48 núcleos: Qualcomm anuncia o Centriq 2400, primeiro processador de 10nm para servidores

#Notícia Publicado por kelcardoso, em .

IMAGEaHR0cDovLzQuYnAuYmxvZ3Nwb3QuY29tLy05WVBMRGw3WGN4by9WWDJpc1NqUW95SS9BQUFBQUFBQUJGNC8zRnVORWFUR1JtQS9zNjQwL1F1YWxjb21tLXZzLUludGVsLmpwZw==

No mês passado, a Qualcomm apresentou o primeiro SoC construído no processo de FinFET de 10nm, o Snapdragon 835. E, agora, a companhia americana está anunciando outro produto que carrega esse mesmo processo de fabricação, o Centriq 2400, primeiro processador do mundo voltado para servidores com essa litografia.

O chip que foi apresentado pela subsidiária da Qualcomm, que cuida das tecnologias relacionadas a Data centers, é o primeiro modelo da série Qualcomm Centriq. O Centriq 2400 conta com 48 núcleos Falkor, que são baseados na arquitetura ARMv8. O chip promete entregar alta performance e eficiência energética para as tarefas mais rotineiras dos Data centers:

"A Qualcomm Datacenter Technologies tem como objetivo remodelar o futuro da computação oferecendo SoCs inovadores para servidores que se aproveitam do ecossistema ARM, fornecendo aos consumidores uma escolha na área de processadores high-end para servidores."

IMAGEaHR0cDovL2UuY2RuLWhhcmR3YXJlLmNvbS5ici9zdGF0aWMvMjAxNjEyMDcvcXVhLmpwZy41MDB4MjYwLmF1dG8uanBn

Por enquanto, não foram revelados mais detalhes técnicos, como o clock de operação ou quantidade de cache, por exemplo. Alguns exemplares do Qualcomm Centriq 2400 já estão sendo disponibilizados para clientes-chaves da companhia. A previsão é que o chip comece a ser vendido a partir do segundo semestre de 2017.

kelcardoso
kelcardoso
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.