"Sucesso The Order 1886 ditará se iremos explorar mais o jogo"

#Notícia Publicado por Anônimo, em .

IMAGEaHR0cDovL3BzbWVkaWEucGxheXN0YXRpb24uY29tL2lzL2ltYWdlL3BzbWVkaWEvdGhlLW9yZGVyLTE4ODYtbGlzdGluZy10aHVtYi1wczQtdXMtMDl1bjE0PyRJY29uJA==

Ontem decorreu em Lisboa o evento de apresentação, antes do lançamento, de The Order 1886, onde Ru Weerasuriya, o CEO da Ready At Dawn, e Andrea Pessino, co-fundador do estúdio, estiveram presentes para poderem falar sobre a produção do jogo.

Tivemos a oportunidade de entrevistar Ru Weerasuriya, que demonstra uma enorme paixão pela indústria de videojogos, bem como pela produção naquilo que poderá ser o antes e depois do estúdio Ready at Dawn.

A entrevista centrou-se principalmente na dificuldade que o estúdio teve em iniciar um projeto deste tamanho. Nos não podemos esquecer que The Order 1886 é o primeiro IP do estúdio, tendo antes produzido jogos debaixo de séries já conhecidas, como God of War e o Spin Off Daxter para o PSP. Os jogos do estúdio tem qualidade porém saltar de um portátil como o PSP diretamente para a nova geração de consoles foi uma enorme tarefa. "O maior desafio foi na verdade o tamanho da equipe, a sua formação. Mas é isto que somos. Como diz fizemos brilhar o PSP com esses jogos, e é isso que estamos fazendo no PS4. Um novo IP traz muita pressão, pois as pessoas vão-se perguntar o que é isto, será que vão gostar", comenta Ru Weerasuriya.

Com o novo IP o estúdio iniciou uma nova jornada, jornada essa que Ru Weerasuriya afirma que tiveram em primeiro lugar de convencer todas as pessoas do estúdio sobre se seria possível, e só depois poderiam convencer o público. Aliás, Ru comentou que uma dessas ajudas veio da Sony, na forma como eles apoiaram o projeto. "Nós tínhamos a ideia, o conceito, a história e sabíamos para onde queríamos ir. Dissemos 'é isto que queremos fazer', e é incrível ter uma empresa que nos diga, 'ok vamos avançar'. Isto trouxe um medo, e este medo foi o que nos ajudou a trabalhar arduamente, a ir aos pormenores, pois não poderíamos falhar".

Uma pergunta inevitável, a uma semana de lançamento do jogo, é se o sucesso de The Order 1886 ditará o futuro do estúdio, ou do próprio jogo como série. Como seria de esperar Ru Weerasuriya tentou fugir um pouco à questão, principalmente no que se refere as sequências. Mas completou afirmando e admitindo que "É claro que poderá ser uma mudança, mas na verdade este jogo já nos ensinou muita coisa como estúdio, como fazer as coisas. Mas sim, o sucesso deste IP, deste jogo, ditará se iremos explorar mais o jogo. Nós exploramos muitas coisas com este jogo, muita história, e podemos explorar mais para além dos jogos talvez. Este é o nosso primeiro IP original, mas na verdade temos trabalhado em mais dois ou três que têm estado na fase de iniciação, que nos dão um pouco de espaço para podermos saber o que fazer a longo prazo. Talvez um novo IP".

The Order 1886 é um dos jogos atuais mais bonitos a nível gráfico, revelando um enorme detalhe dos ambientes, fidelidade da cidade de Londres e uso de tecnologia avançada para nos trazer uma história que prenda o jogador. Mas este é um dos primeiros jogos para o PS4, a chamada primeira verdadeira fornada, e sobre o futuro jogos cada vez mais detalhados e vivos. Ru Weerasuriya é da mesma opinião, partilhando que se sente entusiasmado para com o futuro, o que será lançado daqui a dois anos. Afirma que está constantemente a ver o que os outros estúdios estão a fazer, principalmente na questão da diversidade de aspetos que os videojogos fornecem, como gameplay, história, trilhas sonoras, etc...

"Honestamente o que vocês estão fazendo que é retirar a pontuação das análises é muito importante para a indústria. Já era tempo disso."

RU9IVEppUlFCOW8=

"The Order 1886 é a experiência. Não é apenas o gameplay, ou a história, é o seu conjunto. Está a jogar e não sente vontade de parar, não irá ver diferenças entre as cutscenes e a gameplay", reafirma Ru Weerasuriya.

Por último falamos um pouco sobre a ausência de pontuação nas análises dos jogos, desde o início deste mês de fevereiro. Ru Weerasuriya está bem apercebido destas mudanças a nível editorial, não só na questão das notas, mas também na forma como se analisa o produto, estando mais diretos com os jogadores, jogar a mesma experiência.

Sobre o caso particular do Eurogamer, Ru Weerasuriya comentou, "Honestamente o que vocês estão fazendo que é retirar a pontuação das análises é muito importante para a indústria. Já era tempo disso." Honestamente tenho dito há muito tempo, que atribuir uma nota a um jogo é algo difícil. É como olharmos para o filme Avatar e dizer 'é um 90/100? ou 80/100?', é muito difícil fazer estes cálculos, e nenhum analista de cinema o fez. É por isso que as coisas poderão mudar em função daquilo que vocês estão fazendo. É algo como dizer a um amigo 'compra este jogo é divertido', é isso que todos fazemos, é isso que recomendamos não importando a nota.".

The Order 1886 será lançado no dia 20 de fevereiro exclusivamente para o PlayStation 4.

Anônimo
Anônimo