Games

Após 16 anos, fãs finalmente levam Dante’s Inferno ao PC com 4K e sem emulação

Lançado originalmente em 2010 e nunca convertido oficialmente para computadores, Dante’s Inferno finalmente ganhou um port nativo para PC pelas mãos da comunidade. Batizado de hells-gate-recomp, o projeto está sendo desenvolvido pelo entusiasta florinp93 e já consegue transformar a versão de Xbox 360 em um executável para computadores modernos.

A grande diferença em relação a alternativas como Xenia é que o projeto não funciona como um emulador convencional. Em vez disso, utiliza o ReXGlue para realizar uma recompilação estática do jogo, convertendo o executável PowerPC do Xbox 360 antecipadamente para código C++ que pode ser executado diretamente no PC.

No Windows, o projeto utiliza Direct3D 12, enquanto o trabalho também prevê suporte ao Linux com Vulkan. Na prática, a proposta é executar Dante’s Inferno de forma nativa, sem emulação do Xbox 360 ou recompilação dinâmica do código durante a jogatina.

Dante’s Inferno pode rodar em 4K no PC

O projeto avançou rapidamente desde suas primeiras versões. A atualização 0.3.0-alpha introduziu um launcher com diferentes opções de resolução, permitindo executar o jogo nos 720p originais, em 1440p com escala 2x ou em 4K com escala 3x.

Também foram adicionadas opções para anti-aliasing, filtragem de texturas, tela cheia e controles. Uma atualização posterior corrigiu modelos de personagens que podiam ficar invisíveis e adicionou um contador de FPS acompanhado de um gráfico de frametime, acessível com a tecla F1.

A taxa de quadros permanece limitada a 60 FPS. Segundo o responsável pelo projeto, as antigas opções de 120 FPS e FPS ilimitado acabavam sendo enganosas, já que o jogo trabalha internamente com um limite fixo de 60 quadros por segundo. O VSync também é ativado para manter a apresentação dos quadros consistente.

Mais recentemente, a versão 0.4.0-alpha ampliou ainda mais as opções gráficas. O port agora oferece suporte a diferentes proporções de tela, incluindo 16:9, 21:9, 32:9, 16:10 e 4:3, utilizando alterações na matriz de projeção para oferecer uma imagem adequada em monitores ultrawide.

É preciso ter uma cópia do jogo

Como seria esperado de um projeto desse tipo, o hells-gate-recomp não distribui os arquivos protegidos por direitos autorais de Dante’s Inferno. Para utilizar o port, o jogador precisa fornecer uma ISO obtida de sua própria cópia da versão de Xbox 360.

O projeto disponibiliza um instalador que realiza grande parte do processo automaticamente, incluindo a extração dos dados necessários para executar o jogo. O código e a estrutura do projeto estão disponíveis publicamente no GitHub, enquanto os arquivos originais do jogo permanecem de responsabilidade do próprio usuário.

IA também foi utilizada durante o desenvolvimento

O responsável pelo port também decidiu revelar abertamente que ferramentas de inteligência artificial fizeram parte do desenvolvimento. Segundo a documentação do projeto, IA foi empregada principalmente em tarefas auxiliares, como criação de rascunhos de documentação, organização de informações, pesquisa de APIs e auxílio em tarefas rotineiras relacionadas ao GitHub.

O desenvolvedor ressalta, no entanto, que as decisões de arquitetura, implementação do código, resolução de problemas complexos e revisões finais continuaram sendo realizadas por humanos.

Dante’s Inferno nunca ganhou versão oficial para PC

Desenvolvido pela Visceral Games, estúdio responsável pelo Dead Space original, Dante’s Inferno chegou em fevereiro de 2010 ao PlayStation 3, Xbox 360 e PSP. O jogo adapta livremente o Inferno de A Divina Comédia, colocando Dante em uma jornada pelos nove círculos do Inferno para resgatar Beatrice.

Curiosamente, mesmo após mais de 16 anos, a Electronic Arts nunca lançou uma versão oficial para PC. Com isso, o hells-gate-recomp surge como uma nova maneira de preservar e jogar o título em computadores modernos, agora com recursos que vão muito além das limitações técnicas dos consoles em que ele foi originalmente lançado.

Vale destacar que o projeto ainda está em fase alpha, portanto problemas e incompatibilidades podem aparecer durante a execução.

Ver Mais
Compartilhar
Publicado por:
coca

Posts Recentes

Ex-Rockstar acredita que IA pode fazer GTA 6 chegar mais cedo ao PC por medo de pirataria

Obbe Vermeij estima que uma conversão não oficial com IA poderia custar dezenas de milhares… Ver mais

6 de novembro de 2026

EA lança 25 clássicos no Steam com edições de aniversário de Road Rash e Wing Commander

Na Steam brasileira, os clássicos custam a partir de R$ 12, enquanto as edições de… Ver mais

6 de novembro de 2026

CEO da Take-Two vê pirataria de GTA 6 como inevitável e promete medidas legais

Strauss Zelnick acredita que o tamanho dos jogos e a dependência de servidores oficiais dificultam… Ver mais

5 de novembro de 2026

EA enfrenta críticas por vender produtos de Mass Effect antes do N7 Day

Campanha de merchandising para o N7 Day provoca revolta, enquanto fãs mobilizam petições para tentar… Ver mais

5 de novembro de 2026

Produtor de Zelda explica por que a Nintendo valoriza equipes estáveis

Eiji Aonuma defende a continuidade dos funcionários em meio às recentes ondas de demissões na… Ver mais

5 de novembro de 2026

PlayStation bate recorde de usuários ativos, lucro da Sony dispara 83%

A plataforma alcançou 127 milhões de usuários ativos mensais em setembro de 2026. Ver mais

5 de novembro de 2026
Img de rastreio