A Rockstar Games pode antecipar o lançamento de GTA 6 para PC por medo de que versões piratas do jogo sejam criadas com inteligência artificial. Essa é a opinião de Obbe Vermeij, ex-diretor técnico da Rockstar North, que acredita que as ferramentas de IA generativa já representam uma ameaça ao modelo tradicional de lançamentos da empresa.
Em entrevista ao Rock Paper Shotgun, Vermeij explicou que alguém poderia usar a versão de PlayStation 5 como base para desenvolver uma conversão não oficial de GTA 6 para computadores. Embora o resultado provavelmente fosse inferior ao trabalho da Rockstar, a possibilidade de perder vendas poderia incentivar a empresa a lançar sua própria versão mais cedo.
“Se eu fosse a Rockstar, estaria preocupado com a possibilidade de alguém simplesmente pegar a versão de PS5 e usar IA para convertê-la ao PC. Não seria tão boa quanto a versão oficial, mas ainda poderia prejudicar as vendas”, afirmou Vermeij.
O ex-desenvolvedor ressaltou que não conhece os planos atuais da Rockstar, mas considera possível que a empresa tente reduzir o intervalo entre os lançamentos para consoles e computadores.
Vermeij acredita que as ferramentas atuais de IA generativa seriam capazes de auxiliar na conversão de GTA 6, mas o processo exigiria bastante tempo, recursos computacionais e dinheiro. Segundo sua estimativa, apenas o consumo de tokens poderia representar um investimento de dezenas de milhares de dólares.
“Vai levar muito tempo. São horas e horas de processamento, muitos tokens e provavelmente dezenas de milhares de dólares. Mas, quando se trata de GTA, acho que as pessoas vão tentar”, explicou.
GTA 6 está previsto para 19 de novembro de 2026 no PS5 e Xbox Series X|S, enquanto a Rockstar ainda não anunciou oficialmente quando o jogo chegará aos computadores.
Uma reportagem do Video Games Chronicle, publicada em outubro, apontou que a versão de PC poderia chegar até março de 2027, mas a informação não foi confirmada pela desenvolvedora.
Se a previsão de Vermeij estiver correta, a crescente capacidade das ferramentas de IA poderia acrescentar um novo motivo para a Rockstar abandonar os longos intervalos que marcaram os lançamentos de GTA 4 e GTA 5 nos computadores.
Fonte: Eurogamer
Na Steam brasileira, os clássicos custam a partir de R$ 12, enquanto as edições de… Ver mais
Strauss Zelnick acredita que o tamanho dos jogos e a dependência de servidores oficiais dificultam… Ver mais
Campanha de merchandising para o N7 Day provoca revolta, enquanto fãs mobilizam petições para tentar… Ver mais
Eiji Aonuma defende a continuidade dos funcionários em meio às recentes ondas de demissões na… Ver mais
A plataforma alcançou 127 milhões de usuários ativos mensais em setembro de 2026. Ver mais
Wendel Bezerra e Alfredo Rollo estão entre os nomes associados à versão nacional, mas o… Ver mais