Cristal indica que vida na Terra pode ter surgido há 4,1 bilhões de anos

#Notícia Publicado por Frocharocha, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuc2NpZW5jZW5ld3Mub3JnL3NpdGVzL2RlZmF1bHQvZmlsZXMvbWFpbi9ibG9ncG9zdHMvMTAxOTE1X3RzX2phY2toaWxscy10aWNrZXJfcmV2LmpwZw==

300 milhões de anos antes do previsto.

Um antigo cristal de zircão descoberto no oeste da Austrália pode conter evidência de que a vida apareceu no planeta Terra há 4,1 bilhões de anos, ou cerca de 300 milhões de anos mais cedo do que se pensava, segundo uma equipe de pesquisadores norte-americanos.

Cientistas das universidades de Stanford e da Califórnia disseram ter recentemente coletado cristais em Jack Hills, na Austrália, incluindo o que se acredita conter um depósito de carbono com 4,1 bilhões de anos.

IMAGEaHR0cDovL2ltYWdlcy5zY2llbmNlZGFpbHkuY29tLzIwMTUvMTAvMTUxMDE5MTU0MTUzXzFfNTQweDM2MC5qcGc=

"O completo revestimento dele pelo zircão sem rachaduras e sem contato prévio demonstra que não se trata de contaminação por um processo geológico mais recente, e pode ser evidência da origem da vida na Terra há cerca de 4,1 bilhões de anos", diz o artigo publicado pela equipe nesta segunda-feira no Proceedings of the National Academy of Sciences.

Cientistas têm usado o registro de fósseis para concluir que a história da vida na Terra teria começado há cerca de 3,8 bilhões de anos na forma de criaturas de uma só célula. Acredita-se que os humanos apareceram somente há cerca de 200.000 anos.

O estudo tem como autores Elizabeth Bell, Patrick Boehnke e T. Mark Harrison, da Universidade da Califórnia, e Wendy Lao, de Stanford.

Frocharocha
Frocharocha
, São Paulo
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.