Desenvolvedores expulsos do estúdio de Disco Elysium estão prontos para batalha judicial com proprietários da ZA/UM
Nas últimas semanas, a demissão de 3 membros-chave por trás da ZA/UM, o estúdio do aclamado Disco Elysium, se tornou um assunto muito discutido. Uma história que gerou várias dúvidas e antecedentes sobre os motivos que levaram à expulsão dos agora ex-membros.
A situação acabou sendo ainda mais complicada do que o esperado quando um dos autores de Disco Elysium processou a ZA / UM, embora nenhuma reclamação feita pelo desenvolvedor aos seus ex-empregadores tenha surgido. Agora, porém, é a própria ZA/UM que revela muito mais detalhes sobre o que o empurrou para as demissões. De acordo com o estúdio, os ex-membros foram expulsos devido a má conduta dentro da equipe.
Especificamente, verifica-se que alguns dos indivíduos despedidos contribuíram para a criação de um ambiente de trabalho tóxico dentro da ZA/UM, com agressões verbais e discriminação contra os colegas.
Não só isso: eles teriam tentado vender ilegalmente as propriedades intelectuais da ZA/UM, bem como mostrar forte negligência com as suas funções, trabalhando pouco durante dois anos, continuando a ser pagos pela empresa, e desta forma obrigando os colegas a fazer trabalho extra para cobrir suas deficiências.
Em declarações ao Ekspress, o CEO da ZA/UM, Ilmar Kompus, confirmou os problemas internos da equipe, acusando o designer Robert Kurvitz e o acionista minoritário Saandar Taal de terem criado um ambiente de trabalho hostil ao humilhar os funcionários (mulheres em particular) e tentando roubar IPs internas.
A empresa foi forçada a demiti-los após repetidos diálogos malsucedidos. Esta versão foi então confirmada ao portal Games Industry por uma fonte anônima, explicando como os funcionários de longa data da ZA / UM estavam relutantes em falar sobre o comportamento de Kurvitz, pois respeitavam sua figura.
Mas é agora que a mesa vira do avesso: após as declarações da ZA/UM, os desenvolvedores chave demitidos vieram em defesa, revelando mais antecedentes do caso e informando estarem prontos para abrir processo contra a ZA/UM.
Em declarações rivais divulgadas na quarta-feira, os principais criadores do celebrado RPG de detetive alegaram que foram enganados e expulsos do estúdio de desenvolvimento ZA/UM, enquanto os proprietários do estúdio alegaram que foram demitidos devido a má conduta.
“Achamos que é hora de as pessoas saberem o que aconteceu na empresa”, escreveram o diretor do jogo Disco Elysium, Robert Kurvitz, e o diretor de arte, Aleksander Rostov, em um post no Medium .
De acordo com os três, que são acionistas minoritários do estúdio independente europeu, as coisas começaram a azedar depois que uma empresa estoniana chamada Tütreke OÜ adquiriu uma participação majoritária na empresa.
“Nossa demissão ocorreu semanas depois que começamos a pedir documentos e dados financeiros, que ainda estão sendo mantidos em sigilo."
“Sabemos agora que Tütreke OÜ deve ter obtido o controle da ZA/UM Studio por fraude. Acreditamos que o dinheiro usado pela Tütreke OÜ para comprar a participação majoritária foi retirado ilegalmente do próprio ZA/UM, dinheiro que pertencia ao estúdio e a todos os acionistas, mas foi usado em benefício de um só. Esse dinheiro, que demorou para conseguirmos, deveria ter ido para fazer a sequência [Disco Elysium 2]."
“Acreditamos que essas ações – que em nossa opinião, e na opinião de nossos advogados, equivalem a delito criminal punível com até três anos de prisão – foram perpetradas por [CEO da ZA/UM] Ilmar Kompus e Tõnis Haavel com apoio de Kaur Kender, outro acionista minoritário.”
A dupla acrescentou:
Parece que essa situação está se evoluindo mais e mais com o passar do tempo, até virar no pesadelo que se encontra hoje. Não é nem preciso citar que isso afetará em atrasos para o desenvolvimento de Disco Elysium 2, que hoje corre riscos de ser cancelado. Mas frente aos argumentos de ambas as partes envolvidas no caso, qual sua opinião sobre o assunto?
Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.
Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.