Microsoft oferecerá serviços de computação quântica na nuvem

#Notícia Publicado por Catos, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly91cGxvYWRkZWltYWdlbnMuY29tLmJyL2ltYWdlcy8wMDEvOTk0Lzg5NC9mdWxsL01pY3Jvc29mdC5qcGc=

A Microsoft confirmou nesta segunda-feira (04) que oferecerá capacidades de computação quântica através de sua plataforma de nuvem Azure (via Wired).

A companhia é mais uma das gigantes de tecnologia que têm investido na computação quântica como uma alternativa para o processamento massivo de dados – ainda que a tecnologia ainda esteja dando seus primeiros passos em termos de aplicações práticas.

Apelidado de Azure Quantum, a divisão de computação quântica oferecerá os serviços através de três computadores quânticos experimentais, criados em parceria entre a Honeywell e duas startups do setor, IonQ e QCI. Os serviços, no entanto, estarão disponíveis apenas para parceiros selecionados.

Na estrutura que será oferecida através da Azure permitirá que empresas executem códigos quânticos em ambientes simulados ou em hardware quântico real.

A oferta da Azure Quantum e similar aos serviços já oferecido pela IBM, que desde 2016 permite acesso gratuito e pago a protótipos de computadores quânticos. Outro player importante do setor, o Google, que anúnciou ter atingido a supremacia quântica na semana passada, também passará a oferecer acesso remoto para parceiros "em breve".

Catos
Catos
, Goiânia
Publicações em Destaque