Pesquisadores usam Second Life para simular conflitos e tratar militares

#Notícia Publicado por _CorsairBR_, em .

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5yNy5jb20vZGF0YS9maWxlcy8yQzkyLzk0QTMvMjQ3QS9CMDkzLzAxMjQvODM1MS81RkExLzAzQjMvc29sZGFkb3MtbS0yMDA5MTAyMw==

Muitos soldados voltam de zonas de conflito, como o Iraque e o Afeganistão, com vários problemas psicológicos que precisam ser tratados para que consigam seguir sua vida da melhor maneira possível.

Preocupados com o baixo índice de militares americanos que buscam ajuda médica - apenas um terço - após as longas jornadas de combate, pesquisadores americanos resolveram criar um centro virtual de tratamento e cura para transtorno de estresse pós-traumático.

Tudo acontece dentro da rede social Second Life - em que o usuário cria personagens e simula situações em cenários baseados nos espaços reais. Essa rede social foi muito comentada em 2003 quando foi criada, mas não fez tanto sucesso mundo afora.

Mesmo assim, o grupo responsável pela clínica online descobriu que nesse site de relacionamento era possível simular situações que fazem bem para quem acabou de sair de uma batalha.

Lá, existem lojas e pessoas para conversar e desabafar. Dentro da clínica virtual, o militar conta com vários jogos para desestressar e personagens que conversam com o avatr criado pelo soldado, fazendo perguntas sobre sua história de vida.

Médicos do Centro de Consciência da Universidade da Califórnia têm seus personagens dentro do cenário para consultas online e indicam lugares fora do mundo virtual para que os guerrilheiros procurem tratamento complementar.

Jacquelyn Ford Morie, pesquisadora-chefe do Instituto de Tecnologias Criativas da Universidade do Sul da Califórnia, disse ao jornal The New York Times que a maneira criativa é eficaz.

- Na verdade, o mundo real pode ser afetado pelo mundo virtual.

O Instituto em que ela trabalha é especializado na construção de seres virtuais, que podem ser usados para apresentações, como guias de museus e nesse caso, para ajudar na terapia online.

Em breve, o projeto de clínica virtual deve ganhar espaços exclusivos para tratar grupos de alcoólatras e dependentes de drogas.

_CorsairBR_
_CorsairBR_
, Criciúma - SC
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.