1440p e com configuração gráfica no Alto.

A Radeon RX 6700 XT se apresenta como uma ótima escolha para quem está procurando uma placa de vídeo AMD poderosa, que consiga entregar uma boa performance até mesmo em 1440p, e ainda trazer suporte ao Ray Tracing.

AMD Radeon RX 5600 XT

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy81Ni9wbGFjYS1kZS12aWRlby1hbWQtMDU1ODk2LndlYnA=

Para aqueles que preferem ainda se manter em uma resolução 1080p ao mesmo tempo que alcançam uma boa performance gastando menos, a Radeon RX 5600 XT é a placa de vídeo AMD perfeita para você.

A AMD Radeon RX 5600 XT conta com muitas das mesmas tecnologias prestes nas outras placas mais fortes da marca, como o Radeon Boost, no entanto, o Ray Tracing se encontra ausente. Apesar dessa ausência, ela compensa com um grande poder bruto.

Equipada com 6 GB de memória do tipo GDDR6, com uma frequência base de 1375 MHz e até 1560 MHz quando em boost, essa placa sem dúvidas dará conta do recado por um tempo.

Sendo uma placa pensada para o 1080p, ela consegue alcançar com sucesso esse padrão com um nível de qualidade alto até mesmo nos jogos mais recentes e pesados disponíveis no mercado.

Com base nos benchmark realizados, jogos como Red Dead Reademption 2 e Assassin's Creed Odyssey conseguiram se manter acima dos 60fps mesmo em configurações gráficas altas. Jogos lineares mais leves conseguem obter um resultado melhor ainda. Doom Eternal e Devil May Cry 5 passam facilmente dos 100fps.

Para quem procura uma placa para 1080p, a AMD Radeon RX 5600 XT se apresenta como uma das melhores opções. Mesmo com a ausência do Ray Tracing, a performance dela nos jogos sem dúvidas compensa esse fato, entregando uma experiência que irá agradar qualquer jogador.

AMD Radeon RX 5700 XT

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy81Ni9wbGFjYS1kZS12aWRlby1hbWQtMDU1ODk3LndlYnA=

Se você pretende jogar em 1440p, mas prefere não gastar tanto na série 6000, a placa de vídeo AMD Radeon RX 5700 XT pode ser uma opção bem atraente, ainda mais considerando seu preço bem mais acessível.

Para melhorar a qualidade visual, mas sem sacrificar o desempenho, a AMD apresentou o Image Sharpening, um algoritmo exclusivo da empresa que melhora a nitidez da imagem, dando mais detalhes aos objetos.

Para aqueles que já participam ou planejam entrar no mundo do eSports, a RX 5700 XT também oferece uma função muito útil. Sacrificando a qualidade da imagem em prol de uma melhor performance, o Radeon Anti-Lag consegue diminuir drasticamente a latência dos jogos.

Para conseguir esse resultado, entregando um tempo de resposta melhor, essa tecnologia da AMD faz com que a CPU só entregue novos frames para a GPU quando ela estiver pronta para exibi-los. Isso significa que não existem frames antigos que demoram para serem exibidos.

Na hora de rodar os jogos, essa placa mostra ao que veio. A performance da RX 5700 XT na resolução 1440p é realmente impressionante, mesmo em jogos como The Witcher 3 e Metro Exodus, ela consegue se manter acima dos 70fps nas configurações gráficas mais altas.

Das placas de vídeo AMD, a RX 5700 XT se mostra como uma das com o melhor equilíbrio entre preço e performance, sendo uma excelente escolha para quem deseja desfrutar dos jogos mais recentes ou tirar proveito de um monitor 1440p.

AMD Radeon RX 5500 XT

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy81Ni9wbGFjYS1kZS12aWRlby1hbWQtMDU1ODk4LndlYnA=

Para rodar os jogos atuais de forma satisfatória, gastando o menor possível, a Radeon RX 5500 XT é a placa de vídeo AMD mais adequada para você, oferecendo uma boa performance em 1080p.

Embora faça parte da série 5000 da AMD, essa placa de vídeo apresenta um hardware bem mais simplificado quando comparado ao dos outros modelos, servindo mais como entrada para quem procura aproveitar os grandes lançamentos mais recentes de uma forma razoavelmente satisfatória.

A RX 5500 XT conta com uma frequência base de 1717 MHz e alcança até 1845 MHz quanto em boost. Já em memória, ela vem equipada com 8GB do tipo GDDR6. No entanto, é bom sempre estar atento. A AMD lançou outra versão dessa placa, com apenas 4GB, a qual possui um desempenho levemente inferior.

Realizando testes em 1080p, a RX 5500 XT conseguiu se manter acima dos 70fps em Resident Evil 3, rodando com um preset gráfico alto. A diferença entre as versões de 8GB e 4GB foram mínimas, perdendo cerca de 5FPS.

A diferença foi parecida em vários outros títulos, com a versão de 4GB apresentando no geral 1 a 5fps a menos que a de 8GB, pequena o bastante para ser desconsiderada. Porém, em alguns jogos específicos foi possível notar uma distinção bem maior.

Um dos principais exemplos foi Call of Duty: Modern Warfare, onde a diferença de performance entre as duas versões da RX 5500 XT foi de quase 20fps, um número bem considerável. Alguns outros títulos, como Forza Horizon 4 e Battlefield 5, tiveram o mesmo resultado. Esse ainda são casos mais isolados, com a grande maioria dos títulos tendo uma diferença mínima de até 5fps.

A diferença de preço entre as duas versões é grande, chegando na casa dos R$500, então vale considerar o que é melhor para você. Se estiver disposto a pagar esse valor extra para ter um ganho de performance pequeno na maioria dos jogos, embora grande em alguns casos, a versão de 8GB pode acabar valendo a pena.

Em suma, a RX 5500 XT se mostra como uma excelente placa para quem não tem planos de troca tão cedo para resoluções maiores que o 1080p. Ela tem capacidade de aguentar 60fps na grande maioria dos jogos atuais com tranquilidade, tudo isso por um preço bem mais em conta.

AMD Radeon RX 560

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy81Ni9wbGFjYS1kZS12aWRlby1hbWQtMDU1ODk5LndlYnA=

Se o seu objetivo for gastar o menos possível, nossa recomendação fica para a AMD Radeon RX 560, uma placa extremamente barata para os valores atuais do mercado de hardware, mas que ainda consegue entregar bons resultados.

Essa placa de vídeo AMD está longe de ser a mais poderosa que você encontrará disponível, mas o valor cobrado mais do que compensa. Em nossas pesquisas, chegamos a encontrar a placa por preços que variam de R$1300 a R$1600, bem abaixo do padrão de outas placas mais potentes.

Por esse valor, obviamente não podemos esperar que essa placa entregue uma performance de primeira. A AMD Radeon RX 560 traz um desempenho bom, mas você terá que realizar vários ajustes nas configurações gráficas do jogo para chegar nesse nível.

Em questão de frequência, a AMD Radeon RX 560 tem como valor base 1175 MHz e em boost consegue chegar até 1275 MHz. Já em memória ela conta com apenas 4GB do tipo GDDR5.

Com um ajuste adequado nas configurações gráficas, com uma mistura dos presets médio e baixo, jogos como The Witcher 3: Wild Hunt e Shadow of the Tomb Raider conseguem se manter acima dos 30fps.

Onde essa placa realmente se destaca é em jogos mais leves, especialmente nos multiplayer. Em configurações gráficas médias, ela alcança os 60fps em Fortnite e Rainbow Six Siege, chegando até mesmo a passar dos 80fps em alguns momentos.

A AMD Radeon RX 560 pode ser uma placa inferior ao resto da lista, mas serve como uma excelente placa de entrada, entregando uma experiência razoável por um preço bem em conta.

Veja Também:

  1. Radeon 6600 XT chegará ao Brasil por R$ 3499.99
  2. O código-fonte AMD FidelityFX Super Resolution (FSR) está disponível para todos

AMD Radeon RX 6900 XT

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy81Ni9wbGFjYS1kZS12aWRlby1hbWQtMDU1OTAwLndlYnA=

Se você procura o que a AMD tem a oferecer de melhor no mercado e não está preocupado em economizar, a monstruosa RX 6900 XT é a escolha ideal para você, entregando uma performance de alto nível.

O mais recente lançamento da linha 6000 da empresa, essa placa de vídeo AMD com certeza vai deixa até os mais exigentes dos jogadores satisfeitos, trazendo o que existe de mais novo em tecnologia.

Já em suas especificações é possível notar a força bruta. A RX 6900 XT vem equipada com uma frequência de 2015 MHz, mas podendo chegar até 2250 MHz. Sua memória é de 16 GB do tipo GDDR6.

Mesmo como jogos pesados como Red Dead Redemption 2, essa placa consegue manter uma performance acima dos 70fps rodando em 4K com configurações altas. Já em jogos mais leves, como Forza Horizon 4, ela consegue um resultado ainda mais incrível, passando tranquilamente dos 100fps.

A RX 6900 XT também conta com uma tecnologia única da AMD, o Rage Mode. Graças a essa função, você pode otimizar o desempenho da placa, escolhendo se prefere ela mais silenciosa ou deseja levar ela ao máximo em performance, colocando usas ventoinhas para trabalhar em potência máxima.

Essa é uma placara cara, mas que sem dúvidas entrega o prometido. Para jogar em 4K com uma performance alta ou até mesmo fazer proveito do Ray Tracing, a RX 6900 XT se mostra como uma das principais escolhas do mercado.

AMD Radeon RX 6800 XT

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy81Ni9wbGFjYS1kZS12aWRlby1hbWQtMDU1OTAxLndlYnA=

Se apresentando como um meio-termo entre a RX 6800 e a RX 6900 TX, essa placa traz um desempenho incrivelmente alto, batendo de frente com o que há de melhor em hardware no mercado.

Em questão técnica, ela é bem similar a 6900 XT, com a mesma frequência base de 2015 MHz e 2250 MHz quando em boost. Além disso, também possui 16 GB de memória GDDR6. A diferença fica na quantidade de núcleos próprios para ray tracing e na velocidade de processamento, nos quais a 6900 XT se sobressai.

Ainda assim, a performance da AMD Radeon RX 6800 XT é admirável. Ela consegue manter os 60fps até mesmo em resoluções mais altas como o 4K, conforme comprovado por um benchmark realizado com Horizon: Zero Dawn e Assassin's Creed Valhalla.

Até mesmo sua performance com ray tracing, uma tecnologia extremamente pesada, é bem impressionante, conseguindo manter uma boa taxa de quadros com a função ativada, especialmente quando em resoluções como 1080p ou 1440p.

A RX 6800 XT acaba sendo uma excelente opção para quem deseja extrair o máximo de seus jogos, entregando uma ótima qualidade de imagem unida a uma performance incrível. A possibilidade de jogar em 4k ou com Ray Tracing também tornam esse um hardware muito atrativo.

AMD Radeon RX 570

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy81Ni9wbGFjYS1kZS12aWRlby1hbWQtMDU1OTAyLndlYnA=

Assim como a AMD Radeon RX 560, essa placa oferece um bom desempenho por um preço bem baixo. No entanto, comparado a sua antecessora, a 570 consegue entregar uma performance ainda melhor.

Apesar de já ser uma placa com 4 anos, ela consegue rodar diversos jogos grandes recentes, mesmo em configurações gráficas mais altas. No entanto, assim como a RX 5500 XT, ela apresenta duas versões, uma com 4GB e outra de 8GB, e a diferença aqui também é mínima.

A AMD Radeon RX 570 conta com uma frequência base de 1168 MHz e chega até 1244 MHz em boost. Em memória, ela conta com uma versão de 4GB e outra de 8GB, ambas do tipo GDDR5.

Em performance, para uma placa com já alguns anos, a AMD Radeon RX 570 não se sai mal nos resultados. Em configurações gráficas médias, jogos como Mafia Definitive Edition e Project Cars 3 conseguem manter uma taxa de quadro na casa dos 50. Em jogos mais leves, como Resident Evil 3 e Doom Eternal, ela consegue se aproximar dos 70fps mesmo com configurações mais altas.

Caso consiga encontrar disponível, a AMD Radeon RX 570 é uma excelente placa com ótimo custo benefício. Ela já tem certa idade, e não conta com as funções disponíveis nas mais novas placas, no entanto, ainda consegue entregar um resultado bem acima do esperado.

Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque