Google anuncia Stadia, um novo serviço de streaming

#Notícia Publicado por Catos, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly91cGxvYWRkZWltYWdlbnMuY29tLmJyL2ltYWdlcy8wMDEvOTcxLzkwNy9mdWxsL1N0YWRpYS5qcGc=

A plataforma de jogos do Google já tem um nome: Stadia.

Numa conferência que decorreu na GDC 2019, a Google apresentou uma plataforma de jogos que foi construído para abranger todas as pessoas: os jogadores, os espectadores de jogos no Youtube, e os produtores de jogos.

O futuro para o google é o streaming de jogos e na apresentação da plataforma Stadia foi sublinhado que não requer hardware adicional. O serviço é compatível com todos os dispositivos que já tem em casa: o teu telemóvel, tablet e computador.

Eliminar o processo de instalação de um jogo foi uma das missões do Google. Com o Stadia, pode estar a visualizar um trailer oficial no canal da Ubisoft no Youtube e, em apenas cinco segundos, passar para dentro do jogo graças à tecnologia de streaming.

O único hardware apresentado pelo Google é o comando oficial da plataforma, se bem que a companhia sublinhou que o Stadia será compatível com todos os comandos e conjuntos de mouse e teclado que tem em casa. O comando oficial do Stadia é opcional.

A vantagem do comando oficial da Stadia é que estará ligado directamente por Wifi ao servidor que está correr o teu jogo, optimizando ainda mais a experiência com baixa latência que a Google quer oferecer com o seu serviço.

IMAGEaHR0cHM6Ly9kMnNrdWhtMHZycnk0MC5jbG91ZGZyb250Lm5ldC8yMDE5L2FydGljbGVzLzIwMTktMDMtMTktMTctMjMvU3RhZGlhX0NvbnRyb2xsZXIucG5n

Como é que o Stadia do Google se compara com os consoles atuais?

O Google fez questão de salientar que os produtores terão recursos como nunca antes a alimentar os seus jogos. Os recursos escalam até às necessidades dos produtores, sem limites de hardware. Os produtores poderão até requisitar o uso de várias placas gráficas em simultâneo.

Tudo isto é possível graças à poderosa rede de servidores do Google, espalhada por pais de 200 países do mundo. No lançamento, o Google promete que poderá jogar em 4K e 60 fotogramas por segundo. Um dos jogos já confirmados para a plataforma é Doom Eternal da Bethesda.

No futuro, a Stadia do Google terá suporte para jogos com resolução até 8K.

IMAGEaHR0cHM6Ly9kMnNrdWhtMHZycnk0MC5jbG91ZGZyb250Lm5ldC8yMDE5L2FydGljbGVzLzIwMTktMDMtMTktMTctMjkvU3RhZGlhX3ZzX1BTNF9wcm9fdnNfWGJveF9PbmVfWC5wbmc=

Para tornar a sua plataforma apelativa para os produtores de jogos, o Stadia terá suporte no lançamento para as ferramentas mais populares de desenvolvimento de jogos.

Na lista de ferramentas suportadas estão nomes como o Unreal Engine, CryEngine, Vulkan, Unity, AMD, Havok, entre outros, facilitando a visão criativa dos produtores e o apelo da plataforma.

IMAGEaHR0cHM6Ly9kMnNrdWhtMHZycnk0MC5jbG91ZGZyb250Lm5ldC8yMDE5L2FydGljbGVzLzIwMTktMDMtMTktMTctMzAvc3RhZGlhX3Rvb2xzX3N1cHBvcnQucG5n

O Stream Connect é uma das novidades do Stadia, permitindo criar novas experiências multijogador em que na mesma instância tem quatro perspectivas diferentes conforme o jogador. A mesma tecnologia vai permitir multijogador local sem prejudicar o desempenho do jogo.

O Stadia também terá suporte para cross-platform, o que significa que o teu progresso será preservado e que poderá continuar a jogar exatamente onde acabou da última vez independentemente da plataforma, seja no smartphone, tablet ou computador.

Outra funcionalidade inovadora é o Game State. O Stadia vai permitir que os produtores compartilhem, através de simples link, um momento jogável. Pensa nisto como uma forma de deixar alguém experimentar facilmente um curto momento de um jogo.

IMAGEaHR0cHM6Ly9kMnNrdWhtMHZycnk0MC5jbG91ZGZyb250Lm5ldC8yMDE5L2FydGljbGVzLzIwMTktMDMtMTktMTctNDYvZ2FtZV9zdGF0ZV9zdGFkaWEucG5n

A assistente do Google também está incorporada no Stadia. Se estiver preso num nível e não souber o que tem de fazer para progredir, através do comando oficial do Stadia poderá simplesmente carregar num botão e a assistente do Google vai te apresentar os melhores resultados de guias.

Stadia será completamente cross-plataforma, confirma Google

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4ub21lLmx0L2JMYVZpbS1ZM19JLUlfQ0dTVWRwMFd3Sm9iND0vOTcweDM2MC9zbWFydC91cGxvYWRzL2NvbnRldWRvL2ZvdG9zL2Nocm9tZV8yMDE5LTAzLTE5XzE0LTM3LTE2LnBuZw==

Nova plataforma de games do Google, o Stadia será "completamente cross-plataforma", confirmou Phil Harrison, responsável pela divisão dentro da companhia.

"O Google sempre acreditou que o mundo é um lugar melhor quando podemos nos conectar sem barreira", afrimou. "E como uma plataforma de nova geração, Stadia será, é claro, completamente cross-plataforma".

Segundo Harrison, desenvolvedores poderão habilitar cross-play multiplayer para todos os jogadores, compartilhando também progressão e saves.

Stadia permitirá que espectadores entrem em partidas transmitidas ao vivo

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4ub21lLmx0L2pwUmNMazRZdU1pREFPV3c3ME4tT241RnZtTT0vOTcweDM2MC9zbWFydC91cGxvYWRzL2NvbnRldWRvL2ZvdG9zL2Nyb3dkX3BsYXkuanBn

Stadia terá Crowd Play. Basicamente, a função permite que um jogador "entre na fila" para participar de uma transmissão de games ao vivo, aguardando sua vez de jogar.

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4ub21lLmx0Ly1BWXJfOHhMazRKNzNROWVJdC1EbTBHQV9JYz0vNzcweDAvc21hcnQvdXBsb2Fkcy9jb250ZXVkby9mb3Rvcy9jcm93ZF9wbGF5XzIucG5n

O exemplo dado na conferência foi o de NBA 2K: ao assistir uma stream do game, o espectador pode pedir para participar da jogatina. Automaticamente, a plataforma dará uma previsão de tempo para o jogador poder entrar na partida; ao final da espera, ele poderá mostrar suas habilidades na stream.

Outro recurso de compartilhamento do serviço será o chamado State Share, uma opção que permitirá ao usuário enviar seu save para outros jogadores.

O save enviado permitirá que o jogador retome o game exatamente no ponto em que o usuário original estava – na mesma fase, local, com o mesmo personagem, barra de vida e até inventário.

Stadia terá estúdios first party para produção de exclusivos

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4ub21lLmx0LzRVTjgwVjhHU25icE5EV2stdnBKVlZEZ0Y2bz0vOTcweDM2MC9zbWFydC91cGxvYWRzL2NvbnRldWRvL2ZvdG9zL3N0YWRpYS5wbmc=

A plataforma Stadia terá sua própria organização de estúdios first party, o Stadia Games and Entertainment.

A divisão será liderada por Jade Raymond, veterana da indústria de games conhecida por ter sido produtora da série Assassin's Creed e pela formação do estúdio Ubisoft Toronto, que trabalhou em games como Splinter Cell: Blacklist, Rainbow Six Siege e Starlink: Battle for Atlas.

A Stadia Games and Entertainment será responsável tanto pela criação de jogos exclusivos para o Stadia, além de colaborar com outros estúdios "pequenos e grandes" de fora do Google para o desenvolvimento de jogos para a plataforma.

"Estamos comprometidos a seguir um caminho corajoso, aprender o que está funcionando melhor e compartilhar ferramentas e tecnologias-chave para que possamos levar os jogos para o próximo nível juntos", afirmou Raymond.

Catos
Catos
, Goiânia
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.