As grandes mudanças que ocorreram nesta geração de consoles

#Artigo Publicado por renatito91, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuZ2FtZXJlcG9ydGVyLmNvbS5ici93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxMy8xMS9wczQteGJveC1vbmUtZ2FtZXMtMjAxNS02NzJ4MzcyLmpwZw==

A próxima geração de consoles está quase chegando, colocando a indústria de jogos em uma estranha fase transitória. Com os novos hardwares no horizonte, é fácil esquecer o quanto as coisas mudaram desde o lançamento do Xbox One e PS4. Houve uma evolução constante da indústria de jogos nos quase sete anos desde que os consoles foram lançados inicialmente. Com essa evolução ocorrendo por um período tão longo, pode ser difícil definir tudo o que mudou, mas as coisas parecem bem diferentes agora do que em 2013.

A morte dos controles de movimento

IMAGEaHR0cDovL2dhZHppbmUuY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE2LzA1L25ldy1raW5lY3QtdnMtcHM0LWNhbWVyYS00MjAtMTAwLmpwZw==

Quando o Wii foi lançado com grande sucesso comercial em 2006, parecia que todo fabricante de console estava pronto para investir grandes quantias em tecnologia de controles de movimento. A Microsoft apostou no Kinect 2 quando o Xbox One foi lançado pela primeira vez, para o desgosto de parte dos jogadores. O custo adicional do periférico resultou em um preço de US $ 499 para o Xbox One, que afastou muitas pessoas do console. Agora, o Kinect parece que é usado para monitorar aeroportos mais do que para jogar. O Xbox One também não estava sozinho. Embora não tenha sido tão comercializada junto com o console, a Sony também produziu o seu dispositivo para controle de movimento, a PlayStation Camera, que é usada muito pouco hoje em dia, a não ser que você tenha um PlayStation VR.

É muito raro encontrar um jogo com integração de controle de movimento. Os jogos do Nintendo Switch usaram o mecanismo para alguns títulos, e o Ring Fit Adventure foi construído em torno dele, embora faça sentido ter controles de movimento em um jogo de fitness. Dito isto, o desaparecimento dos controles de movimento não é necessariamente uma coisa ruim. Embora eles tenham seus méritos, na maioria das vezes a tecnologia é frustrante e bugada.

Twitch e a Era do Streaming

IMAGEaHR0cHM6Ly9pbWcuaWJ4ay5jb20uYnIvMjAxOC8xMC8zMS8zMTE2MDg1NTM5MjIzNi5qcGc/dz0xMTIwJmg9NDIwJm1vZGU9Y3JvcCZzY2FsZT1ib3Ro

Enquanto o Twitch já ganhava popularidade antes do PS4 e Xbox One, porém, a plataforma ganhou muito mais força nos últimos cinco anos, depois que a aquisição por parte da Amazon injetou novos recursos na plataforma. O Twitch não está imune à controvérsias, com a plataforma de streaming tendo dificuldades de crescimento em vários pontos ao longo de sua vida útil. Mas o Twitch, e as inúmeras outras plataformas de streaming que ajudou a gerar, ajudaram a introduzir uma mudança de cultura no mundo dos jogos.

Agora, parece que os jogadores passam mais tempo assistindo do que jogando. Enquanto alguns especulam que isso levará à morte das experiências singleplayer, o gênero ainda aparenta estar vivo, com jogos como Spider Man quebrando recordes de vendas. Ainda assim, a transmissão ao vivo é uma grande mudança no setor. Isso ajudou a criar os e-sports e novas personalidades, e será interessante ver como será no futuro.

Ascensão do Battle Royale

IMAGEaHR0cHM6Ly9zMi5nbGJpbWcuY29tL2tqWHVOZGxWN1Q4V2RicmJiWlV6dUg3TmFoWT0vMHgwOjEwMzF4NTgwLzk4NHgwL3NtYXJ0L2ZpbHRlcnM6c3RyaXBfaWNjKCkvaS5zMy5nbGJpbWcuY29tL3YxL0FVVEhfMDhmYmY0OGJjMDUyNDg3Nzk0M2ZlODZlNDMwODdlN2EvaW50ZXJuYWxfcGhvdG9zL2JzLzIwMTkvcS9iL1IzV0hERFFJV0YxU2I5QjBYVWFBL3B1Ymd4Ym94ZXZlbnQtMTAzMXg1ODAuanBn

Goste ou não, os jogos battle royale definiram essa geração de consoles. Começando com os campos de batalha do PlayerUnknown's Battlegrounds e evoluindo a partir daí, os jogos de battle royale explodiram, com títulos como Fortnite, Apex Legends e Call of Duty: Black Ops 4 sendo construídos inteiramente em torno ou baseados dentro desse modo de jogo. O Apex Legends foi o jogo free-to-play mais baixado na PS Store este ano, e o Fortnite continuou a dominar nos multiplayers.

Existem muitos jogos novos tentando surfar na onda dos battle royales. Os jogadores do Modern Warfare acreditam que descobriram um mapa do battle royale para o jogo, com outros títulos triple A também implementando esse modo de jogo no pós-lançamento. O battle royale se tornou um dos pilares da indústria de jogos. Não está claro quanto tempo sua popularidade vai durar, afinal, os modismos vêm e vão, mas considerando a capacidade de um jogo como Minecraft permanecer relevante por tantos anos, os jogadores podem ter que se acostumar a ver Fortnite dominando as paradas por algum tempo.

Mídias físicas em declínio

IMAGEaHR0cHM6Ly9ib3lnZW5pdXNyZXBvcnQuZmlsZXMud29yZHByZXNzLmNvbS8yMDE5LzEyL3dlYnAubmV0LXJlc2l6ZWltYWdlLTcuanBnP3F1YWxpdHk9OTgmc3RyaXA9YWxsJnc9Nzgy

O Xbox One e o PS4 trouxeram mercados digitais renovados, tornando mais fácil do que nunca os jogadores de console fazerem o download de jogos digitalmente. Enquanto isso, a Steam, a Epic Games Store, a Origin e muitas outras concorrentes mataram qualquer forma de compra física de jogos para PC no mercado. Isso teve grandes ramificações no setor como um todo, e continuará a ocorrer conforme os jogos digitais continuarem a ter uma participação cada vez maior no mercado. Os downloads digitais ajudaram a dar vida ao cenário dos jogos independentes, pois o custo de distribuição foi reduzido significativamente em comparação com a necessidade de fabricar e vender discos nas prateleiras das lojas.

Obviamente, isso levou à queda da GameStop. O varejista está em uma espiral da morte nos últimos anos, à medida que as vendas de jogos físicos novos e usados ​​continuam a declinar. Enquanto os jogadores sempre foram rápidos em criticar a GameStop, o mundo sem ela será bizarro. Há muitas lembranças boas de comprar um novo jogo, jogá-lo em um console e curti-lo num fim de semana prolongado.

Invasão das Loot Boxes

IMAGEaHR0cHM6Ly90LnR1ZG9jZG4ubmV0LzMwMjg0Nz93PTY0NiZoPTI4NA==

Se houve uma grande mudança ao longo desta geração de console, é como os jogos são monetizados. Embora os pacotes de mapas e as expansões costumavam ser a norma, isso mudou para um modelo de serviço ativo. Esse novo modelo permite acréscimos menores e mais frequentes aos jogos no que diz respeito ao conteúdo, mas essa não é a única maneira que as coisas mudaram. Loot boxes, que muitos acusaram de serem caça-níqueis, rapidamente se destacaram nesta geração, tornando-se uma adição infame a alguns títulos importantes. As questões ficaram tão ruins que as legislações de vários países foram contra a prática.

As loot boxes enfrentaram uma quantidade incrível de escrutínio depois que Star Wars: Battlefront 2 foi dominado por elas, supostamente resultando até na Disney ligando para a EA para questionar a presença das microtransações no jogo. Desde então, as loot boxes caíram um pouco, mas os jogadores ainda desconfiam do recurso - e com razão.

Esta geração está acabando, mas marcou uma mudança significativa na maneira como os jogadores jogam. De muitas maneiras, o futuro do setor tem um ar de incerteza, à medida que o streaming de jogos e os serviços em nuvem ganham força. Com muitos especulando que os jogos como serviço dominarão a próxima geração, certamente haverá mudanças mais drásticas nos jogos singleplayer tradicionais.

Renatito
Renatito #renatito91
, Recife
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.