Geoff Keighley afirma que a própria E3 se matou por falta de relevância

Geoff Keighley afirma que a própria E3 se matou por falta de relevância

Para o apresentador não foi a competição que acabou com a E3.
#Games Publicado por Vinicius, em

Após alguns anos ausente, a E3 estava programada para retornar esse ano. No entanto, após muitos estúdios darem para trás, o evento acabou sendo cancelado esse ano e seu futuro parece cada vez mais incerto.

Esse que era o evento mais famoso na indústria dos jogos acabou descendo em uma espiral de contratempos, e para o apresentador Geoff Keighley, apenas os próprios realizadores do evento são culpados por isso.

Geoff Keighley é o realizador do evento Summer Game Fest, um dos principais rivais da E3, mas apesar do surgimento de competição, para ele esse não foi o motivo do cancelamento da E3. Tendo trabalhado anteriormente na E3, ele diz que deixou o evento para criar o seu próprio, pois já sentia tudo desandando.

Leia Também:

  1. RoboCop: Rogue City ganha novo vídeo de gameplay em forma de preview
  2. Street Fighter 6: Visual chamativo de Cammy gera grandes discussões pela internet

Acho que a E3 meio que se matou de certa forma. Eu entendo porque as pessoas dizem [que a SGF matou a E3], mas acho que criamos a Summer Game Fest e eu construí o Summer Game Fest porque vi as rodas caindo do vagão da E3.

Como alguém que ama essa época do ano… por duas décadas, a E3 fez parte da minha vida desde que eu era um garoto de 15 anos. [Desde] a primeira E3 em 1995, fui a todos os shows. Eu adorava e isso definiu o meu verão.

Era tão emocionante para mim e foi doloroso ver que começou a desmoronar. Acho que eles tiveram um problema de relevância e também tiveram um problema de participação nos últimos anos. Então, sim, acho que a pergunta é: se não fizéssemos o Summer Game Fest, o que aconteceria? Acho que as coisas teriam se despedaçado este ano.

Para Geoff Keighley, era possível a E3 e a Summer Game Fest coexistirem e nega que teria matado o evento ao levar as editoras para o seu próprio. De acordo com ele, a E3 estava indo para um caminho diferente, mais focado no lado comercial.

Eu entendo o sentimento em torno disso. Foi triste para mim termos que decidir sair e construir algo novo, mas fizemos tudo em parceria com as editoras, e nossa lista de parceiros para o Summer Game Fest não mudou nada com o cancelamento da E3 deste ano.

Todos com quem trabalhamos, trabalhamos há meses no Summer Game Fest. Portanto, havia um mundo onde a Summer Game Fest e a E3 teriam coexistido, e conversamos muito com [a organizadora da E3] ReedPop sobre essa possibilidade, porque eles estavam muito mais focados em um grande evento comercial, um evento de consumo e não era isso que estávamos fazendo com o Summer Game Fest.

Geoff comenta que a Summer Game Fest era um evento mais focado em dar aos estúdios um palco para apresentar novidades para os jogadores com foco em uma apresentação online, enquanto a E3 era esse grande evento presencial onde os jogadores tinham a chance de testar os jogos e comprar mercadorias.

Quero dizer, nós nunca vimos isso. A E3 foi cancelada em 2020, depois que eu desisti, devido à pandemia, e comecei o Summer Game Fest, em um quarto vago, sem nem saber o que realmente estava fazendo – estávamos apenas tentando descobrir uma maneira de trazer novidades para os fãs.

E então, você se lembra, houve a E3 digital que eles fizeram em 2021, que foi uma espécie de tentativa, eu acho, de fazer algo semelhante ao que fizemos. E então isso não aconteceu no ano passado, não aconteceu este ano. Então, sim, nunca me senti realmente em competição com a E3, estávamos fazendo algo diferente. Estávamos nos concentrando em um grande show digital transmitido ao vivo.

Acho que em 2021 houve talvez um pouco de competição entre o que estávamos fazendo e o que a E3 estava fazendo. Este ano, pensei que tínhamos um plano razoável, que estávamos fazendo o que sempre fazemos com um grande show no YouTube e nosso evento de imprensa a portas fechadas, e a E3 faria essa grande feira no LA Convention Center com um evento de consumo.

E eu sempre pensei que provavelmente era excessivamente ambicioso para o que eles estavam planejando este ano, mas eu pensei 'legal, se eles conseguirem fazer isso, ótimo'. Combinamos as datas para que fosse depois do Summer Game Fest.

Então, sim, eu realmente não via isso como algo competitivo – questionei a viabilidade do plano deles, mas se a indústria quisesse isso e quisesse apoiar isso, acho que era possível ter feito as duas coisas. Algumas empresas brincaram com a ideia de anunciar seu jogo conosco e depois torná-lo jogável para os consumidores na E3.

O apresentador afirma ouvir muitas vezes que os jogadores gostariam de ver a E3 voltando, como se isso fosse tornar eventos recentes, como o PlayStation Showcase, melhores. No entanto, para Geoff, a E3 já não era mais a mesma há uns bons anos.

Leia Também:

  1. Rumor sugere que as pré-vendas de Final Fantasy XVI são menores do que as de Final Fantasy XV
  2. Vídeo compara os gráficos e desempenho de Street Fighter 6 no PS5 e Xbox Series S|X

É uma pena que tenha acontecido do jeito que aconteceu, e acho que para muitos fãs tem sido uma montanha-russa querer que a E3 volte. E o feedback que é sempre difícil de ver é quando as pessoas dizem 'traga de volta a E3', e isso de alguma forma sugere que o evento da Sony teria sido melhor se fosse parte da E3 ou algo assim. E é tipo, a E3 que todos nós conhecemos e amamos, e com a qual crescemos – realmente não tem sido essa E3 há sete ou oito anos.

A Summer Game Fest está programada para ser realizada em 8 de Junho de 2023.

Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque