Nintendo está deixando de ser uma empresa só de games para se manter estável no mercado de entretenimento

#Notícia Publicado por inuyasha302, em .

IMAGEaHR0cDovLzEuYnAuYmxvZ3Nwb3QuY29tLy00UDlFMll1eklLcy9WRlV3UG14VEdDSS9BQUFBQUFBQWhIRS9HWHhrZ1FEVHBXZy9zMTYwMC9sYXJnZSUyQigxKS5qcGc=

Nos últimos meses, o Presidente da Nintendo, Satoru Iwata, deu uma declaração onde falava que a Nintendo não é uma empresa de vídeo games, e sim de entretenimento, afinal, eles existem há mais de um século e começaram como uma simples fabricante de baralhos, depois se ramificou para vários outros segmentos, até se encontrar no mundo dos games. Sendo uma empresa tão diversificada, ele está tentando ampliar o foco da Nintendo, sair de vídeo games para buscar entrar em outras formas de entretenimento, por isso que a plataforma de Qualidade de Vida foi anunciada.

E em um Q&A (Perguntas e Respostas) com os investidores da empresa, ele disse que acredita que o mercado de games é um tanto imprevisível, e ramificar-se dessa forma pode proporcionar uma maior estabilidade para a empresa, que é o que vemos com outras grandes empresas desse tipo.

Pergunta:

Sr. Iwata, você disse que a Nintendo pretende recuperar seus níveis de lucro até o ano fiscal que se encerrará em Março de 2017, e que a sua nova plataforma de saúde vai contribuir para o melhor desempenho dos negócios da empresa. Isso significa que os três pilares e fontes de lucro para a empresa nos próximos anos serão os hardwares de jogos, utilização de seus personagens e uma nova plataforma de negócios? Em outras palavras, você considera a rentabilidade do negócio de games mais vulnerável atualmente?

Veja o que Iwata disse:

"A rentabilidade de qualquer negócio de vídeo games é instável, não há nenhuma exigência básica para isso, porque é algo que depende de mudanças externas. No lançamento do DS e do Wii, foi difícil prever que desempenho eles teriam, e foi algo que excedeu as nossas expectativas, em outros momentos, isso não aconteceu, o que foi o caso do Wii U. Isso é inevitável ​​no negócio de entretenimento. Atualmente, a Nintendo tem um console doméstico e um portátil, e eles estão tendo um bom desempenho, no entanto, nosso negócio seria negativamente afetado caso eles falhassem.

Decidimos então estabelecer novas plataformas de negócios, não porque somos pessimistas sobre o futuro dos vídeo games, mas porque temos que nos preparar para uma situação desafiadora. Sem outras coisas em que se apoiar, a inconstância do negócio de games pode ter uma influência muito negativa em nossos resultados financeiros e o mercado responderia com duras críticas, por isso a Nintendo precisa criar outros pilares para alavancar seus negócios. Nos últimos 30 anos, as pessoas tem visto a Nintendo como uma empresa de vídeo games, mas a natureza do nosso negócio vem do entretenimento. Acreditamos que podemos ser capazes de estabelecer alguma nova área de negócios, se dermos um sentido mais amplo a palavra entretenimento. Mais uma vez eu digo, nós não somos pessimistas sobre o futuro do negócio de games e nem estamos desistindo de ganhar lucro com isso. Pelo contrário, estamos determinados em nos tornar uma empresa mais estável, para obter melhores resultados financeiros."

Outras concorrentes da Nintendo na área de games, como a Sony e a Microsoft, já trabalham com esse tipo de negócio a muito tempo. A Microsoft tem seu lucro baseado principalmente em sistemas operacionais para computadores, mas investe também em várias outras áreas fora do mercado de games, a Sony fabrica televisões, celulares e tem até um canal de televisão. A Nintendo está coberta de razão quando diz que para se manter estável, precisa investir em novas formas de entretenimento, é muito bom ver que eles finalmente tenham começado a pensar assim.

inuyasha302
inuyasha302
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.