Nvidia SLI Physics

#Notícia Publicado por eneas, em .

A Nvidia anunciou o desenvolvimento de uma tecnologia chamada SLI Physics que pretende levar para montagens de duas ou mais placas de vídeo idênticas o processamento de física real de jogos e programas de modelagem e retirar esse trabalho da CPU do computador. Esse processo permitiria ganhos de desempenho de até 10 vezes em relação à um sistema atual com uma única placa 3D.

No modelo atual a GPU (processador gráfico da placa de vídeo) fica apenas com a montagem gráfica de exibição. Ainda que isso já seja uma vantagem em relação ao modelo 2D (onde todo processamento ficava com a CPU da máquina) atualmente o processador principal do PC, durante um jogo ou software de modelagem 3D, fica com todo o trabalho de física real, manejo de objetos e controle dos personagens de um jogo.

A nova tecnologia anunciada pela NVidia usaria uma montagen padrão SLI (com duas ou mais placas de vídeo idênticas) para renderizar os quadros um uma GPU e calcular a física na outra. Assim tornariam-se mais reais e poderosos efeitos de partículas, fluídos e animações complexas com 1.000 (ou mais) objetos em cena. Os programadores podem, por exemplo, codificar neblina para que ela mova-se e crie contornos de fluidez ao redor de objetos e personagens e manter FPS altíssimos. Isso deixa a CPU livre para trabalhar com outros cálculos o que significa a possibilidade de jogos mais complexos e elaborados, já que a física das cenas passa a ser processada em outro local. Atualmente a física mecânica é a parte complexa dos jogos que mais ocupa poder de processamento nos jogos e programas de CAD, levar isso para outro processador significa praticamente reduzir à metade o esforço necessário para rodar um jogo como Half Life 2.

A Nvidia afirmou que placas compatíveis com o padrão SLI poderão fazer processamento físico, mesmo que esteja sozinha na máquina. Ãbvio que assim o ganho de desempenho e performance não é tão grande já que boa parte da física ainda ficaria na CPU e a GPU Nvidia estaria apenas dando uma "força". Mas em montagens com duas ou mais placas os ganhos de performance prometem compensar o extremo gasto com placas SLI. Uma montagem de duas placas hoje pode chegar facilmente aos US$ 1.500,00 ou bem mais que isso.

Essa é uma saída inteligente da NVidia para facilitar a entrada desses produtos no mercado. Há muito tempo existem soluções de montagem de múltiplas placas de vídeo trabalhando paralelamente. Mas por causa de seu custo elas estavam disponíveis apenas em servidores e estações gráficas. Com os problemas de energia enfrentados pelas GPUs cada vez mais poderosas apenas esse tipo de arranjo permitiria a indústria de vídeo continuar acompanhando as necessidades cada vez maiores de poder de processamento. O problema é que as soluções disponíveis ainda são caras demais para justificar sua aplicação. O SLI Physics é o primeiro passo para que uma placa de vídeo deixe de ser apenas uma placa de vídeo. Com as GPUs efetuando também cálculos físicos abre-se caminho para que outros tipos de processamento (menos específicos) sejam feitos também fora da CPU da máquina. Com esse apelo a NVidia espera que seus produtos topo de linha consigam penetrar também nos desktops de usuários que não sejam game-maníacos ou profissionais gráficos.

Fonte: MeioBit

eneas
eneas
, Curitiba